Pular para o conteúdo

O futuro das criptomoedas e seu impacto no mercado financeiro

criptoativos recomendados, análise de mercado, diversificar carteira, estratégias de investimento, riscos e benefícios, comparativo entre criptomoedas, tendências do mercado cripto
▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Esta postagem foi atualizada em 10 de maio de 2023

 

Criptomoedas: sem dúvidas, esse é um dos termos que mais vem chamando a atenção nos últimos anos, para se ter uma noção, o ano de 2021 foi o ápice do crescimento desse mercado aqui no Brasil, registrando um incrível crescimento de 938%, por mais que passasse por momentos de instabilidade durante o ano de 2022 e 2023, o seu crescimento anual médio se manteve na casa dos 50%, com cerca de 6,3 milhões de brasileiros declaram que investem nesse mercado de acordo com a Anbima. 

No meio de tanta popularização, é claro que o foco seria voltado totalmente para os cripto ativos, afinal, é um mercado novo de investimentos que pareceu ser bastante atrativo e lucrativo para os investidores. Contudo, é importante lembrar que a manutenção dos equipamentos utilizados nesse mercado também é essencial para garantir a eficiência do processo, como por exemplo, o filtro de ar para compressor, que é responsável por filtrar o ar que entra no compressor e garantir o bom funcionamento do equipamento.

 A pioneira desse mercado foi justamente a Bitcoin, criptomoeda que foi criada em 2008. São mais de 15 anos no mercado, e períodos bem voláteis, com alta em alguns pontos, baixa em outro, mas nunca as criptomoedas chegaram a ser colocadas para fora da jogada como uma marmita de plástico descartável, que possui a sua função, seu uso e depois vai para o lixo.

Mas com tantos investidores e em contraponto, tanta decaída nos últimos anos, qual será o futuro das criptomoedas? Como está distribuído o seu espaço dentro do mercado financeiro e qual o seu impacto? Bora conferir isso e muito mais no texto abaixo, então vem com a gente!

Qual o mercado atual das criptomoedas?

Bom, as criptomoedas sem dúvidas, fazem parte dos assuntos mais comentados dos últimos anos, é inegável que os cripto ativos viveram um ápice muito grande principalmente no ano de 2021, onde houve um aumento no volume de investidores e esse tipo de investimento ganhou um foco cada vez maior. 

Durante esse ano, para se ter uma noção, a capitalização desse setor passou de 800 bilhões de dólares em janeiro, para 3 trilhões de dólares em dezembro. Porém, por mais que tenha vivido o ápice em 2021, o mercado deu uma recuada em 2022, por exemplo, a bitcoin chegou a cair até US$ 29.367 na mínima do dia. Em geral, quase todas as criptomoedas registraram baixa de 20% no ano de 2022.

Isso só mostra o quão volátil são as criptomoedas e como elas passaram de momentos excelentes para um período considerado em baixa. Atualmente, elas se mantêm estáveis, porém com um cenário mais negativo, com registro de quedas diárias e algumas dificuldades para se realocar no mercado. Contudo, assim como a manutenção de uma fábrica de engrenagens é importante para garantir o funcionamento dos equipamentos, é necessário continuar acompanhando as tendências do mercado e se adaptando às mudanças. Será que as criptomoedas merecem uma chance em um display expositor ou seu tempo de fama acabou sendo deixado para trás?

O que esperar para o seu futuro?

Qualquer um pode especular valores e fazer previsões para o mercado dos cripto ativos nos próximos anos, e acredite, muitas pessoas farão isso, mas acredite, esse não é um cálculo tão simples quanto aparenta ser, o cenário atual é de recuo e de instabilidade, mas todos nós já vimos o que as criptomoedas são capazes de fazer. 

Além disso, existem diversos fatores que podem influenciar diretamente o seu uso, sua popularidade e é claro, o seu valor final, esse mercado ainda está passando por um processo de regulação assim como uma adoção maior não só como investimento, mas como moeda aprovada e funcional. 

Isso faz com que o seu valor seja mais volátil, afinal, fazer com que elas sejam seguras e possam circular pode ser visto como algo positivo no ponto do seu uso mas é em relação aos seus investimentos? A descentralização das criptomoedas é um dos seus pontos fortes, e o que acontece caso seu uso seja interrompido?

Outro ponto é justamente o desenvolvimento de novas tecnologias, o uso recorrente das criptomoedas faz com que cada vez mais, sejam desenvolvidos recursos tecnológicos diferentes, que garantam a segurança nas transações bancárias, e a evolução desse mercado, como o setor irá reagir a tudo isso?

Como ela impacta o mercado financeiro?

O ponto principal aqui é justamente a sua descentralização e a sua competição com as chamadas moedas convencionais, muitas vezes, os cripto ativos aparecem como uma solução melhor para algumas instituições e transações, é como se elas usassem um bebedouro de água industrial para fornecer água potável aos seus funcionários, e decretar a melhor opção para suas necessidades.

Com essa disputa, e a descentralização do sistema bancário, as criptomoedas acabam mexendo demais no mercado financeiro, abrindo novos paradigmas, problemas e até mesmo soluções como o uso dos blockchains.

Quais as principais mudanças que elas geram?

Em um contexto geral, as criptomoedas impactam em basicamente tudo que citamos acima, desde a sua descentralização bancária, até a sua segurança nas transações, e na aplicação de novas tecnologias como o desenvolvimento do blockchain

Além desses fatores, a sua expansão de adoção juntamente com aprovação e uso em outros países além da sua regulação, também acabam sendo temas bastante debatidos e em alta dentro do mercado. 

De modo geral, as criptomoedas funcionam como um verdadeiro furacão, gerando mudanças por todo lugar que passam, alterando a funcionalidade de muitos quesitos dentro do mercado financeiro e trazendo novas possibilidades com o seu uso. 

Afinal, investir em criptomoedas é algo atrativo para o futuro?

É praticamente impossível afirmar se as criptomoedas serão ou não um bom investimento no futuro, elas fazem parte daquele estilo volátil de investimento, com pouca estabilidade e com um risco enorme, a nossa dica é olhar para elas com carinho mas não ser sua única fonte na sua carteira. 

Seja versátil assim como um serviço de corte e dobra de chapas, análise diferentes opções, adicione as criptomoedas mas com diversificações, acompanhe suas mudanças mercadológicas, fique de olho na sua regulação e nos valores oscilantes durante os meses. 

No final das contas, podemos afirmar que o futuro das criptomoedas é incerto, mas elas certamente terão um impacto significativo no mercado financeiro. É importante acompanhar de perto as tendências do mercado e as mudanças regulatórias para entender melhor as oportunidades e riscos associados a essas moedas digitais.

O que achou do texto? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

 

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

Resolva o desafio *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x