como-aumentar-o-trafego-do-blog-com-amp-accelerated-mobile-pages

Como Aumentar O Trafego Do Blog Com AMP (Accelerated Mobile Pages)

Esta postagem foi atualizada em 9 de agosto de 2019

 

O que é AMP (Accelerated Mobile Pages) e como funciona?

 
Aqui está a explicação do Tom Taylor, gerente da Comunidade AMP no Google:

 

Os usuários de hoje esperam que os websites para dispositivos móveis carreguem super rápido. No entanto, muitas vezes isso pode demorar vários segundos. Não é surpresa que 40% das pessoas abandonem um website que leva mais de três segundos para carregar. A fim de reduzir o tempo que o conteúdo leva para aparecer no dispositivo móvel do usuário, começamos a trabalhar no Projeto Accelerated Mobile Pages, uma iniciativa de código aberto que tem o objetivo de melhorar a experiência na Web para dispositivos móveis de todos os usuários.

As Accelerated Mobile Pages são páginas HTML que aproveitam diversas abordagens técnicas a fim de priorizar a velocidade e uma experiência mais rápida para os usuários por meio do carregamento de conteúdo quase instantâneo.

Ainda este ano, todos os tipos de sites que criam páginas AMP terão exposição ampliada em toda a página de resultados da Pesquisa Google Mobile, como sites de comércio eletrônico, entretenimento, viagens, receitas, entre outros.

Blog Oficial do Google

 
Veja como aparece na busca do Google um dos nossos artigos otimizados para o projeto AMP:

 
aulaplus-amp

 
De acordo com Tom Taylor, as páginas AMP “terão exposição ampliada em toda a página de resultados da Pesquisa Google Mobile”.

Ficou claro que mesmo que a otimização SEO de um site ou blog para AMP não seja um fator de ranqueamento, isso vai ajudar no sentido de exposição priorizada na busca.

LEIA TAMBÉM:  Como construir uma reputação online através de Link Building

O Projeto AMP já chegou no Brasil, a prova é que as páginas AMP da AulaPlus – Marketing Digital (com domínio .com.br) já aparecem na busca móvel do Google. E o nosso tráfego móvel também aumentou, isso é uma prova que o Google realmente dá preferência a sites que tem páginas AMP.

Obviamente, essa tendência de SEO chegou para ficar. O Google deixou extremamente claro que a prioridade número 1 no momento é melhorar e aperfeiçoa a experiência do usuário móvel.

Eu sugiro que você entre nessa onda o mais rápido possível, melhorando a experiência dos seus leitores e saindo na frente da concorrência na busca móvel do Google.

 

Como otimizar o site e criar páginas AMP?

 
Vou explicar passo-a-passo como otimizar e criar páginas AMP na plataforma WordPress. O processo é relativamente simples e rápido.

Você vai precisar de 1 ou 2 plugins WordPress, dependendo da sua configuração atual:

 
Plugin #1: AMP (Accelerated Mobile Pages Project) da Automattic

Esse plugin vai criar automaticamente páginas com extensão /amp para todos os seus posts. O plugin não funciona ainda para as páginas do WordPress, ele funciona somente para os posts, mas isso é suficiente.

O plugin também adiciona automaticamente um meta tag no cabeçalho dos todos seus posts que serve para avisar o Google e outros motores de busca que existe uma versão AMP dessa página.

O plugin não permite nem precisa qualquer configuração, basta instalar e ativá-lo para gerar versões AMP para todos posts existentes e futuros no seu site.

Se você não usa Yoast SEO plugin, com isso o seu trabalho está concluído. Uma semana após a instalação do plugin, você pode entrar no Google Webmasters Tools, clicar na Aparência de Pesquisa > Páginas Móveis Aceleradas e ver se seus posts foram indexados e se aparece algum erro.

LEIA TAMBÉM:  Como Estimar Visitas e Vendas de Acordo com a Posição no Google

 
relatorio-amp

 

Porém, se você usa Yoast SEO, você precisa de mais um plugin:

 
Plugin #2: Glue for Yoast SEO & AMP

O Glue vai forçar o plugin AMP usar a metadata correta, ou seja, preservar as suas configurações do Yoast SEO nas páginas AMP.

O Glue também permite customização das páginas AMP para deixar elas mais bonitas.

Se quiser monitorar a performance dos seus AMP posts, vai para o plugin Yoast SEO > AMP, click na aba Analytics e coloca la o código de rastreador da sua preferência.

E claro, uma semana após a instalação do plugin, você pode entrar no Google Webmasters Tools, clicar na Aparência de Pesquisa > Páginas Móveis Aceleradas e ver se seus posts foram indexados e se aparece algum erro.

O que você acha sobre o Projeto AMP do Google?

A sua opinião é muito importante para mim, por favor deixe o seu comentário abaixo.

 

Ben Popov

Growth Hacker, Crypto Investor e Estrategista de Marketing Digital com mais de 18 anos de experiência. Fundador da AulaPlus - Marketing na Era Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é "importado" da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest
5 Comentários
os mais novos
os mais antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments