Esta postagem foi atualizada em 27 de abril de 2023
Ao contrário do Bitcoin, moeda digital criada em 2008, a identidade do seu criador ainda é um mistério.
Muitas teorias foram criadas a respeito de quem está por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto – que pode ser um homem, uma mulher ou até mais de uma pessoa.
Nos últimos anos a popularidade do Bitcoin tem crescido e com ela, o mistério que envolve Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin.
Conteúdo:
Satoshi Nakamoto: o criador do Bitcoin
Satoshi Nakamoto fez sua primeira aparição na web em agosto de 2008, por meio do domínio bitcoin.org, que foi registrado por ele.
Depois disso, o criador do Bitcoin começou a reunir uma rede de pessoas interessadas em criptografia.
Seu primeiro passo foi enviar um e-mail para várias dessas pessoas informando que estava trabalhando em um novo sistema eletrônico de dinheiro.
Neste primeiro contato, Satoshi realizou o envio do white paper apresentando dados e informações sobre o Bitcoin.
Entre as informações, estava o fato de que o sistema era descentralizado e não dependia de terceiros.
É o caso também do que acontece com as fintechs, que tornam o caminho mais simples entre o cliente e o produto financeiro.
Entretanto, ao contrário das fintechs, que não têm um modelo de funcionamento padrão, o Bitcoin funciona sob um modelo imutável e super controlado de criptografia: o Blockchain.
Satoshi Nakomoto continuou trocando mensagens com os desenvolvedores até abril de 2011, quando enviou sua última mensagem.
Nesse período Satoshi criou até mesmo um fórum de discussões sobre a criptomoeda, que passou a ser o meio utilizado por ele para se comunicar com os desenvolvedores.
Quem é Satoshi Nakamoto?
Até hoje a identidade de Satoshi não foi comprovada, mas existem inúmeras teorias sobre seus possíveis criadores.
Confira algumas delas!
David Kleiman e Craig Wright
Declarações contraditórias e um processo na justiça envolvem a família do falecido David Kleiman e do cientista da computação Craig Wright.
De um lado Wright se autointitula o criador do Bitcoin, do outro lado a família de Kleiman afirma que os dois criaram o criptoativo juntos.
Wright também venceu um processo contra o operador do site Bitcoin.org, inicialmente lançado por Nakamoto e depois repassado para outros desenvolvedores.
Segundo Wright, é de autoria dele o white paper divulgado no site. O operador do site, conhecido como Cobra, nega essa informação e afirma que Craig é um “notório mentiroso”.
Na comunidade do Bitcoin a fama de Wright também não é das melhores, já que se ele for realmente Nakamoto, ele teria como provar.
Até agora não há provas concretas de que Craig é Satoshi Nakamoto.
Dorian Nakamoto
Uma colunista da revista Newsweek afirmou em sua coluna, em 2014, que Dorian Nakamoto era quem estava por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto.
Dorian nega ser o criador da criptomoeda.
Hal Finney
Hal Finney foi a primeira pessoa a receber uma transferência de Bitcoin em 2009.
Finney, falecido em 2014, foi um programador e criptógrafo, conhecido por investir Bitcoins no processo de congelamento de corpos para serem ressuscitados no futuro.
Nick Szabo
A especulação em volta de Nick Szabo, se dá por que ele é o criador da proposta bit gold, proposta em 2005.
Muitos afirmam que o bit gold é o precursor do Bitcoin e, por isso, associaram o nome de Szabo ao de Satoshi Nakamoto, mas Nick nega o título.
Wei Dai
Dai é um engenheiro da computação citado por Nakamoto em seu white paper.
Dentre as várias criações de Dai, como esquemas de algoritmos criptográficos, ele também é autor de um estudo sobre um sistema de dinheiro eletrônico, o B-money.
O que aconteceu com Satoshi Nakamoto
Depois de fazer a sua última publicação no fórum de Bitcoin, o Bitcointalk, Nakamoto repassou o repositório como código do Bitcoin para o desenvolvedor Gavin Andresen, que passou a tocar o projeto.
Desde então não se tem mais notícias concretas sobre Satoshi, mas a comunidade continua especulando a autoria do Bitcoin.
Satoshi Nakamoto é considerado a 13ª pessoa mais rica do mundo
Satoshi já era bilionário desde 2013, quando o preço do Bitcoin atingiu o valor de 1000 dólares. Isso porque acredita-se que ele tenha mais de 1 milhão de Bitcoins em sua carteira.
Com isso, Nakamoto tem uma fortuna estimada em mais de US $65 bilhões, colocando-o como a 13ª pessoa mais rica do mundo.
Conclusão
O Bitcoin tem se mostrado um investimento cada vez mais estável e está despertando a atenção de muita gente no mercado.
E não é só o Bitcoin. As criptomoedas, de forma geral, têm ganhado força e estão longe de atingir o seu auge. Por isso, agora é a hora de aprender sobre elas e dominar este cenário como ninguém.
Se você quer aprender mais sobre criptomoedas e como ganhar dinheiro com elas, conheça mais sobre a Mentoria em Criptoativos do Aula Plus!