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Como utilizar o social commerce de forma assertiva?

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  • 19 de maio de 202219 de maio de 2022

 

O uso das redes sociais para seu negócio, o famoso social commerce, tornam um negócio mais importante, mais fácil de ser localizado pelo público e é um meio de conquista de fãs para seu negócio.

Isso ocorre porque houve uma grande migração do público para esse ambiente de mídias sociais, possibilitando a integração do e-commerce a elas.

Neste artigo abordaremos as melhores formas de empregar o social commerce para suas atividades econômicas. Fique por dentro deste assunto acompanhando este texto até o fim.
 

O que é social commerce?

Cada dia mais os serviços de e-commerce são utilizados, geralmente a partir de uma busca prévia ou “um google” sobre a empresa, buscando referências e opiniões de quem já conhece o produto ou serviço.

Sites como fóruns de discussão sobre essas marcas são cada vez mais consultados para a busca dessa referência, uma vez que a opinião do próprio público se torna um fator cada vez mais influenciador.

E esse é o universo do social commerce, que define a diferença entre um negócio dar certo ou não.

Em poucas palavras, o social commerce compreende a união entre as redes sociais e o proporcionamento de troca de informações devido às interações de troca de informações sobre um produto ou serviço.

É a oportunidade de sua assistência técnica perícia trabalhista ganhar os holofotes e se mostrar como a melhor solução frente aos concorrentes.

De acordo com estudos do SPC Brasil, nove em cada dez brasileiros têm o hábito de pesquisar nos meios digitais antes de realizar suas compras em lojas físicas ou online.
 

Em quais redes sociais é preciso estar presente?

Essa é uma resposta relativa que vai depender do quanto de conteúdo de qualidade e relevância você tem para nutrir suas redes sociais.

É preciso pensar em qualidade e não em quantidade, dando real atenção para os canais em que seu suporte técnico informática estiver inserido.

Avalie quem é sua persona, com quem você quer se conectar e quais são as preferências deste público para fazer as melhores escolhas.

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Mas alguns canais são essenciais para se manter presente na vida de seus clientes e clientes em potencial. Vamos ver quais são.

Website

Seu site é a porta de entrada para o mundo digital, a sala de estar para seus clientes na web. É preciso que, quando um usuário procure por sua empresa no Google, sua página seja uma das principais respostas.

É por ali que o cliente poderá conhecer o posicionamento da sua marca de lixeira coleta seletiva aço inox, conhecer as ofertas e preços e, principalmente, conhecer as opiniões de quem já consumiu seus serviços.

Página no Facebook

Liderando o ranking das redes sociais, o Facebook é um importante ponto de concentração do público em geral. Entre os benefícios que seu uso pode trazer para sua empresa, podemos citar pontos tais como:

  • Fácil alcance;
  • Utilização simples;
  • Acesso à diferentes públicos;
  • Espaço para avaliação e comentários dos usuários.

Mas é preciso estar atento e realmente desempenhar um papel de excelência no mercado, pois opiniões negativas têm um peso maior que as positivas.

Muitos comentários negativos podem acabar com seu negócio rapidamentente, então dê atenção redobrada à qualidade do serviço prestado por sua empresa de mão de obra terceirizada limpeza.

Ouça as críticas que aparacerão e as use como um trampolim para aprimorar a qualidade de seus serviços, atendimento, preços e novidades.
 

Tipos de social commerce disponíveis

São diversos os tipos de social commerce existentes na internet, e agora falaremos um pouco sobre cada um deles.

  1. Entre pessoas

Aqui estão compreendidas aquelas plataformas em que um vendedor pode se comunicar diretamente com seu cliente, o chamado de pessoa para pessoa.

Esse tipo de plataforma é onde os vendedores fotografam suas mercadorias, estabelecem preços e promoções, negociando diretamente com o comprador.

  1. Vendas em redes sociais

Uma empresa de gestão de documentos pode lançar mão de plataformas como o Pinterest e o Facebook para impulsionar suas vendas.

Essas vendas realizadas em redes sociais potencializam o trabalho dos influenciadores digitais, como blogueiros e youtubers.

Diariamente essa influência faz diferença para muitos usuários que são influenciados a experimentar novos produtos, mudar o estilo, experimentar um novo restaurante ou academia, apenas por assistir um vídeo publicitário.

  1. Compras coletivas

As compras em grupo são outra importante modalidade do social commerce. Nesses tipos de plataformas são ofertados tickets que são vendidos às pessoas para que estas adquiram os produtos do site.

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Nestes ambientes estão sempre presentes gatilhos mentais, como o uso de “compre agora” ou “X pessoas compraram na última hora”.

Isso estimula o interesse dos usuários sobre diversos produtos, sendo uma prova de que o produto realmente vale a pena.

  1. Caixa de recomendações e opiniões

Compreende os blocos de opiniões presentes nos produtos que você seleciona quando está fazendo uma compra, que têm grande poder de influência por mostrarem opiniões e avaliações de quem já utilizou o produto e se dispôs a voltar ali para dizer o que acharam.

É uma ferramenta comum em grandes sites de varejo, sendo relevantes quando realmente o usuário fez o consumo do produto.

Afinal, um problema é dar a nota logo após o recebimento do produto, como na compra de uma empresa de equipamentos audiovisuais, o que invalida a recomendação.

  1. Compras colaborativas

Existem sites que computadores participam do processo de produção e financiamento de cada produto. Usuários podem ter uma experiência interativa, tornando-a mais divertida e benéfica para o consumidor.

É possível também receber retribuições, como ter seu nome em um livro em um disco, ou ainda recebendo brindes ou blusas divertidas.

  1. Fóruns e chats

Compreende aqueles sites que abrem fóruns e chats para que os consumidores troquem suas experiências sobre um determinado produto ou serviço, como o ato de alugar galpão.

Essa é uma importante modalidade para o social commerce, pois traz muita informação sobre o consumo e o uso dos produtos e serviços de uma empresa.
 

Qual o benefício do social commerce para o meu negócio?

Como você pode ver, o social commerce permite que pessoas reais e diferentes opinem sobre suas experiências com diferentes produtos e serviços, podendo ser usado a favor da sua empresa.

Essas opiniões têm uma credibilidade muito maior para o público em geral, pois diferente de você, elas não querem vender nada, pelo contrário, estão ali prestando um serviço voluntariamente a outros usuários.

Funciona como um tipo de propaganda gratuita que aumenta suas possibilidades de vendas.

Nas redes sociais estão presentes a maior parte da população, de forma que você e sua marca passam a ter acesso a um gigantesco público em potencial. Faça-se presente, estando online e adicionando confiabilidade aos seus produtos e soluções.

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Estar presente nas recomendações e avaliações do público tornam seu site mais relevante, trazendo novas oportunidades ao seu empreendimento.
 

Com o que devo me preocupar utilizando o método?

Uma assessoria contábil para abertura de empresa precisa ter alguns pontos de preocupação ao utilizar o social commerce em suas vendas, e é disso que falaremos adiante.

Produtos de baixa qualidade

O fato é que as opiniões negativas se proliferam muito mais rápido do que as positivas na internet.

Ao investir no social commerce, tenha certeza que está oferecendo um serviço ou produto de boa qualidade, que está de acordo com as promessas feitas nos anúncios e páginas de seu site.

Falsas recomendações

Utilizar consumidores fantasmas para avaliar seus produtos pode ser uma grande cilada para qualquer empresa.

O que ocorrerá é que pessoas reais irão consumir seus produtos e ver a realidade que eles trazem, podendo literalmente “queimar o filme” da sua empresa, manchando sua reputação de forma permanente.

Invista em qualidade dos produtos, atendimento de excelência e em uma ótima experiência de compra para o usuário. É dessa forma que você fortalece sua marca, se torna mais relevante e ganha boas recomendações que serão preciosas para conquistar clientes e fãs.

Reclamações

Leve em consideração cada reclamação para melhorar seu negócio. Literalmente as assuma e as responda da forma mais assertiva e educada possível. Não existe empresa perfeita e as críticas devem atuar como degraus para o crescimento da sua empresa.
 

Considerações finais

Seja em plataformas como o Facebook, o Pinterest ou o Instagram, sua empresa tem grande potencial para se destacar a partir das avaliações e comentários de quem usa seus produtos ou serviços.

Preze sempre pela qualidade, desde a produção, atendimento e principalmente na experiência de compra do usuário.

O social commerce é uma forma de propaganda gratuita e genuína que pode trazer muitos benefícios para sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

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