Os 5 benefícios comprovados do marketing de conteúdo para sua empresa

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Esta postagem foi atualizada em 8 de outubro de 2020

 

O marketing de conteúdo é um tipo relativamente novo de marketing que fornece conteúdo gratuito aos clientes em troca de sua atenção.

Ao contrário da publicidade tradicional, que interrompe os clientes para serem notados, o conteúdo fornece valor aos clientes em troca de permissão para comercializar um produto ou serviço.

Isso é marketing de conteúdo, e os benefícios conhecidos dessa estratégia de marketing são os motivos pelo quais ela está ganhando cada vez mais força.

 

1. Mais motivos para os usuários visitarem seu site

 

O marketing de conteúdo faz parte de uma estratégia de marketing maior chamada “metodologia de entrada”.

A HubSpot lista quatro ações que a empresa deve executar: atrair, converter, fechar e agradar.

Quando você publica regularmente conteúdo para fornecer informações, ou orientações, aos visitantes do site que procuram soluções para seus problemas, considerarão sua marca como uma autoridade no setor.

As pessoas só compram de marcas em que confiam. Por fim, quando as pessoas começam a confiar no seu conteúdo para obter informações, você ganha a confiança delas.

E quando finalmente estiverem prontas para comprar, você estará em primeiro lugar em suas mentes.

 

2. Melhor visibilidade do mecanismo de busca

 

Segundo as estatísticas compiladas pelo Smart Insights, são realizadas cerca de 6,58 bilhões de pesquisas por dia em todo o mundo, com o Google assumindo a participação no total de 77,43%.

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Os dados da Similarweb atribuem a pesquisa orgânica global em computadores para a categoria de compras em 94,95%.

No caso de sites B2B, globalmente, 73% de seu tráfego vem dos mecanismos de pesquisa.

Mas o que tudo isso tem a ver com marketing de conteúdo? Marketing de conteúdo e SEO trabalham lado a lado.

Embora separados e distintos um do outro, SEO e marketing de conteúdo não são duas pessoas diferentes, mas “duas personalidades da mesma pessoa”.

O SEO trabalha com palavras-chave, e o marketing de conteúdo usa palavras-chave para otimizar o conteúdo do SEO.

 

3. Melhor reputação da marca

 

Uma reputação de marca é o que conquista vendas. As pessoas compram de marcas em que confiam, lembra?

Você pode receber muito tráfego no seu site, mas se as pessoas não confiarem em você o suficiente para pressionar o botão “comprar”, o tráfego recebido de canais, como mídia social e SEO, não importará muito.

Isso não quer dizer que cliques e tráfego não são importantes. No esquema geral das coisas, elas são.

Mas o marketing de conteúdo garante que toda a energia que você gasta para atrair pessoas para o seu site não seja desperdiçada e deve ser convertido em venda.

 

4. Aumento de conversões

 

As conversões ocorrem em diferentes estágios do ciclo de compra, e o objetivo final é transformar os navegadores em clientes recorrentes.

O marketing de conteúdo faz isso. Seu conteúdo deve corresponder à intenção do visitante, que Klient Boost chama de “intenção do visitante na escala de temperatura“.

Se um visitante aterrissar no seu site pela primeira vez em busca de motivos para impedir roubo por parte dos funcionários, por exemplo, abstenha-se de pedir que eles comprem seu software de segurança imediatamente.

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Em vez disso, encaminhe-os para uma postagem no blog explicando os motivos pelos quais os funcionários cometem roubos e, em seguida, liste maneiras possíveis de impedir que o roubo ocorra.

Se eles voltarem, você pode rastrear via web analytics, o próximo passo é explicar por que o seu software é adequado para eles.

Depois disso, você estará pronto para fazer uma venda.

 

5. Relações duradouras com os clientes

 

Em 2014, a Starbucks lançou um concurso pedindo aos clientes que desenhassem suas canecas Starbucks.

O design vencedor foi usado para uma caneca de edição limitada da Starbucks. Mais de 4.000 inscrições de clientes foram recebidas.

O conteúdo gerado pelo usuário é poderoso. Isso não apenas permite que seus clientes saibam que você valoriza suas contribuições e experiências.

Também ajuda a mostrar como seu produto ou serviço beneficia indivíduos, grupos ou comunidades reais.

 

Considerações finais

 

Sem dúvida, o marketing de conteúdo é uma abordagem da qual empresas podem se beneficiar. Mas há um problema: é um processo de longo prazo.

E, assim como outras iniciativas de marketing online, funciona melhor com testes e utilização de serviços especializados parar obter um maior desempenho.

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A credibilidade e confiança, como citados anteriormente, são fatores essencial para o marketing de conteúdo.

Então, um logo, assim como uma marca forte são as chaves para obter sucesso através dessa estratégia de marketing.

 

 

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