Como é o marketing para pequenos empreendedores

Como é o marketing para pequenos empreendedores

DINO

Para micro e pequenas empresas, os investimentos em marketing precisam ser ainda mais assertivos

14 jun 2018

A alta competitividade e a rede cada vez maior de produtos e serviços oferecidos no mercado mostram que o investimento em marketing é mais do que necessário: é fundamental para destacar uma empresa dentre tantos concorrentes. O estudo Marketing Compass, realizado pela empresa Croma Solutions, ouviu diversos profissionais entre anunciantes e agências e veículos de comunicação e constatou que, mesmo com os orçamentos apertados devido à crise econômica no país, 67% das empresas conseguiram manter ou aumentar os investimentos em marketing. As conclusões da pesquisa mostram que, em qualquer setor, a importância atribuída ao marketing é diretamente proporcional aos resultados obtidos pelas empresas.

No caso das micro e pequenas empresas, a forma como se investe em marketing precisa ser ainda mais cautelosa, principalmente para os novos empreendedores. Entre as causas mais comuns que levam os pequenos negócios a fecharem pouco tempo depois de abertos está o marketing ineficaz, acompanhado da falta de planejamento e de uma análise equivocada de mercado.

Para evitar que isso aconteça, especialistas apontam algumas dicas para os micro e pequenos empreendedores:

1. Planejar é preciso!

Como em qualquer etapa de um empreendimento, o planejamento é fundamental. Elaborar um bom plano de marketing ajuda o empreendedor a quantificar os investimentos necessários e a traçar metas de acordo com as ferramentas de marketing que ele terá em mãos.

Uma ideia genial de negócio pode se tornar um fracasso em pouquíssimo tempo caso o empreendedor não entenda a relevância de uma boa estratégia de marketing. A compreensão de que o marketing é responsável por consolidar a imagem de uma empresa no mercado, e não apenas “fazer propaganda”, pode ser o fator que leva um empreendimento ao êxito.

2. Quem é o meu cliente? E o meu concorrente?

Essas são perguntas que todo empreendedor precisa se fazer ao abrir o próprio negócio. É preciso ter uma noção muito clara sobre quem é o público-alvo do produto ou serviço que está sendo oferecido e quais são as demandas desse público.Além disso, geralmente as pequenas empresas estão inseridas em um […]

LEIA TAMBÉM:  Pirâmide financeira: empresa alvo de bloqueio de R$ 1,3 milhão recorre ao TJ

 

Marcações:
Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments