Pular para o conteúdo

As vantagens do uso de criptoativos em negócios digitais

criptoativos
▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Esta postagem foi atualizada em 27 de abril de 2023

 

Com o crescente avanço da tecnologia e a digitalização cada vez mais presente nos negócios, os criptoativos têm se destacado como uma forma de transação financeira segura e eficiente.

Porém, assim como qualquer outra forma de investimento ou pagamento, há vantagens e desvantagens em seu uso. Neste artigo, vamos ver os dois lados da criptomoeda, explorando algumas das principais vantagens e desvantagens dos criptoativos em negócios digitais.

Dessa forma, poderemos entender melhor como essa tecnologia pode ser aplicada e quais os cuidados necessários para garantir um uso adequado. Além disso, ao explorar pontos positivos e negativos é possível analisar se é rentável o uso das criptomoedas, tanto como cliente quanto como empresário.

Afinal, é possível adotar os criptoativos como forma de pagamento em praticamente qualquer empresa, até mesmo em uma que comercializa bombas de engrenagem online, por exemplo.

O que são criptoativos

Primeiramente, precisamos definir o conceito. Os criptoativos, ou criptomoedas, são uma forma de moeda digital que utilizam criptografia para garantir a segurança e a autenticidade das transações.

Eles são descentralizados, o que significa que não são controlados por nenhum governo ou instituição financeira diretamente. Logo, é seguro afirmar que os criptoativos são mais independentes e menos suscetíveis à manipulação de forma geral.

Como funcionam os criptoativos

Quando pensamos no funcionamento, dizemos que as criptomoedas operam através de uma tecnologia chamada blockchain, que é uma espécie de livro-razão digital compartilhado por inúmeros usuários da rede.

Cada transação é validada e registrada no blockchain, o que torna o processo mais seguro e transparente.

Além disso, os criptoativos são minerados através de processos matemáticos complexos, o que garante sua escassez e possibilita sua valorização. A mineração também ajuda a manter a segurança da rede, uma vez que é necessário um poder computacional considerável para validar as transações.

O crescimento de seu uso atualmente 

Nos últimos anos, o uso de criptoativos tem crescido rapidamente, especialmente entre investidores e empresas que buscam uma forma de transação mais segura e eficiente.

As moedas digitais passaram por vários altos e baixos ao longo dos anos de sua utilização, porém, elas se tornaram especialmente populares nos últimos tempos e vem sendo adotadas por diversas empresas.

O uso de criptoativos também têm se expandido para outros setores além do financeiro, como a área de saúde e a indústria do entretenimento.

Além disso, algumas empresas já começaram a aceitar tais moedas como forma de pagamento, o que pode indicar um futuro cada vez mais digital e descentralizado para o mundo dos negócios.

Com os exemplos mais populares sendo o Bitcoin e o Ethereum, empresas dos mais diversos ramos passam a aceitar criptoativos como forma de pagamento, como uma marca que vende bico aspersor, por exemplo.

As vantagens de utilizar criptoativos em negócios digitais 

Agora que você já sabe a definição do conceito, bem como seu funcionamento básico e o crescimento de seu uso, devemos pensar nas vantagens de utilizar as criptomoedas em seu negócio.

Ao entender o que detalhamos em cada um dos tópicos a seguir, você poderá compreender os principais motivos de adotar as criptomoedas na sua companhia, seja ela de celulares, capacitores elétricos, bucha de bronze ou qualquer outro tipo de produto.

Segurança 

Uma das principais vantagens dos criptoativos é a segurança que eles oferecem para as transações de forma geral.

Como mencionado anteriormente, as transações são validadas e registradas em um livro-razão digital compartilhado, o que torna o processo mais transparente e, consequentemente, seguro.

Além disso, como os criptoativos são descentralizados, ou seja, não são controlados por nenhuma instituição financeira ou poder público, o que significa que não estão sujeitos a manipulação ou controle externo.

Logo, com as criptomoedas, é garantido uma maior segurança de quem realiza uma compra em negócios digitais, seja de um sensor de temperatura ou de qualquer outro produto.

Rapidez e eficiência 

Além da alta segurança, as transações com criptoativos são geralmente mais rápidas e eficientes do que as efetuadas com moedas tradicionais.

Isso acontece porque as transações são processadas de forma descentralizada e sem a necessidade de intermediários, como bancos, o que torna o processo mais ágil e menos burocrático.

Além disso, as transações feitas com criptomoedas podem ser realizadas a qualquer momento, em qualquer lugar, o que facilita a realização de negócios internacionais e o acesso a novos mercados.

Custos mais baixos dos criptoativos

Também é possível dizer que os negócios realizados com moedas digitais, geralmente, têm custos mais baixos do que as transações feitas com moedas tradicionais. Isso ocorre por um fator já citado, que é a ausência de intermediários envolvidos.

Além disso, como os criptoativos são descentralizados, não há custos de manutenção ou controle por parte de instituições financeiras, o que torna o processo mais econômico para empresas que buscam reduzir seus custos operacionais.

Logo, adotar as criptomoedas pode ser uma boa opção para reduzir alguns gastos, seja em uma empresa de manutenção industrial ou em outra de um nicho diferente do mercado.

Maior privacidade 

Outro tópico, de certa forma atrelado com o primeiro, de segurança, é que transações com criptoativos também oferecem maior privacidade do que as transações com moedas tradicionais.

Isso ocorre devido a tudo o que já foi dito, relacionado a tecnologia blockchain que baseia as criptomoedas. Em suma, as informações pessoais dos usuários não são divulgadas em nenhuma compra, a não ser que eles queiram se identificar.

Além disso, algumas criptomoedas oferecem recursos de privacidade adicionais, como a possibilidade de ocultar o endereço das transações ou a utilização de criptografia avançada para proteger diversas informações dos usuários.

Potencial de valorização 

Por fim, como última vantagem da utilização de criptomoedas, é seguro dizer que elas têm potencial de valorização, o que pode ser vantajoso para empresas que desejam investir em novas tecnologias ou diversificar sua carteira de investimentos.

Embora haja riscos envolvidos, como em qualquer investimento, o mercado de criptoativos tem crescido rapidamente nos últimos anos e pode oferecer oportunidades de lucro para algumas companhias nesse setor.

Seja a sua empresa um centro de usinagem CNC ou qualquer outro tipo de negócio, utilizar criptoativos pode gerar resultados lucrativos ligados à valorização dessas moedas.

As desvantagens de utilizar criptoativos em negócios digitais 

Embora os criptoativos ofereçam várias vantagens para empresas que desejam realizar transações financeiras de forma mais segura e eficiente, também existem desvantagens a serem consideradas.

Volatilidade 

Apesar do potencial de valorização, recém citado, a volatilidade é uma das principais desvantagens dos criptoativos. Isso é, sua alta taxa de variação ao longo de curtos períodos de tempo.

As flutuações nos preços das criptomoedas podem ser extremamente rápidas e imprevisíveis, o que pode resultar em perdas significativas para empresas que investem nesse setor.

Além disso, as criptomoedas podem ser afetadas por fatores externos, como notícias do mercado, decisões governamentais ou mudanças na tecnologia subjacente.

Isso pode tornar difícil prever o valor futuro das criptomoedas. Logo, o investimento é definido como de “alto risco”. Da mesma forma que os lucros podem ser grandes, as perdas também.

Falta de aceitação 

Apesar do crescimento no uso de criptoativos, ainda existem muitas empresas e pessoas que não os aceitam como forma de pagamento. Isso pode limitar a utilidade das moedas digitais caso você deseje adotá-las em sua companhia de bombas hidráulicas ou qualquer outro segmento.

Além disso, as criptomoedas ainda são vistas como uma novidade por muitos investidores e consumidores, o que pode afetar sua aceitação e adoção em massa.

Regulamentação incerta 

A descentralização das criptomoedas é, de forma geral, uma vantagem. Todavia, isso torna a regulamentação dos criptoativos ainda incerta em muitos países, o que pode tornar difícil para as empresas operarem nesse setor de forma segura e legal.

Embora vários locais no mundo tenham adotado regulamentações claras para criptomoedas, muitos outros ainda estão desenvolvendo suas políticas nesse sentido.

Logo, pode ser difícil para as empresas entenderem as regras e regulamentações aplicáveis, tornando a aplicação do recurso mais incerta.

Aprendizado e treinamento 

Também podemos dizer que as empresas que desejam usar criptoativos em seus negócios precisam investir em aprendizado e treinamento para seus funcionários e gestores.

Isso pode ser um desafio, especialmente para companhias menores que podem não ter os recursos necessários para fornecer treinamento adequado.

Além disso, as criptomoedas são uma tecnologia complexa e em constante evolução, o que significa que é necessário se manter atualizado com as últimas tendências e inovações para garantir que estejam usando a tecnologia de forma eficaz e segura em seus negócios.

Seja em uma empresa que vende dobradeira de calha ou em um restaurante que deseja aceitar criptomoedas como pagamento, o aprendizado e o treinamento podem ser desafios.

Conclusão 

Como podemos ver, existem várias vantagens e desvantagens em usar criptoativos em negócios digitais.

Embora os pontos positivos possam superar os negativos em algumas situações, as empresas precisam avaliar cuidadosamente esses riscos e desafios antes de investir em criptomoedas ou usá-las em suas operações diárias.

A volatilidade dos preços, a falta de aceitação, a regulamentação incerta, e a necessidade de aprendizado e treinamento são apenas alguns dos desafios que as companhias podem enfrentar ao usar criptoativos.

Porém, a alta segurança, agilidade, privacidade assim como os baixos custos e o potencial de valorização podem ser extremamente vantajosos para uma companhia.

Logo, é necessário uma compreensão adequada de cada um dos tópicos, bem como de todos eles em comparação. Dessa forma, será possível adotar as criptomoedas em sua empresa e colher os benefícios ao longo do tempo, afinal, a tecnologia tende a evoluir. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

Resolva o desafio *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x