“A internet é muito legal, mas as redes sociais atuam como parasitas”

  • por
"A internet é muito legal, mas as redes sociais atuam como parasitas"

Jaron Lanier (Foto: Saroyan Humphrey)

O americano Jaron Lanier é um velho conhecido do Vale do Silício. Voz respeitada no mundo da tecnologia, vive uma relação de amor e ódio com o núcleo da inovação global. O namoro complicado começou nos anos 80, quando Lanier ajudou a criar o conceito de realidade virtual, na teoria e na prática. Além de ter cunhado o termo, fundou uma das primeiras empresas do setor.

Fã da tecnologia, que descreve como uma forma de arte, Lanier não se deixa seduzir por sua criação. “A realidade virtual é a melhor ferramenta para controlar a mente humana”, diz. Ele dispara alertas contra os perigos que, acredita, vêm por aí. Não usa redes sociais. Adora a internet, mas considera Facebook e Twitter parasitas. Acredita num futuro de criptomoedas, mas classifica o bitcoin como um esquema Ponzi (pirâmides financeiras fraudulentas que prometem alto rendimento e sempre deixam parte dos investidores no prejuízo).

Critica também o modelo de negócio da internet, o de serviços gratuitos que faturam com publicidade ou venda de dados dos usuários. Tal gratuidade, diz ele, sai muito cara. “Nesse sistema, para uma pessoa falar com a outra, é preciso que uma terceira esteja pagando para manipular as duas”, afirma. O tom rebelde e o gosto por polêmica combinam com o visual, com longos dreadlocks. O filósofo barulhento virá ao Brasil em 20 de março, quando falará em São Paulo num evento para executivos, fechado, organizado pela KES — Knowledge Exchange Sessions. Antes disso, conversou com Época Negócios sobre temas controversos.

O FUTURO DA REALIDADE VIRTUAL

“A realidade virtual tem duas facetas, a do entretenimento e a da indústria. Apesar de não ter tido nenhuma publicidade, a da indústria se desenvolveu há anos. Todos os carros, aviões e trens construídos nos últimos 20 anos, pelo menos, foram prototipados e testados em realidade virtual. Mas o que mais me empolga na tecnologia é o seu uso na medicina e, especialmente, em cirurgias. Minha mulher ficou doente e foi salva por uma operação para a qual o médico treinou em realidade virtual. Agora, essa tecnologia vai mudar o mundo? […]

LEIA TAMBÉM:  Os melhores dias e horários para postar nas redes sociais

 

Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments