Esta postagem foi atualizada em 11 de abril de 2023
O e-commerce se tornou uma das principais formas de consumo em todo o mundo!
Graças às muitas vantagens propostas por esse tipo de comércio, o que inclui comodidade, flexibilidade e facilidade.
Entretanto, a internet expandiu e muito nos últimos anos, e assim, as pessoas têm cada vez mais contato com o e-commerce, desfrutando de toda modernidade e praticidade.
Desde 2015 os números não param de subir, já são mais de 60 milhões de pessoas que já fizeram ao menos uma compra em sites.
Afinal, como a logística se mantém em meio ao crescimento e os desafios?
Continue a leitura e conheça os principais desafios que o e-commerce vem enfrentando.
Vamos lá!
Conteúdo:
Como funciona a logística para e-commerce?
Dentro do e-commerce, a logística atua otimizando o produto, armazenando, expedindo e entregando ao cliente final.
Existe, claro, a possibilidade de contratar empresas terceirizadas para realizar a parte de armazenagem.
É um processo complexo e de várias etapas, onde cada uma depende da outra.
Exigindo que a empresa tenha que controlar todos eles se quiser a garantia de que tudo seja feito no prazo e na forma desejada.
Todas essas atividades, ressaltam a importância de realizar investimentos em bons planejamentos dentro desse setor, o que já se tornou comum em muitas empresas.
Digitalização e a evolução da logística para e-commerce
Esse processo faz parte das etapas de armazenagem, movimentação e transporte das mercadorias.
Que no e-commerce passaram a serem realizadas de maneira ágil e automatizada.
Fazendo com que os erros de operação fossem reduzidos, proporcionando maior eficiência operacional e produtividade.
Conforme a digitalização vai sendo implementada, os dados passam a ser tratados como ativos valiosos na logística.
Sempre com foco na transformação digital, proporcionando inúmeros benefícios como processos mais eficientes, por exemplo.
5 principais desafios da logística para e-commerce
Empreendedores conhecem bem os desafios de um e-commerce, principalmente os relacionados com a logística.
Porém, eles podem ser contornados se saber os investimentos certos para que eles não ocorram.
A seguir os principais desafios da logística para e-commerce:
#1 Logística do Armazém
Considerado ponto crítico da logística por ser o local em que ocorrem os processos de armazenagem, separação e produção.
Tendo como desafio manter o local organizado e eficiente.
Quando isso não sai como esperado, os pedidos demoram para serem processados, podendo afetar todo o prazo de despacho e entrega das mercadorias.
#2 Logística de Entrega
Não é fácil fazer com que a entrega seja rápida, segura e eficiente, isso por conta da falta de infraestrutura encontrada nas estradas e rodovias brasileiras.
Infelizmente, isso faz com que existam muitos consumidores resistentes a comprar pela internet justamente pela entrega.
Uma boa dica é contar com a roteirização, fazendo com que o consumidor confie no seu processo de entrega e receba o que comprou em perfeitas condições.
#3 Gestão de Informações
É fundamental observar o uso dos sistemas de gestão como uma estratégia inteligente na hora de superar esse problema.
Ou seja, reunir dados dos fornecedores, manter relações saudáveis e conseguir contatos estáveis não é tarefa fácil.
Nesse caso, a tecnologia pode ser transformadora nesse setor, facilitando o gerenciamento de dados, contratos, fornecedores e entregas.
#4 Custo do Frete
As pessoas se queixam a todo o momento sobre os valores dos fretes, que costumam passar do valor do produto adquirido.
A indicação é apostar em tecnologias, definindo o melhor trajeto, auxiliando o motorista e entregador com dados de GPS e automatizar a confirmação da entrega.
Tudo para que os fretes não tenham seus custos tão elevados e desanimadores.
#5 Embalagem
A embalagem é um dos pontos essenciais, então, invista em embalagens de qualidade e que atraiam o consumidor, para que a entrega seja valorizada.
Os modelos coloridos costumam ser mais caros, porém chamam mais a atenção.
Você pode ainda, investir em folders ensinando como utilizar o item e a maneira certa de conservá-lo.
Veja também: Biodegradável de papel é alternativa ao consumo consciente.
Como fazer um planejamento da logística para e-commerce
A logística tornou- se essencial no e-commerce, fazendo parte da organização e crescimento do negócio.
Somente com um planejamento eficiente, é possível ter uma loja virtual estruturada e que cumpre o que promete.
Para isso, aposte nas seguintes etapas:
- Estruture o fluxo logístico do e-commerce;
- Controle o estoque;
- Escolha uma boa transportadora;
- Avalie o uso de operadoras fulfilment (especializadas em logística para comércios digitais);
- Faça monitoramento dos produtos enviados;
- Defina prazos realistas;
- Tenha uma logística reversa;
- Defina uma política de frete inteligente;
- Não tenha medo de fazer queima de estoque;
- Use os dados a seu favor.
Agora que você já sabe quais são os desafios da logística de um e-commerce, se prepare para enfrentá-los.
As dicas citadas ao longo desse conteúdo podem te auxiliar na hora de conquistar processos de alta performance.
Chega de perder tempo e coloque em prática tudo o que aprendeu agora mesmo.
Quer aprender ainda mais?
Acompanhe o AulaPlus. Empreendedorismo e negócios digitais, em um clique!