Como construir uma reputação online através de Link Building

  • por
link building - linkbuilding

Link Building

Porque construir uma reputação online através de link building? Otimizar o conteúdo nesse âmbito torna ele mais “buscável” para os mecanismos de buscas, tornando ele mais relevante de acordo com os links que apontam ao conteúdo em questão. Mesmo não sendo tão simples quanto antigamente, uma boa quantidade de links de qualidade fará maravilhas na SERP (Search Engine Results Page, ou Página dos Resultados de Busca). Para assegurar que você colha os frutos dessa estratégia, fizemos um guia sobre as maneiras certas e erradas de como fazê-lo.

 

A Maneira Errada de Conseguir Backlinks

Inicialmente, os mecanismos de busca visavam entregar aos seus usuários conteúdo que fosse relevante, confiável e que entregasse o valor necessário para suprir a dúvida dos mesmos. A quantidade de links de qualidade de domínios externos que apontavam àquele conteúdo, para os mecanismos de busca, era considerado como indicativo disso. Os buscadores, dessa maneira, recompensavam os conteúdos “super-conectados” com melhores posições na página de busca, assumindo que eles trariam aos usuários uma experiência melhor que os conteúdos menos conectados.

Infelizmente, muitos usaram esse método de ranqueamento para burlar o sistema. Redes de sites foram criadas para gerar relevância rapidamente para algumas páginas em questão, gerando autoridade para otimizar o posicionamento. Resultados eram obtidos rapidamente, com técnicas duvidosas.

Atualmente, mecanismos de busca conseguem identificar quais links são naturais, penalizando os sites que aderem às práticas duvidosas de link building. A seguir serão revisitadas as boas e más práticas, e os benefícios e consequências de cada!

 

Diretórios

A Situação

O propósito de um diretório é categorizar o conteúdo espalhado pela internet em diferentes categorias e sub-categorias. Assim, sites relevantes de cada categoria apareceriam nos diretórios de acordo com o assunto buscado. Mesmo existindo alguns sites legítimos que trabalham nesse âmbito, a maioria foi criada com o propósito de gerar backlinks para as páginas, sem considerar a qualidade das mesmas. Por causa dessa facilidade, esses links são considerados tóxicos, e devem ser evitados por causa da baixa qualidade deles.

LEIA TAMBÉM:  10 Dicas Infalíveis para Aparecer na Primeira Página do Google: O Guia Completo 2020

O que aconteceu

Os mecanismos de busca começaram a retirar os diretórios gratuitos de suas páginas indexadas, desconsiderando por completo os links vindos desses portais. O Google, com o update Penguin, começou a considerar ainda mais a qualidade dos links, analisando o portal de onde eles vêm para poder atribuir o peso que cada um tem de maneira fidedigna.

 

Links Pagos

A Situação

Pagar por links é uma prática que envolve, majoritariamente, links vindos de uma rede de sites de baixa qualidade. Em troca de remuneração, seriam espalhados links por essas redes que apontavam para o domínio indicado, em teoria elevando sua reputação. Outra maneira é o escambo de links, no qual portais e sites concordam em linkar um para o outro em uma ação tida como recíproca.

O que aconteceu

Nos Webmaster Guidelines do próprio Google essa prática é citada como maliciosa. O algoritmo evoluiu a determinado ponto em que é possível analisar o padrão pelo qual os links são obtidos. Além de conseguir identificar semelhanças e conexões entre os portais registrados pela mesma pessoa ou entidade, o algoritmo dos mecanismos de busca também consegue identificar padrões de linkagem suspeitos para o mesmo portal. Por isso, evite comprar ou vender links para não cair na malha fina.

 

Artigos Duplicados

A Situação

Artigos duplicados é o ato de criar artigos científicos, ou com ótimo conteúdo, e alterá-lo pouco a pouco, repostando os mesmos em diversos portais com links para o artigo original. Essa técnica é usada para gerar mais relevância em determinado setor, focando em uma categoria competitiva e aumentando a relevância através de diversos artigos que falam sobre o mesmo assunto para o artigo original. Isso evita com que os sites sejam penalizados por possuírem conteúdos duplicados, enquanto eleva a relevância do artigo central.

O que aconteceu

Os mecanismos de busca evoluíram ao ponto de conseguirem identificar a interação que os usuários têm com o conteúdo, determinando assim a qualidade do mesmo. Conteúdos de baixa qualidade ou reescritos de maneira rudimentar possuem baixos níveis de engajamento, visto que a legibilidade e qualidade não são o foco deles. Dessa maneira, por mais que o conteúdo original seja relevante, os conteúdos periféricos acabariam puxando ele para baixo. Além disso, os sites nos quais são realizadas essas dispersões de conteúdo acabam sendo da mesma rede, facilitando a identificação de más-práticas pelos mecanismos de busca.

LEIA TAMBÉM:  Veja 4 Dicas de SEO - Search Engine Optimization

 

Consequências das Táticas Duvidosas de Link Building

Em todos os âmbitos, práticas maliciosas para tirar vantagem sistêmica serão encontradas. Para o curto prazo, as táticas duvidosas costumam duvidar, pelo menos até o próximo update dos mecanismos de busca. Dessa maneira, sempre que houver atualizações, todos os ganhos serão perdidos, tornando a estratégia efêmera com curto prazo de duração. No fim das contas, mecanismos de busca querem entregar o melhor resultado para os usuários, por isso que estratégias que buscam entregar o melhor valor para o usuário sempre serão as que trarão melhores resultados no longo prazo.

Por outro lado, quem otimiza os conteúdos apenas para os mecanismos de busca, tem os dias contados. Com cada atualização, novas otimizações e estratégias serão necessárias, visto que as táticas passadas levavam em consideração outros fatores que se tornam antiquados a cada nova versão. Como os mecanismos de busca focam no usuário, apenas as estratégias que de fato buscam entregar valor conseguirão se manter relevantes e atuais, independentemente das atualizações futuras.

 

A Maneira Certa de Conseguir Backlinks

O linkbuilding moderno foca na criação de conteúdos únicos e de alto valor, com informações de qualidade que engaja o público em questão. Esse tipo de linkbuilding não é fácil e nem simples, mas é a melhor maneira de gerar valor duradouro para o seu portal. Como foi explicado, os mecanismos de busca visam recompensar portais sérios, com conteúdo de qualidade e administrados com seriedade o que, para quem busca gerar valor a longo prazo, é uma ótima notícia! A seguir vamos falar sobre como ganhar links legítimos:

 

Como ganhar bons backlinks

• Crie conteúdos únicos e de boa qualidade. Responda dúvidas legítimas, resolva problemas recorrentes de um setor, escreva sobre processos que agreguem valor a sua cadeia, e escreva sobre tudo que seja de interesse para a sua área, focando especialmente na sua buyer persona.

LEIA TAMBÉM:  Como Aumentar O Trafego Do Blog Com AMP (Accelerated Mobile Pages)

• Conteúdo de qualidade é valorizado por todos. Seja em infográficos, ebooks ou conteúdos que explicam tudo sobre algo, o valor gerado normalmente é reconhecido por outras pessoas que produzem conteúdo de qualidade. Por isso, busque produzir conteúdos que outros portais e pessoas irão querer divulgar.

• Não fale apenas do produto ou serviço. Para inspirar pessoas a divulgar aquilo que você está produzindo, é necessário envolve-las na sua missão, no porquê por trás do seu serviço e produto. Quando as pessoas se identificam com essa mensagem, elas naturalmente divulgam ela para amplificar seu alcance!

• Faça Guest Posts! Criar conteúdo de qualidade para sites relevantes do seu nicho é sensacional para ampliar a base do seu público, como também parcerias com outros produtores sérios. O seu alcance vai crescer exponencialmente, e um guest post pode levar a outro facilmente!

Mesmo que linkbuilding não é tão fácil quanto antigamente, hoje em dia quem faz isso corretamente acaba conseguindo gerar valor duradouro. A cada dia – e atualização – que passa, os sites que engajam em linkbuilding malicioso sentem menos e menos resultados positivos, sofrendo grandes repercussões e consequências negativas. Por isso, por mais que a tarefa pareça árdua, ela ainda é a melhor maneira de gerar valor, tanto para você quanto para sua comunidade.

A melhor maneira de aprender é ensinando, então aplique esses ensinamentos e comece a gerar valor para a sua comunidade hoje!

 

Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments