Como fazer marketing de conteúdo para eventos

 

Antes de pensarmos em falar sobre marketing de conteúdo, precisamos entender o que é o marketing para eventos.

O marketing digital usa de estratégias de comunicação online para que possamos comercializar e, principalmente, divulgar produtos e serviços.

Isso é feito com certos objetivos que podem ser captação de leads, geração de awareness, engajamento ou criação de relacionamento com os seus clientes. Confira mais sobre marketing para eventos neste artigo:

  • Marketing de conteúdo para eventos
  • Dicas para fazer marketing de conteúdo
  • Como organizar um evento online

 

Marketing de conteúdo para eventos

Se já sabemos o que significa o marketing digital, podemos entender o que é o marketing de conteúdo para eventos. Ele tem como objetivo criar e promover conteúdos que atendam as necessidades da sua persona.

E como um produtor de eventos ou alguém do time de marketing é importante que o plano de estratégias esteja pronto muito antes do seu acontecimento.

A mensagem que queremos transmitir com os conteúdos devem ser de fácil entendimento para que gerem valor ao nosso público alvo.

Quando colocamos essas estratégias em prática podemos esperar mais engajamento e interação do público, além da atenção da mídia que pode trazer ainda mais visibilidade para o nosso evento.

 

6 dicas para fazer marketing de conteúdo para eventos online

Separamos algumas dicas para te ajudar a criar um plano de marketing robusto, que atraia muitas pessoas para seu evento.
 

1 – Defina a sua persona

Antes de realmente começar a fazer o seu conteúdo, é necessário definir a sua persona. Ela é a personificação do seu cliente ideal, ou seja, é para quem você irá direcionar tudo o que for produzido.

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Mas antes de começar esse processo, você deve ter algumas informações sobre o evento em si já definidas, como por exemplo, tema, público, se ele vai ser feito em uma plataforma de eventos online e os canais que serão usados.

Para que você possa chegar até a sua persona de forma simples, tente responder perguntas que tenham a ver com todos os pontos da vida dela, desde rotina até coisas simples como gênero e idade.
 

2 – Faça uma pesquisa comportamental

Uma pesquisa comportamental tem como objetivo auxiliar a entender os hábitos de consumo (seja de produto ou conteúdo), os problemas e as necessidades do seu público. Geralmente os eventos são destinados para uma comunidade ou um grupo segmentado de pessoas.

Por conta disso, essa pesquisa se torna tão importante, pois eles devem ter comportamentos semelhantes a sua persona, o que permite entender com mais profundidade o tipo de conteúdo que eles consomem e seus formatos.
 

3 – Explore tópicos com ferramentas de busca

Para começar a criar os seus conteúdos, o Google pode ser uma ótima ferramenta de pesquisa. Todas as pessoas buscam respostas nesta plataforma e ela também serve para analisar o que as pessoas andam buscando.

Sites que trazem palavras chaves e seus ranking de buscas também são ótimas ferramentas, como por exemplo Google Trend, Ubersuggest ou o Keyword Tool.
 

4 – Aposte em diferentes formatos

Hoje em dia temos diferentes canais de comunicação e diferentes formas de fazer conteúdo, então não é necessário se prender a apenas um formato ou uma dessas coisas.

Aposte em carrosséis, vídeos, posts estáticos, materiais ricos, downloads, áudios e blog posts. Use as informações da sua persona como base para se guiar nessa primeira leva de conteúdos e faça testes durante o planejamento.

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Aproveite todas as informações e dados que as redes sociais trazem e analise como cada publicação foi recebida pelo seu público.
 

5 – Invista em tráfego pago

Depois que descobrir a melhor forma de fazer os seus conteúdos, você pode fazer um investimento em anúncios pagos que trazem uma taxa maior de tráfego para o site de inscrição.

Em todas as redes sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn é possível fazer a criação de campanhas segmentadas que permitem alcançar mais pessoas e trazer novos inscritos para o seu evento.
 

6 – Continue fazendo marketing de conteúdo após o evento

É importante ressaltar que essas estratégias devem ser feitas no pré, durante e no pós-evento. Sendo algo isolado elas trazem um resultado momentâneo que não irá trazer muitos frutos no futuro.

Não é por que o evento chegou ao fim que as estratégias de engajamento também chegaram, portanto, lembre-se de manter o relacionamento do público e da empresa que realizou o evento, sempre vivo.
 

Como organizar um evento online

Para organizar um evento online é muito importante escolher a sua plataforma de eventos online. Dessa forma, tudo ficará mais fácil e o planejamento pode seguir.

Conte com uma ferramenta completa que mantenha todos os sistemas centralizados e ainda sim traga tudo o que é necessário para fazer a melhor experiência possível para a sua audiência.

E para te ajudar ainda mais nessa tarefa, baixe gratuitamente um checklist de eventos online. Como ele, seu evento tem tudo para ser um sucesso!

 

 

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