4 Tendências de Estratégias de Marketing para 2021

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O ano de 2021 exigirá das empresas criatividade, implementação de novas táticas e aprimoramento das estratégias já empregadas para prosseguir no contexto desafiador pós-pandemia. Nesse artigo, reunimos algumas das estratégias de marketing para 2021 que devem impulsionar seus negócios.

O forte impacto da pandemia do novo coronavírus abalou as estruturas de diversas empresas e criou uma atmosfera de incerteza sobre como prosseguir diante dos desafios impostos pelo distanciamento social.

Nesse contexto, muitas tendências de marketing ganharam força e outras começaram a despontar mostrando-se potenciais estratégias de sucesso para 2021.

 

As 4 melhores estratégias de marketing para 2021

As tendências que exploraremos a seguir refletem as medidas tomadas por numerosos empresários para manterem suas marcas florescendo em meio a crise gerada pela pandemia.

Embora a dimensão completa dos danos sociais e econômicos da COVID-19 ainda seja desconhecida, é possível colocar em prática, assim como aprimorar táticas que podem garantir um 2021 bem sucedido para o seu negócio.

 

Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) é uma das tendências que ganhou muitos adeptos durante a pandemia e deve permanecer em destaque em 2021. O estudo “2021 Global Marketing Trends” conduzido pela Deloitte, empresa referência nos serviços de auditoria, assessoria financeira, consultoria e afins, evidencia essa realidade.

Entre as diversas pesquisas incluídas no estudo, a empresa coletou respostas de 405 executivos que ocupam papel de chefia em seus respectivos setores (C-suíte) nos Estados Unidos no mês de maio de 2020. Os resultados mostraram que, no cenário pandêmico, 77% dos executivos chefes de marketing (CMO) recorreram à IA para automatizar o trabalho.

Quando questionados sobre a probabilidade da IA manter-se como uma tendência duradoura, 57% dos mesmos C-suítes responderam que a IA veio para ficar.

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Embora muitos assumam que a crescente implementação da IA acarrete na redução da necessidade de funcionários, a pesquisa em questão apresenta o oposto. Quase 60% dos C-suítes relataram que voltarão aos níveis de força de trabalho anteriores à pandemia assim que possível.

Segundo a Deloitte, isso destaca um fato importante sobre a IA: ela é mais efetiva quando dá suporte e impulsiona as atividades nas quais as pessoas são inerentemente boas (como o pensamento crítico e a criatividade, por exemplo) e executa as tarefas mais apropriadas para uma máquina (como cálculos computacionais trabalhosos).

A IA como um todo é uma mega tendência que engloba diversas estratégias de marketing para 2021. Ela está em expansão e conta com inúmeras aplicações práticas. Por isso, para citar exemplos de sua implementação, abordaremos duas tendências que fazem uso da IA para aprimorar o atendimento ao cliente.

 

Chatbot

Os chatbots são formas alternativas de prestar atendimento ao consumidor. Diferente do contato através do telefone e do atendimento presencial, o chatbot oferece soluções de problemas simples ao cliente sem qualquer restrição de horário.

Os avanços dessa tecnologia produziram uma geração de chatbots aptos a aprender e se adaptar. Consequentemente, as interações entre robô e consumidor tornaram-se mais naturais e eficientes.

Dentre os benefícios para a empresa que implementa o chatbot, podemos destacar:

  • disponibilidade 24h que intensifica o engajamento entre sua marca e o cliente;
  • interação personalizada;
  • coleta de dados para pesquisas sobre o público consumidor;

O robô também pode atender múltiplos clientes simultaneamente, o que agiliza o processo e não sobrecarrega a equipe de atendimento que pode direcionar seus esforços para outras atividades.

A título de exemplo, destacamos o uso de chatbots no site de corretoras de seguros. Esse segmento conhecido por utilizar a IA para realizar simulações de seguros personalizadas pode usufruir do chatbot para sanar dúvidas primárias do cliente.

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Por exemplo, se ele quer saber apenas como funciona um seguro de automóvel, você pode enviar o link de um artigo que explica isso. Somente quando ele quiser algo mais personalizado precisará do corretor.

Com a automatização dessa tarefa, os corretores poderão ter mais tempo para executar tarefas mais complexas como mediar o contato entre cliente e seguradora quando for preciso acionar o seguro.

As vantagens dessa tecnologia são numerosas, fato que justifica sua posição como uma das estratégias de marketing para 2021.

 

Pesquisa por voz

A pesquisa por voz é uma tecnologia relativamente nova que envolve um comando falado para obter acesso a uma determinada informação no mecanismo de busca.

Além dos smartphones, outros dispositivos com ativação por voz tem se popularizado e feito parte dos lares de muitas pessoas. Televisões, assistentes virtuais como Alexia, Amazon Echo e Google Home e até luminárias são exemplos da adoção dessa tecnologia.

Dada a relevância da pesquisa por voz, cabe às empresas acompanhar esse comportamento do consumidor. Isso envolve operar algumas mudanças na estratégia SEO a fim de adaptá-la à semântica particular aos comandos de voz.

Uma das mudanças a serem feitas é especialmente relevante para negócios locais. Os resultados apresentados ao usuário que efetuou uma pesquisa por comando de voz revelam a predileção do mecanismo de busca em relação aos serviços locais.

Por isso, se você é um comerciante, é essencial listar seu estabelecimento em plataformas como o Google Meu Negócio para aumentar as chances de sua empresa ser recomendada pelo algoritmo.

 

Microinfluenciadores

Utilizar influenciadores digitais para promover o conhecimento de uma marca, alavancar vendas entre outras ações é uma prática do marketing de influência já consolidada. A inovação que a insere como uma das estratégias de marketing para 2021 está no tipo de influenciador contratado para estabelecer uma parceria.

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Trata-se dos microinfluenciadores que, diferente dos grandes influenciadores digitais com milhões de seguidores nas mídias sociais, possuem um público menor, porém, mais dedicado e com maior índice de engajamento.

O público seleto desse tipo de produtor de conteúdo costuma representar um nicho específico do mercado. Isso aumenta as chances do empresário encontrar e atingir um grupo de pessoas que tem real interesse e chances de consumir seus produtos e/ou serviços.

Em adição a esses atrativos, as postagens dos microinfluenciadores têm mais probabilidade de parecerem orgânicas, autênticas e coerentes ao conteúdo produzido comumente pelo influenciador. Em decorrência disso, a eficácia dos conteúdos é mais expressiva, gerando uma confiança de longo-termo acerca da marca.

Outra vantagem que contribuiu para a ascensão dessa estratégia é o menor preço a ser pago na contratação dos microinfluenciadores.

Dessa forma, por exemplo, um anunciante pode estabelecer uma relação de parceria com um influenciador de pequeno porte para escrever postagens sobre seu novo e-book ou curso.

Enquanto ele pagaria uma quantia elevada ao contratar um influenciador com milhões de seguidores, o empresário pode economizar e ainda receber um retorno melhor de seu investimento.

Essas são apenas algumas das estratégias de marketing para 2021 que cresceram em 2020 e prometem manter-se firmes no ano vindouro sem precedentes e dominado pelo conceito da nova normalidade.

 

Por Jeniffer Elaina, redatora do site Smartia.com.br

 

 

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