Pular para o conteúdo

Como utilizar a estratégia Link Building em pequenos negócios?

 

Quando pensamos em estratégias de marketing e em formas de ampliar um pequeno negócio nos mecanismos de busca, não podemos ignorar a forte presença do Link Building.

Por mais que alguns considerem que esse método tem uma relevância menor em relação a outras estratégias de SEO, essa técnica ainda oferece inúmeras vantagens quando aplicada corretamente.

Para uma empresa de pequeno porte, saber utilizar bem cada uma das características do Link Building pode ser um diferencial muito grande.

Por esse motivo, acreditamos que com as ferramentas certas, você poderá ampliar o desempenho do seu conteúdo nos mecanismos de pesquisa do Google. Veja como!

 

O que é Link Building?

Link Building é uma estratégia de SEO muito importante na construção da rede de links de uma página para ser reconhecida pelo Google.

Isto é, o Google reconhece a importância do seu site na web por meio de seu desempenho frente aos mecanismos de busca. Através dessa estratégia, pode-se ampliar sua autoridade e popularidade no tráfego de pesquisas online.

Dessa forma, a ação de Link Building é uma tática feita para implementar um link da sua página em outra.

 

Estratégias de Link Building para o seu pequeno negócio

Para utilizar essa estratégia de SEO corretamente em sua página na web, é preciso ter bastante atenção e habilidade.

Alguns pontos devem ser levados em consideração antes de começar a criar Link Building. Por exemplo, não se pode inserir um link em qualquer um que não tenha relação ou relevância para o conteúdo que você está produzindo.

LEIA TAMBÉM:  Porque e como fazer Inbound Marketing (Marketing de Atracão)

É preciso manter certa qualidade e semelhança entre os assuntos tratados em ambos os sites. Por isso, mais importante do que encontrar um bom site para inserir seus links, é conseguir produzir conteúdos diversos que possam se conectar bem a tudo que é produzido em sua página.

Existem algumas técnicas que devem ser estudadas e utilizadas na criação de um Link Building. São eles:

  • Diversidade
  • Quantidade
  • Confiabilidade
  • Texto-âncora
  • URLs
  • Backlinks

1. Diversidade

Quando se trata de diversidade, deve-se pensar em possuir o maior número de links de diversos domínios atrelados a autoridade do seu site.

O Google faz essa análise com base na variedade de links que citam a sua página, e não com inúmeras menções em um único local.

Por isso, procure priorizar sempre pelo uso de links em implementados de domínios diversificados.

2. Quantidade

Outro ponto fundamental na hora de utilizar essa estratégia de SEO é possuir uma grande quantidade de links na web.

Um dos primeiros critérios de avaliação do Google, baseia-se na popularidade de uma página atrelada ao maior número de links associados à sua autoridade. Isto é, quanto maior a quantidade de links, maior a sua relevância para o sistema do Google.

Entretanto, assim como o quesito de diversidade, não se pode basear a quantidade de links em qualquer tipo de site. É preciso utilizar sites que possuam confiabilidade e importância.

3. Confiabilidade

Como dito anteriormente, a confiabilidade de um site é indispensável para as ações de Link Building.

A confiabilidade é um atributo muito importante para o Google, ainda mais depois da criação do Trustrank. Esse ranking passou a integrar o algoritmo e a listar o nível de confiança de cada site.

LEIA TAMBÉM:  Marketplace x E-commerce: Por onde começar a empreender

Na medida em que você utiliza sites confiáveis, você também se aproxima do TrustRank e se torna mais confiável para o Google.

Assim, é possível aumentar o nível de aproveitamento através de links, o chamado link juice.

4. Texto-âncora

Já no que se refere ao texto-âncora, deve-se estar atento sempre ao que é descrito no resumo do link da página que o usuário irá clicar.

Isto é, não se pode deixar de fora informações como a palavra-chave ou informações mais pertinentes. Essa característica do texto-âncora é organizada pelo Google para a indexação de sites na web.

5. URLs

Para o uso de URLs também é preciso ter bastante cuidado, já que um número excessivo de informações pode ter o efeito contrário ao desejado.

Ao inserir uma URL em uma palavra ou trecho específico do texto, deve-se colocar a palavra-chave no começo do link e evitar utilizar links muitos longos ou com informações desnecessárias. Esse tipo de informação pode ser vista como Spam pelo Google, o que pode prejudicar a visibilidade do seu site.

6. Backlinks

Os backlinks, ou links internos e externos são também uma das técnicas mais utilizadas e simples quando o assunto é link building.

Ao utilizar links de outros sites em sua página, o Google avalia os links que possuem mais importância em seus mecanismos de busca. Assim, um link externo pode possuir maior relevância do que um link externo frente ao ranking feito pelo Google.

 

Comece a utilizar Link Building em seu negócio

Após entender e conhecer mais sobre a aplicação correta de Link Building, comece a executar essa estratégia de SEO em sua página na web.

LEIA TAMBÉM:  Como Criar um Sistema de Recrutamento e Duplicação para Marketing Multinível

Aos poucos, você verá como a utilização dessa técnica irá trazer grande diferença para o marketing digital de sua empresa, seja ela de grande ou pequeno porte.

 

 

Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x