Pular para o conteúdo

Aprenda a investir na Bolsa sem prejudicar suas finanças

  • por Aline Moura
investir na bolsa, finanças pessoais, estratégias de investimento, diversificação de carteira, educação financeira, gestão de riscos, mercado financeiro
▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Esta postagem foi atualizada em 17 de outubro de 2023

 

A bolsa de valores é um assunto que divide opiniões ao redor do mundo, isso porque existem pessoas que investem nela e amam os resultados, e aqueles que não tiveram boas experiências ou têm medo de começar nesse mercado. 

Nos últimos tempos, diversas promessas de dinheiro fácil e em alta quantidade foi o assunto que movimentou a internet e as redes sociais, e dentre tantas maneiras de se ganhar dinheiro, a bolsa de valores sempre estava no meio. 

Entretanto, por falta de caráter e humanidade em algumas pessoas, que usavam tais ofertas como fachada para a aplicação de golpes e a realização de crimes, meios éticos e bons para se ganhar dinheiro acabaram sendo manchados.

A bolsa de valores acabou sendo uma delas e, desde então, muitas pessoas pensam e repensam sobre a decisão de investir o seu dinheiro neste universo ou já fogem assim que ouvem falar deste nome. 

Acontece que a bolsa de valores está longe de ser o monstro que muitos pensam, todas as suas ações contam com o devido acompanhamento, assim como uma casa pode contar com um bom sistema de monitoramento residencial para manter a segurança do imóvel.

Mas também é normal que muitas pessoas fiquem com medo de investir na bolsa, afinal de contas, você estará colocando o seu dinheiro lá e só quem trabalha todo dia para ganhar o seu salário sabe quanto cada real vale. 

Entretanto, hoje nós iremos desconstruir essa imagem ruim da bolsa de valores e fazer você ver que ela não apresenta grandes perigos quando se aprende a usá-la para o bem e da maneira certa, que será justamente o conteúdo que veremos hoje.  

Bolsa de valores: conceito, funcionamento e importância

Para começo de conversa, precisamos entender que a bolsa de valores nada mais é do que um espaço que reúne diferentes ações e investimentos que você pode pagar para receber uma devida porcentagem em ganho após um tempo. 

A bolsa de valores pode ser acessada por qualquer perfil, seja o de uma empresa de administração de condomínios ou até mesmo de uma pessoa que deseja começar a ver o seu dinheiro rendendo mais. 

A bolsa de valores é um conjunto de investimento que te permite comprar pequenas ações de empresas, imóveis, grandes comércios e diversos estabelecimentos que te pagarão uma determinada quantia em lucro dentro do prazo estipulado desse investimento. 

Nos últimos tempos, muito se fala sobre os investimentos, como eles rendem mais do que a poupança e como as pessoas podem usá-los a seu favor para ganhar ainda mais dinheiro. Dentre os mais famosos e seguros estão: 

  • Tesouro direto;
  • Tesouro pré-fixado;
  • Criptomoedas;
  • Fundos imobiliários;
  • CDB;
  • Entre outros. 

A bolsa de valores acaba gerando um certo receio devido aos perigos que algumas ações podem apresentar, por exemplo, se uma empresa na qual você possui ações falir, você pode acabar perdendo o seu dinheiro junto com ela. 

Por mais inevitável que isso possa parecer, é algo que foge do seu controle e pode acontecer a qualquer momento. Por isso, empresas que vendem forro de mesa sempre possuem uma reserva de emergência para os imprevistos. 

Dentro da bolsa de valores você encontra diversos tipos de ações, dos mais variados valores mínimos para aplicação, com os mais variados intervalos de tempo e porcentagem de ganhos, funcionando como uma espécie de shopping, mas lá, você compra ações. 

Com o passar do tempo, a bolsa de valores se tornou cada vez mais importante no mercado financeiro e em todo o mundo, pois trouxe para as pessoas uma nova forma de guardar dinheiro e, o melhor, de ver ele rendendo muito mais sem precisar fazer nada. 

Claro que isso depende do tempo em que o dinheiro ficará investido, da quantia e frequência com a qual você investe, mas não há como negar que se trata de uma forma inovadora e que mudou por completo o mercado. 

Passo a passo de como investir na bolsa de valores 

Para te ajudar a entender ainda mais sobre esse universo, selecionamos um passo a passo de como investir na bolsa de valores, seja na ação de uma empresa de eletrocentro ou de uma grande marca de roupas. Confira: 

1 – Abra sua conta em uma corretora 

A primeira coisa a se fazer é abrir uma conta em uma corretora, que é como se fosse uma espécie de banco dos investimentos, é por lá que você conseguirá ter acesso à bolsa de valores e as ações que estão disponíveis. 

Hoje, existem diversas corretoras que atendem os mais diferentes públicos, a abertura da conta é gratuita e simples, por isso, procure uma com especialistas e amigos, abra a sua e comece a estudar quais são as melhores ações para você. 

2 – Conheça seu perfil de investidor 

Quando você está criando a sua conta na corretora, a maioria delas tende a fazer um teste para descobrir qual o seu perfil de investidor, e isso serve para que elas lhe recomendem os melhores investimentos que vão mais de acordo com esse seu perfil. 

Existe desde os arrojados que não tem medo de investir tudo o que possuem em projetos luminotécnicos, por exemplo, até mesmo os mais conservadores, que limitam seus investimentos a ações que sejam mais seguras, vale a pena conhecer o seu perfil. 

3 – Avalie as ações disponíveis

E é claro que, após tudo isso, é de suma importância que você avalie muito bem as ações que estão disponíveis e se atente a todos os requisitos e informações para saber se aquela é a melhor para você. 

Antes de investir o seu dinheiro, é possível saber todas as informações sobre aquela ação, sendo assim, use isso a seu favor e obtenha o máximo de dados que conseguir para evitar investir em algo que não seja bom para o seu perfil. 

Com esse passo a passo, simples, mas efetivo, você já conseguirá começar a sua trajetória de sucesso dentro da bolsa de valores e apostar em ações que correspondam ao seu perfil de investidor e que te tragam ótimos resultados. 

Dicas de como investir na bolsa sem prejudicar a sua renda

Para finalizar, não poderíamos deixar de dar algumas dicas de investimento na bolsa sem que isso prejudique a sua renda, seja da sua empresa de sistema de combate a incêndio ou a sua pessoal.

Isso é muito importante, pois, muitas pessoas ainda acreditam que investir na bolsa de valores é algo que fará com que elas percam dinheiro na certa, mas esse é um grande mito, é preciso conhecimento e cuidado para fazer isso corretamente. Veja abaixo como: 

Estude o mercado com antecedência 

A primeira coisa a ser feita é estudar muito bem o mercado no geral e, principalmente, as ações em que deseja investir, pois é só estudando com antecedência que você poderá ter uma maior e melhor noção sobre isso. 

Pesquisar sobre outras pessoas que já investiram naquela ação também é uma boa atitude, e aguardar para verificar se seus dados oscilam ou se a ação se mantém neutra, gerando lucro e um terreno seguro para que você também possa investir. 

Peça opinião de especialistas 

Hoje, existem diversos especialistas que falam abertamente sobre bolsa de valores e que te ensinam a usar seu dinheiro na corretora de forma segura, e por falar em segurança, é sempre importante se lembrar de ativar o leitor biométrico da sua conta.

Na internet e nas redes sociais existem diversos perfis que falam sobre as melhores ações da bolsa e até mesmo consultores particulares que podem te ajudar nesse processo, vale a pena ir atrás deles e ter o apoio de quem entende bem sobre o assunto.

Separe uma pequena porcentagem 

E é claro que as ações da bolsa de valores jamais devem reter todo o seu dinheiro, pelo contrário, essas ações são investimentos como outros e, por isso, devem reter apenas uma porcentagem de tudo o que você ganha. 

O que os especialistas recomendam é que você separe cerca de 20% a 30% de tudo o que ganha no mês para seus investimentos, sejam os da bolsa ou outros, mas jamais coloque todo o seu dinheiro em uma ação. 

Atente-se ao valor mínimo de investimento 

Por último, mas longe de ser menos importante, atente-se ao valor da ação, assim como um cliente se atenta ao valor das portas de pvc que deseja comprar, caso contrário, você pode acabar fazendo uma dívida que não consegue pagar. 

Existem ações caríssimas na bolsa e as mais baratas, muitas vezes, no calor do momento, uma pessoa pode não prestar atenção nisso e acabar cometendo uma grave gafe, sendo assim, lembre-se sempre de verificar tal valor com antecedência. 

Com dicas simples como essas, você conseguirá começar a dar os seus primeiros passos dentro da bolsa de valores com muita segurança e tranquilidade, sabendo que tem onde se apoiar e pedir ajuda, caso precise. 

Considerações finais 

Dessa forma, você será o mais novo investidor ou investidora do mercado, entrando neste universo que tem mudado muitas vidas e feito as pessoas olharem para o dinheiro de forma mais leve e cuidadosa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

Resolva o desafio *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x