Com Avon, Natura se tornaria líder global em vendas diretas

Com Avon, Natura se tornaria líder global em vendas diretas

 

Loja da Natura – Gustavo Azeredo / Agência O Globo RIO e SÃO PAULO

A notícia de que a Natura sonda a Avon para uma possível aquisição, segundo reportagem do Wall Street Journal, surpreendeu o mercado e afetou nesta terça-feira as ações das duas gigantes de cosméticos. Os papéis da Avon registraram alta de 10,1% na Bolsa de Nova York, nesta terça-feira, fechando em US$ 2,29.

Os da brasileira subiram 1,57% na B3, em São Paulo, para R$ 28,39. Um eventual casamento entre elas daria origem à maior companhia de vendas diretas do mundo, segundo dados da consultoria Euromonitor.

Após a divulgação da notícia, a Natura informou, em comunicado, que não há negociação em curso, e nenhuma das duas empresas comentou a informação de que houve contato visando à aquisição.

O mercado global de venda direta está em expansão. O faturamento do setor deve alcançar US$ 140 bilhões este ano, segundo a Euromonitor, pouco mais que os US$ 136 bilhões registrados em 2016. A maior empresa do setor é a Amway, com 6,6% do mercado mundial.

Em seguida vêm Avon (5,2%), Herbalife (4%), Natura (2,9%) e Mary Kay (2,8%). Ou seja, uma fusão entre Avon e Natura, superaria a líder atual. Só no Brasil, somariam um exército de 2,6 milhões de revendedores. A vantagem também poderia ser um obstáculo.

– Se houvesse negócio entre as duas, teria de passar pelo crivo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), porque somariam quase metade do mercado nacional. Seria também preciso desenhar um modelo de negócio que se beneficiasse de sinergias entre as duas companhias, mas haveria a ponta dos revendedores para ser trabalhada – pondera Rodrigo Catani, diretor de consultoria em varejo da AGR.

Analistas, no entanto, veem com reservas o possível endividamento da Natura com uma nova aquisição de grande porte, pouco depois de ter pago EUR 1 bilhão pela britânica The Body Shop. – É uma união que faz sentido. Mais para a Avon, que está mais atrasada na diversificação de canais de venda e estratégia digital. Para a Natura, vale pela estratégia de expansão internacional, […]

LEIA TAMBÉM:  Os 5 Princípios para Vender os Produtos Nutracêuticos da Bee Better com Sucesso

 

Ben Popov

Growth Hacker, Crypto Investor e Estrategista de Marketing Digital com mais de 18 anos de experiência. Fundador da AulaPlus - Marketing na Era Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é "importado" da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments