Pular para o conteúdo

Como preparar seu negócio para aceitar criptomoedas

Como preparar seu negócio para aceitar criptomoedas
▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

 

Como preparar seu negócio para aceitar criptomoedas
Imagem de Worldspectrum / Pexels

As criptomoedas estão fazendo uma revolução no jeito que as pessoas utilizam o dinheiro. Por isso, explicaremos neste texto como preparar seu negócio para aceitar esta forma de pagamento.

Quando temos um negócio online, para fazermos ainda mais sucesso, o ideal é que tenhamos diversas formas de pagamento para que o cliente consiga escolher a melhor forma de pagar por aquele produto ou serviço. Por este motivo, é tão importante preparar seu negócio para aceitar criptomoedas. 

Mesmo não tendo muita visibilidade do uso da criptomoeda no dia a dia é um mercado que não para de evoluir. Para termos uma ideia, a importação de criptomoedas teve um aumento de 40% no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Apesar de, na teoria, tudo ser fácil, na prática, não é bem assim. Isso acontece porque as pessoas ainda não estão muito familiarizadas com as criptomoedas.

 Então, vamos ver como se preparar para ter um negócio de sucesso ao aceitar criptomoedas?

Entenda o que é necessário fazer para preparar seu negócio para aceitar criptomoedas

Se pegarmos o número de pessoas, pelo mundo, que já utilizam as criptomoedas pelo menos uma vez, podemos chegar à quantidade de 300 milhões de pessoas, segundo o estudo The Future of Payments 2025. Muita gente, não é mesmo?

Fora que começar a aceitar criptomoedas no seu negócio online fará com que você fique à frente de seus concorrentes, principalmente, quando o assunto é inovação e tecnologia. Da mesma forma que vimos uma mudança no mundo pós-internet, temos o mesmo comportamento com o dinheiro virtual. 

 O primeiro passo na sua loja virtual pode ser com o Bitcoin, criptomoedas muito conhecida no Brasil. Para começar a aceitar esta forma de pagamento, será necessário implementar uma carteira (wallet) que seja ajustado com a Lightning Network ou até mesmo fazer a contratação de um intermediário (gateway) de pagamento que fará a integração no seu negócio online.

Existem algumas empresas que já oferecem este tipo de serviço no Brasil e estão preparadas para ajudar empreendedores digitais a fazer a integração com o e-commerce. São elas: 

  • VTEX: A integração é garantida porque a empresa tem uma parceria com o gateway Bit.one;
  • Kamoney: Por meio de API ou um plugin WordPress, você poderá aceitar criptomoedas;
  • BTCPay: Tem uma outra forma de autoprocessamento e, por isso, não necessita de intermediários;
  • Shopify: Por meio do BitPay, Coinbase Commerce e Coinpayments, a empresa garante a integração com a criptomoeda. 

Veja quais são as vantagens de aceitar criptomoedas no seu negócio online

Claro, que além de oferecer mais uma forma de pagamento e, com isso, aumentar as chances de conversão no seu e-commerce, existem outras razões para preparar seu negócio para aceitar criptomoedas que só trarão benefícios para a sua empresa. 

1 – Diminuição das fraudes

Quando uma loja virtual aceita o pagamento via criptomoedas, ela está minimizando os riscos de fraudes, principalmente, aquelas que acontecem com cartão de crédito, já que a transação é irreversível. 

Isso mesmo! Após a finalização do pagamento, não tem como voltar atrás, diminuindo o pagamento de taxas e sem estornos de pagamentos porque o cliente não reconheceu a compra em seu cartão, por exemplo.  

2 – Pagamento rápido

Diferente do que estamos acostumados com os pagamentos via cartão de crédito, por exemplo, que às vezes o empreendedor digital precisa esperar para ter o recebimento da compra na sua conta, com as criptomoedas o valor é repassado instantaneamente.

3 – Expansão de clientes

Quando temos diversidade de pagamentos, a probabilidade de aumentar o número de clientes é ainda maior. Afinal de contas, aquele cliente que está no seu e-commerce e só tem saldo em criptomoedas, por exemplo, terá a oportunidade de pagar pelo produto ou serviço utilizando a sua carteira virtual. 

Tudo isso sem precisar fazer a conversão para o dinheiro “real” para finalizar a compra. 

Vale lembrar que o uso ainda no Brasil não é grande, mas o esforço é válido e deve ser avaliado pelas pessoas que possuem e-commerce. Assim, quando tivermos o “boom” desta forma de pagamento a sua loja virtual já estará com tudo implementado. 

Você já utilizou criptomoedas para fazer algum pagamento? Conte nos comentários como foi a sua experiência. 

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

Resolva o desafio *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x