Candidatos a Prefeito e Vereador já estão em busca de agências de marketing político digital para as eleições 2020

Candidatos a Prefeito e Vereador já estão em busca de agências de marketing político digital para as eleições 2020

 

DINO

17 out 2018 16h04

Em primeiro lugar não pense que o marketing digital faz milagres. Em segundo lugar lembre-se de que a comunicação na internet muda como as nuvens do céu. A mudança é muitas vezes súbita e causa outras modificações de comportamento.

Dá para citar dois exemplos claros de tecnologias revolucionárias em momentos distintos. A primeira rede social adotada pelos brasileiros foi um fenômeno, quando definhou, em um ano já estava fora do dia a dia das pessoas. O WhatsApp é um caso de aplicativo passou da inexistência à onipresença em muito pouco tempo.

Uma coisa é certa, haverá em 2020 algumas tecnologias vigentes que vão desequilibrar as eleições e qualquer candidato ou legenda tem que estar profundamente informado sobre como usá-las em seu favor.

Nas eleições de 2018 já assistimos as fake news e a militância espontânea torcendo os números das pesquisas da noite pro dia.

Vamos para a parte prática que é “Como usar o marketing político digital em 2020”

Ouça os profissionais, eles compreendem o comportamento dos algoritmos e sua relação com os conteúdos que trafegam nas redes.

Uma das passagens mais chatas da minha vida profissional como estrategista digital político foi ter tentado convencer candidatos a ajustar o teor da campanha ao ambiente político predominante na região deles – pelo menos nos meios digitais-, e ter sido imediatamente expulso da campanha.

Lições aprendidas para eles e para mim. Eles não foram eleitos e eu não luto mais pra mudar a cabeça de ninguém, oriento apenas e alerto para os perigos da comunicação equivocada.

Partindo das lições, o que se deve construir é um modelo viável de atuação em marketing político digital.

Construir uma infraestrutura digital sólida a longo prazo. Os canais como Facebook, Instagram, site, não se povoa da noite pro dia, nem com um caminhão de dinheiro. Gerar interesse em volta da persona política é um desafio diário.

Compreenda que mesmo a melhor das estratégias vai receber mudanças no decorrer do tempo.

Não despreze nenhum canal de marketing. Muitas vezes um canal vazio vai te dar o estofo para ser melhor ranqueado pelo Google.

Em campanhas digitais nunca superestime sua popularidade da vida pessoal. […]

LEIA TAMBÉM:  Entendendo a automação de marketing e como ela pode ajudar nas suas estratégias de vendas

 

Ben Popov

Growth Hacker, Crypto Investor e Estrategista de Marketing Digital com mais de 18 anos de experiência. Fundador da AulaPlus - Marketing na Era Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é "importado" da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments