Como o empreendedor deve se preparar para o futuro do varejo

Como o empreendedor deve se preparar para o futuro do varejo

 

Elena Gil, do Grupo Telefonica, discute o futuro do varejo durante Latam Retail Show 2018 (Foto: Divulgação)

O varejo passa por uma revolução. Com a chegada de novas tecnologias e um consumidor cada vez mais criterioso, o desafio do empreendedor só aumenta. Foi para discutir o futuro do setor que executivos de empresas como Natura , Carrefour, Telefonica , RD –RaiaDrogasil e muito mais se reuniram durante o Latam Retail Show 2018, evento que acontece de 28 a 30 de agosto, na cidade de São Paulo.

Subiram ao palco do painel Marcílio Pousada, presidente da RaiaDrogasil ; João Paulo Ferreira, presidente da RaiaDrogasil ; Noël Prioux, CEO do Carrefour Brasil ; João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard Brasil ; Elena Gil, diretora global de big data B2B do Grupo Telefonica ; e Germán Villa, CIO da Falabella .

Na visão dos executivos, o mercado mundial passa por um importante momento de transição. “Com a entrada de novas tecnologia, os varejistas estão passando pela maior transformação da sua história”, afirma Elena Gil, do Grupo Telefonica.

Villa, CIO da Falabella, grupo presente em toda a América Latina, acredita que os empreendedores precisam investir em tecnologia se quiserem se adaptar. “O consumidor mudou. Temos que ser mais rápidos e eficientes, adaptando os nossos serviços e criando novas funcionalidades com agilidade”, afirma. Isso não significa que as empresas não devam investir em capacitação humana.

Para Pousada, da RD – RaiaDrogasil, rede com mais de 1700 lojas em todo o país, o ser humano sempre vai ser diferencial no varejo. “Com todo o respeito, acho a Amazon legal. Mas sem gente um negócio não fica de pé. Precisamos cuidar bem das pessoas”, diz.

Para isso, o negócio tem investido na capacitação e no atendimento dos seus funcionários. Neste ano, implementaram a venda de vacinas na empresa. Para o futuro, não descarta a possibilidade do negócio realizar pequenos exames, como coleta de sangue e medição de pressão. “Temos que nos adaptar ao que for melhor para o cliente.”

Além dessas dicas, os executivos listaram outras tendências do futuro do varejo para o mercado brasileiro. Confira:

Multicanalidade […]

LEIA TAMBÉM:  Marketing Digital e a venda direta na hotelaria, Por Maycon Gabry

 

Ben Popov

Growth Hacker, Crypto Investor e Estrategista de Marketing Digital com mais de 18 anos de experiência. Fundador da AulaPlus - Marketing na Era Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é "importado" da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments