Esta postagem foi atualizada em 17 de outubro de 2023
Investir em criptomoedas tornou-se muito popular em diversas camadas sociais, porém é importante compreender quais cuidados tomar ao realizar esse tipo de transação.
Devido a alta do valor da moeda, a procura tornou-se maior. Essas são moedas que foram projetadas para serem limitadas, ou seja, não é possível realizar a criação de novas moedas enquanto todas já estiverem disponíveis no mercado.
Sendo assim, o número de Bitcoins disponíveis no mercado são os únicos a circularem na economia, tornando-o um bem valioso devido à escassez das moedas.
Desta forma, esse cenário torna-se alvo para investidores que buscam por novas modalidades de investimento com o intuito de multiplicar sua renda, mas a falta de conhecimento deste mercado pode ser prejudicial, já que é uma modalidade de alto risco.
Alertar sobre os riscos desta negociação permite que conheça todos os cenários dentro deste mercado e tem o intuito de esclarecer dúvidas. Desta forma, o investidor entra nesta modalidade mais seguro e ciente de todos os cenários possíveis.
Exemplificando, é como investir em uma nova empresa, como em uma escola que possua curso nr10 valor. Conhecendo todos os pontos do mercado, quais suas aplicações, rentabilidade e entre outras, permite um investimento claro e assertivo.
Conteúdo:
Conheça os detalhes das criptomoedas
Para compreender todos os pontos importantes desta negociação, listamos alguns pontos essenciais para a elucidação de possíveis dúvidas.
Regulamentação
Atualmente não há qualquer regulamentação para compra e venda de criptomoedas. No desenvolvimento do projeto, um dos intuitos da criação desta modalidade era exatamente não ter regulamentação e a ausência de quaisquer instituições financeiras governamentais.
Este é um dos motivos que tornam este mercado um investimento de alto risco. Caso haja alguma intercorrência durante a movimentação destas moedas, não há meios de registrar reclamações.
Assim, o controle do Bitcoin é descentralizado, ou seja, todos participam do controle da moeda, pois não há um único local que controle todo o ativo.
Instabilidade
Por estar exposto aos movimentos de mercado, possuindo seu valor estipulado a partir da lei da oferta e demanda, torna esta modalidade extremamente volátil.
O mercado de criptomoedas funciona 24 horas por dia e seus compradores e vendedores não são conhecidos. Desta forma, torna-se mais difícil compreender as altas e as quedas da moeda.
Em alguns casos, os motivos são claros, como a aceitação como meio de pagamento em carteiras digitais, já em outros casos seriam somente especulações sobre as altas e baixas na modalidade.
Esta moeda pode ter uma variação muito rápida, caindo ou subindo muito em um único dia, ação que não se aplica em outros investimentos ou ativos de renda variável.
Invasões e fraudes
Todo serviço online possui riscos de invasões e fraudes. As possibilidades de invasões iniciam-se em ataques às corretoras até invasões à própria carteira do investidor caso não esteja em um local seguro.
Na comercialização deste ativo, inúmeras pessoas realizaram tentativas fracassadas de invadir o blockchain, que é uma rede onde são armazenadas todas as transações da criptomoeda e passou a ser considerada inviolável após todos os fracassos das invasões.
Porém, por estar disponível no mundo digital, não se pode afirmar que este cenário não possa ser alterado.
Além das tentativas de invasão do sistema, pessoas utilizam o nome Bitcoin para se aproveitar da falta de controle e baixo conhecimento da maioria das pessoas, prometendo altas rentabilidades ou propostas de aluguel de criptomoedas.
Pode-se observar que o problema não está no investimento, e sim em pessoas que utilizam do Bitcoin com o intuito de lesar pessoas e também nos investidores muitas vezes gananciosos e com pouco conhecimento que acreditarem nessas promessas.
Segurança
Devido a instabilidade da modalidade, as criptomoedas não podem atuar como base de segurança para seus outros investimentos. A falta de correlação entre o Bitcoin e outros ativos não permite que seja utilizada como base.
Podemos citar alguns possíveis motivos que impossibilitem a utilização da criptomoeda como base, sendo eles:
- Falta de regulamentação;
- Instabilidade;
- Falta de fiscalização;
- Descentralização.
Alguns destes fatores podem ser considerados impeditivos para que a modalidade atue como base em outros investimentos.
Regulação e fiscalização
A criação da criptomoeda foi realizada com o intuito de responder ao capitalismo tradicional em que cada país é responsável por sua moeda. A missão é justamente funcionar de maneira paralela aos governos.
Desta forma, esta modalidade não possui fiscalização, sendo responsabilidade integral de seus investidores. Mesmo que pareça atraente, há pontos que devem ser levados em consideração.
Caso uma corretora seja invadida ou seu pen drive com chaves seja perdido ou danificado, não há uma forma de recuperar ou abrir algum tipo de queixa ou reclamação.
Qual o intuito da criação das criptomoedas?
Primeiramente, além de ser uma moeda descentralizada, como dito anteriormente, o Bitcoin não foi criado para ser um investimento como no caso de uma máquina de pintura airless.
Esta modalidade foi criada para ser uma alternativa ao capitalismo tradicional, ou seja, é uma moeda de circulação global, sua abrangência permite que seja utilizado em diversos países.
Porém, ao pensar que qualquer coisa que possa se valorizar torna-se um investimento, podemos categorizar o Bitcoin como um investimento igual ao transportador de roletes, que é uma peça importante para indústria, por exemplo.
O importante em transações de criptomoedas é compreender quais são seus riscos e determinar uma porcentagem que mantenha o investidor confortável em caso de perdas neste investimento.
Através de um plano de investimento é possível que esses danos sejam previstos e procure estratégias para compensar uma possível intercorrência.
Crie um plano de investimento
Uma estratégia ou um plano de investimento poderá ajudar os investidores novatos e os mais experientes a ter uma visão mais aberta sobre o mercado, e isso poderá ser aplicado às criptomoedas e outros investimentos.
Primeiramente, é necessário entender qual seu perfil de investidor. Através disso você conhecerá quais são suas características em relação aos investimentos e principalmente ao risco envolvido.
São divididos em três categorias: conservador, moderado ou arrojado. Cada categoria possui uma indicação de carteiras de investimentos que são adequadas ao seu perfil.
Para os investidores de criptomoedas, o perfil é o arrojado, em que é aceito correr risco quando trata-se de rentabilidade.
Pessoas com este perfil ficam confortáveis em lidar com oscilações do mercado e com diversos ativos em carteira, sendo um perfil dinâmico e intenso, porém não impulsivo.
O investidor arrojado compreende quais são os riscos e limitações dos investimentos que estão em alvo através de uma estratégia de investimento.
Logo, para iniciar neste meio, orienta-se que faça um bom plano que junte orientações que guiem como investir seu dinheiro. Funciona como um mapa, indicando os caminhos mais adequados no mercado financeiro com base no seu perfil.
É uma combinação de decisões que levam em consideração aspectos de cada investidor e indicam as opções mais adequadas, mas é importante que compreenda que não é uma receita infalível ou universal.
Com princípios básicos, como respeitar as características do indivíduo, ela está diretamente ligada ao perfil de investidor que indica o nível de tolerância ao risco de quem dispõe dos recursos.
Assim, o plano busca orientar de forma assertiva a alocação em investimentos que respeitem o perfil e ao mesmo tempo seja desenvolvida para que os resultados ajudem no alcance dos objetivos financeiros.
Por exemplo, uma empresa que está em desenvolvimento de um software restaurantes foi analisada por um grupo de investidores como um investimento de médio risco, ou seja, é ideal para pessoas com perfil moderado de investimento.
Compreende-se que mesmo havendo riscos, há possibilidade maior de rentabilidade a longo prazo ao injetar recursos nesta empresa.
Além da estratégia de investimentos direcionar sobre investir em renda fixa ou variável, esse instrumento auxilia na tomada de decisão.
Considere que o mercado financeiro possui diversas alternativas de investimento, como conectores harting, e através das estratégias é possível limitar as escolhas, definindo quais são mais pertinentes a cada investidor, atuando como um guia auxiliando a alcançar seus objetivos.
Também é extremamente útil para conter os impactos negativos, desta forma torna-se muito útil para investidores das criptomoedas. Com uma estratégia bem definida, diminui-se os riscos de tomadas de decisão baseadas somente no mercado.
Como decidir investir em um fornecedor de produtos de informática quando seu perfil é diferente do que este mercado procura.
Por este motivo, as estratégias são individuais, adequadas à realidade de cada indivíduo e por isso existem inúmeras possibilidades. Para realizar uma montagem correta, leve em consideração os diversos tipos e classificações.
Por exemplo, pode-se definir duas estratégias de acordo com a classe do investimento> O primeiro é em renda fixa, que são investimentos onde é possível conhecer ou prever a rentabilidade.
Há também o em renda ativa, como alugar um prédio para que uma empresa de consultoria financeira para pequenas empresas possa funcionar em um endereço comercial.
É necessário conhecer o perfil do investidor como conservador, moderado ou arrojado. Em um perfil moderado, o investidor mantém o interesse pela segurança, mas se dispõe a abrir mão de parte dela para obter retornos melhores.
Assim, este investidor poderá passar a injetar recursos em empresas de consultoria elétrica com o intuito de melhorar sua rentabilidade.
Os cuidados necessários para investimentos em geral podem ser iniciados a partir do reconhecimento de seu perfil investidor, possibilitando a criação de planos de investimento em que diminuem os impactos financeiros.
Conhecer os ativos também é uma forma importante de iniciar no mundo dos negócios, pois possibilita ter domínio das informações e evitar equívocos durante a aplicação de fundos.
Sendo assim, o alinhamento de todas essas características torna os investimentos mais claros e conscientiza a todos sobre os possíveis riscos existentes em cada operação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.