Pular para o conteúdo

Quais impactos da Blockchain?

Blockchain e transparência, Segurança de dados, Contratos inteligentes, Criptomoedas e finanças, Supply chain descentralizado, Tokenização de ativos, Economia colaborativa
▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Esta postagem foi atualizada em 14 de maio de 2023

 

Para abordar o tema das criptomoedas, que está cada vez mais em alta no mercado, é fundamental entender o que é blockchain e a importância dessa tecnologia.

Esse mecanismo inovador é constantemente associado com o Bitcoin, mas ele vai muito além das criptomoedas.

Sua real função recai principalmente sobre a possibilidade de armazenar informações e dados que envolvem os pagamentos efetuados na rede do Bitcoin, de uma forma confiável, segura e robusta.

O que é o Blockchain?

Traduzindo o termo para o português temos algo como “cadeia de blocos”. Trata-se de uma estrutura de dados que efetua transações financeiras de forma direta, sem intermediários. Desse modo, o blockchain propicia para as operações financeiras mais:

  • Agilidade;
  • Transparência;
  • Eficiência;
  • Dinamismo.

Sua empresa de bobina de filme stretch deve saber que também não existe a necessidade de ter uma entidade centralizada para fazer a conferência e a validação das movimentações realizadas.

Qual é a importância do Blockchain?

Existem diversos sistemas de blockchain, mas o modelo mais usado é aquele voltado especificamente para as transações envolvendo o Bitcoin.

O seu grande diferencial é a possibilidade de compartilhamento dos dados com todos os participantes do sistema de criptomoedas.

O blockchain é uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais importância. Diversos setores já estão usando essa ferramenta em suas operações financeiras, comerciais, eleitorais, etc.

Também é muito usado em seguradoras, empresas de segurança e corretoras de ações, com uma espécie de contrato inteligente. Tenha em mente que trata-se de um conjunto de informações que não podem ser mudadas depois de serem armazenadas.

Sua empresa de bobina térmica personalizada deve saber que o melhor é que as informações inseridas no blockchain são devidamente criptografadas.

Para conferir maior segurança e integridade aos dados, o sistema também exige uma assinatura digital. Dessa forma, qualquer usuário que faça parte desse grande banco de dados, consegue ter acesso a todas as transações realizadas.

É importante mencionar que as informações inseridas não podem ser modificadas após seu processamento.

A tecnologia do blockchain pode ser acessada de qualquer lugar, o que significa que o sistema pode ser distribuído para milhares de computadores em tempo real.

Por fim, você deve saber que também é possível criar uma atualização com cópias sincronizadas em questão de segundos. 

Impactos da blockchain na cadeia de suprimentos

A revolução da Web 3 não deixa nenhum mercado de fora, incluindo até mesmo segmentos como o Direito, que consegue evoluir com a aplicação do conceito.

Um importante segmentos que têm evoluído é a cadeia de suprimentos e ainda tem um longo chão para percorrer. Nesse sentido, o mercado de Supply Chain se moderniza mais a cada dia, exigindo cada vez mais de organizações, como:

  • Indústrias;
  • Produtores;
  • Comercializadores;
  • Traders;
  • Compradores, etc.

Como pode perceber, ele envolve toda a cadeia envolvida em um processo industrial de produtos, como um fornecedor de material elétrico.

No painel das soluções para Supply Chain e da Indústria 4.0 do segundo dia do Blockchain Rio Festival.

Trata-se de uma discussão muito relevante que levantou as necessidades e as possibilidades desse mercado que envolve o relacionamento comercial entre todos os países. 

Entre os três principais benefícios que esse segmento precisa, podemos citar o financeiro, a rastreabilidade e a sustentabilidade.

Quando uma empresa consegue combinar esses 3 pontos ela passa a participar da evolução desse mercado, e isso é sem volta.

Não importa o setor de sua empresa, a supply chain só tem a ganhar com o uso do blockchain e da descentralização de dados.

O principal benefício é que o conceito serve para oferecer confiança em uma cadeia de valor. Sem uma confiança plena entre as organizações, o blockchain aporta essa confiabilidade por tecnologia e garante a transação para todos os lados.

Usando o blockchain na cadeia logística é possível garantir a rastreabilidade, da mesma forma que tudo que a web 3 prega, eliminando intermediários.

Sua empresa de revestimento epóxi, por exemplo, deve imaginar a quantidade de documentos em papéis que a cadeia irá imprimir.

Hoje em dia, todo navio de exportação com centenas de contêineres de produtos, conta com um contêiner somente para o armazenamento dos documentos das cargas em papel, o que não é nada sustentável.

Rastreabilidade

A rastreabilidade tem como finalidade acompanhar todo o processo, encurtando a distância entre extremos de uma cadeia de valor e eliminando os intermediários.

Por exemplo, pense na venda de uma caixa de leite. Caso compre esse produto, certamente vai se interessar em saber mais detalhes sobre a origem do leite. 

Implementando o blockchain na cadeia, é possível ter acesso de forma rápida a informações como:

  • Vacina do gado;
  • O que o gado comeu;
  • Localização da fazenda;
  • Responsável pelo envasamento;
  • Origem da embalagem;
  • Processo de envasamento;
  • Data da manutenção mais recente do aparelho de envasamento;
  • Empresa responsável pelo transporte;
  • Trajeto do produto fez até chegar em sua empresa.

Empresas brasileiras que vendem para as nações árabes, passariam muito mais confiança aos compradores.

Sua empresa de lã de rocha para isolamento acústico, por exemplo, deve estar ciente que o maior desafio do mercado é conseguir reunir todos os atores do processo e todos os pontos da cadeia.

Blockchain e as commodities

Cerca de 95% do ouro produzido em nosso país é ilegal. É muito difícil acompanhar e garantir que cada etapa do processo de extração de ouro seja registrada em papel, e esses documentos podem se perde no caminho.

Por essa razão, quase todo o ouro do Brasil não tem sua origem definida, fazendo com que garimpos ilegais continuem funcionando a todo vapor, pois seu produto não pode ser rastreado.

Caso esse mercado consiga implementar o blockchain para acompanhar toda a cadeia de produção, certamente o mercado de metais preciosos terá um impacto positivo em termos de confiabilidade e legalização.

Rastreabilidade no setor de serviços

Esse sistema é um bom exemplo para sua empresa de tela galvanizada para galinheiro em termos de rastreação. 

Todos os modems são registrados na blockchain, assim como as operações de suporte e manutenção. Usando a ferramenta de Analytics, é possível controlar a qualidade dos terceiros que fazem o serviço.

Aplicando estratégias como a Business Intelligence, diversas empresas conseguem identificar possíveis problemas de operação e padrões de seus prestadores de serviço.

Saber a localização de cada modem ajuda a entender a qualidade de seus produtos e a reduzir custos com manutenção. Esse case de sucesso pode ser aplicado a qualquer negócio.

Quais são os benefícios do Blockchain para as empresas?

O principal intuito da criação do blockchain é atuar no armazenamento de transações com o Bitcoin. Porém, é importante ressaltar que essa tecnologia pode ser utilizada para guardar qualquer tipo de dado.

Sua empresa de manutenção hidráulica predial deve se interessar por saber que existem muitas vantagens do blockchain.

Primeiramente, é possível registrar transações com alta segurança desde quando elas são inseridas e existe uma maior confiabilidade no processo de armazenamento dos registros.

Não existe a necessidade de chamar um intermediário para salvar os registros provados, o processo é mais seguro e as transações são verificadas pelas pessoas que participam da rede, de forma que o sistema fica livre da maioria dos tipos de fraude.

Ocorre uma redução nos custos direcionados para o armazenamento dos registros da empresa, principalmente em razão da possibilidade de salvar os dados de forma descentralizada e usando uma solução de código aberto.

Também existe mais transparência nos processos administrativos, pois o registro é analisado de forma rápida de forma que a empresa pode validar a integridade dos processos de armazenamento com mais precisão e segurança.

Você pode verificar a integridade de todos os registros de forma simples e prática: análise o hash dos blocos que estão mais próximos para validar a confiabilidade do registro.

Por fim, existe uma relativa privacidade que garante a visibilidade na medida correta de informações que são disponibilizadas na rede.

Isso quer dizer que as partes sensíveis do blockchain podem ser ocultadas para manter a segurança do usuário, como uma empresa de aquecedor a gás, de forma que isso não implique na visualização e na verificação dos dados do bloco.

Considerações finais

O grande desafio é saber desenhar e implementar soluções como essa de forma que agregue valor para todos os participantes de uma cadeia de relacionamento comercial.

Alguns acham que não é possível implementar o blockchain e rastreabilidade em organizações de pequeno e médio porte.

Porém, a verdade é que já existem no mercado todas as ferramentas possíveis e necessárias para resolver esse problema. Nesse sentido, é preciso saber exatamente como essas tecnologias integradas se encaixam na rotina de sua empresa.

Isso é a indústria 4.0, a evolução do segmento. Como é cada vez uma necessidade importante e árdua, quem implementar primeiro a rastreabilidade na indústria terá uma maior vantagem competitiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x