Pular para o conteúdo

5 principais desafios da logística para e-commerce

 

O e-commerce se tornou uma das principais formas de consumo em todo o mundo!

Graças às muitas vantagens propostas por esse tipo de comércio, o que inclui comodidade, flexibilidade e facilidade.

Entretanto, a internet expandiu e muito nos últimos anos, e assim, as pessoas têm cada vez mais contato com o e-commerce, desfrutando de toda modernidade e praticidade. 

Desde 2015 os números não param de subir, já são mais de 60 milhões de pessoas que já fizeram ao menos uma compra em sites.

Afinal, como a logística se mantém em meio ao crescimento e os desafios? 

Continue a leitura e conheça os principais desafios que o e-commerce vem enfrentando. 

Vamos lá!
 

Como funciona a logística para e-commerce?

Dentro do e-commerce, a logística atua otimizando o produto, armazenando, expedindo e entregando ao cliente final. 

Existe, claro, a possibilidade de contratar empresas terceirizadas para realizar a parte de armazenagem.

É um processo complexo e de várias etapas, onde cada uma depende da outra.

Exigindo que a empresa tenha que controlar todos eles se quiser a garantia de que tudo seja feito no prazo e na forma desejada. 

Todas essas atividades, ressaltam a importância de realizar investimentos em bons planejamentos dentro desse setor, o que já se tornou comum em muitas empresas.

Digitalização e a evolução da logística para e-commerce

Esse processo faz parte das etapas de armazenagem, movimentação e transporte das mercadorias.

Que no e-commerce passaram a serem realizadas de maneira ágil e automatizada.

Fazendo com que os erros de operação fossem reduzidos, proporcionando maior eficiência operacional e produtividade.

Conforme a digitalização vai sendo implementada, os dados passam a ser tratados como ativos valiosos na logística.

LEIA TAMBÉM:  Quer ganhar dinheiro escrevendo? Confira cinco cursos para ser redator

Sempre com foco na transformação digital, proporcionando inúmeros benefícios como processos mais eficientes, por exemplo.
 

5 principais desafios da logística para e-commerce

Empreendedores conhecem bem os desafios de um e-commerce, principalmente os relacionados com a logística. 

Porém, eles podem ser contornados se saber os investimentos certos para que eles não ocorram. 

A seguir os principais desafios da logística para e-commerce:

#1 Logística do Armazém

Considerado ponto crítico da logística por ser o local em que ocorrem os processos de armazenagem, separação e produção.

Tendo como desafio manter o local organizado e eficiente. 

Quando isso não sai como esperado, os pedidos demoram para serem processados, podendo afetar todo o prazo de despacho e entrega das mercadorias.

#2 Logística de Entrega

Não é fácil fazer com que a entrega seja rápida, segura e eficiente, isso por conta da falta de infraestrutura encontrada nas estradas e rodovias brasileiras. 

Infelizmente, isso faz com que existam muitos consumidores resistentes a comprar pela internet justamente pela entrega. 

Uma boa dica é contar com a roteirização, fazendo com que o consumidor confie no seu processo de entrega e receba o que comprou em perfeitas condições.

#3 Gestão de Informações

É fundamental observar o uso dos sistemas de gestão como uma estratégia inteligente na hora de superar esse problema. 

Ou seja, reunir dados dos fornecedores, manter relações saudáveis e conseguir contatos estáveis não é tarefa fácil. 

Nesse caso, a tecnologia pode ser transformadora nesse setor, facilitando o gerenciamento de dados, contratos, fornecedores e entregas.

#4 Custo do Frete

As pessoas se queixam a todo o momento sobre os valores dos fretes, que costumam passar do valor do produto adquirido. 

A indicação é apostar em tecnologias, definindo o melhor trajeto, auxiliando o motorista e entregador com dados de GPS e automatizar a confirmação da entrega.

LEIA TAMBÉM:  Como aprender inglês e se tornar um empreendedor online de sucesso

Tudo para que os fretes não tenham seus custos tão elevados e desanimadores.

#5 Embalagem

A embalagem é um dos pontos essenciais, então, invista em embalagens de qualidade e que atraiam o consumidor, para que a entrega seja valorizada. 

Os modelos coloridos costumam ser mais caros, porém chamam mais a atenção. 

Você pode ainda, investir em folders ensinando como utilizar o item e a maneira certa de conservá-lo.

Veja também: Biodegradável de papel é alternativa ao consumo consciente.
 

Como fazer um planejamento da logística para e-commerce

A logística tornou- se essencial no e-commerce, fazendo parte da organização e crescimento do negócio. 

Somente com um planejamento eficiente, é possível ter uma loja virtual estruturada e que cumpre o que promete. 

Para isso, aposte nas seguintes etapas:

  • Estruture o fluxo logístico do e-commerce;
  • Controle o estoque;
  • Escolha uma boa transportadora;
  • Avalie o uso de operadoras fulfilment (especializadas em logística para comércios digitais);
  • Faça monitoramento dos produtos enviados;
  • Defina prazos realistas;
  • Tenha uma logística reversa;
  • Defina uma política de frete inteligente;
  • Não tenha medo de fazer queima de estoque;
  • Use os dados a seu favor.

Agora que você já sabe quais são os desafios da logística de um e-commerce, se prepare para enfrentá-los. 

As dicas citadas ao longo desse conteúdo podem te auxiliar na hora de conquistar processos de alta performance. 

Chega de perder tempo e coloque em prática tudo o que aprendeu agora mesmo.

Quer aprender ainda mais? 

Acompanhe o AulaPlus. Empreendedorismo e negócios digitais, em um clique!

 

 

Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x