Pular para o conteúdo

Qual criptoativo devo investir?

  • por Aline Moura
criptoativos recomendados, análise de mercado, diversificar carteira, estratégias de investimento, riscos e benefícios, comparativo entre criptomoedas, tendências do mercado cripto
▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Esta postagem foi atualizada em 22 de abril de 2023

 

Os criptoativos têm se tornado um assunto recorrente em todos os lugares, seja em uma roda de amigos, numa festa, enfim, sempre tem alguém falando das vantagens em se investir, mas você sabe se realmente é um bom negócio?

Bom, o mercado tradicional até tentou manter um pouco de distância dos criptoativos, porém não deu tão certo assim, pois eles se espalharam rapidamente, alcançando portfólios de:

  • Investidores de varejo;
  • Investidores institucionais;
  • Bancos;
  • Corretoras de valores mobiliários;
  • Construtoras;
  • Times de futebol.

A verdade é que essa é uma febre que vem se espalhando nos últimos anos, seja um professor ou o dono de uma empresa de oxigênio medicinal, todos querem investir e ver que o potencial dos criptoativos.

Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, continue lendo este artigo, pois separamos as informações mais importantes para você descobrir se o criptoativos é um bom investimento.

Eu sei que esse é um assunto um pouco complexo, mas criamos um texto que te fará entender de uma vez por todas o que são criptoativos, além de dicas de quais são as criptomoedas mais promissoras para se investir em 2023. Boa leitura!

O que são criptoativos?

Vamos começar do início: para que você entenda se esse é um bom investimento, é preciso conhecer todo o conceito dos criptoativos, então saiba que essa é a denominação para os ativos virtuais protegidos por criptografia.

Esse é um processo que codifica mensagens e dados de uma forma que os deixa mais seguros durante a comunicação. Saiba que existem diversos tipos de criptos no mercado, sendo eles:

Entre outros, esses ativos costumam rodar em uma blockchain, que é um grande banco de dados descentralizado que nasceu com o Bitcoin lá no final de 2008.

Para você entender melhor como funciona esse sistema, imagine um livro-caixa de uma loja de máquina extrusora de plástico. É nesse livro que são registradas todas as motivações, e o blockchain é parecido.

Porém diferente do livro-caixa, ele não é controlado por nenhuma autoridade, que nesse caso serão bancos centrais ou o próprio governo, dessa forma as regras são definidas e gerenciadas por códigos e as transações confirmadas e validadas pelos usuários.

Diferença entre criptoativo e criptomoeda

Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre os criptoativos, deve estar se perguntando qual a diferença dele para a criptomoeda, se os dois servem para investir como você investe em uma empresa de bombas hidráulicas, por exemplo.

Saiba que as criptomoedas são um tipo específico de criptoativos, dentro desta classe temos os mais conhecidos do mercado, que são:

  • Bitcoin (BTC);
  • Ethereum (ETH);
  • Litecoin (LTC);
  • Ripple (XRP);
  • Binance Coin (BNB);
  • Dogecoin (DOGE).

Para você entender da melhor forma, as criptomoedas são bem semelhantes ao dinheiro que você usa para comprar um tênis, uma serpentina de cobre, enfim, porém esse é um dinheiro digital, você não tem cédulas dele circulando por aí.

Mas ele funciona como uma moeda de troca para facilitar transações comerciais no meio digital, e como não é uma moeda fiduciária, elas não são emitidas pelo governo.

Além disso, as criptomoedas funcionam como uma reserva de valor. Vamos ao exemplo do ouro: você não vê ninguém comercializando essa pedra, porém as pessoas guardam para ser utilizadas de alguma forma.

As criptomoedas também podem ser usadas como unidade de conta para descrever o valor de bens como uma empresa de corte plasma cnc, além de serviços e produtos, sendo assim toda criptomoeda é um criptoativo, mas nem todo criptoativo é uma criptomoeda.

Você irá entender isso um pouco melhor, pois vamos apresentar alguns tipos de criptomoedas, assim ficará mais fácil de fixar essa ideia na sua cabeça.

Quais as principais criptomoedas para se investir?

Como você já entendeu o conceito de criptoativos e criptomoedas, vamos te apressar quais são os melhores investimentos, seja você um pintor ou funcionário de uma empresa de fresa para tupia, saiba que é possível sim investir nessa moeda.

Geralmente o processo é bem simples e o investimento não costuma ser tão alto, o que facilita para que todos tenham acesso a esses investimentos. Confira a seguir as opções que são promissoras para o ano de 2023.

Polygon (MATIC)

A Polygon é uma cripto que conseguiu captar grandes aportes mesmo durante o mercado de baixa que teve no ano de 2022, por isso ele tem se transformado em um investimento muito promissor.

Mesmo durante a crise ela performou muito bem e conseguiu lançar novas soluções de tecnologia para a segunda camada de blockchain, também construiu relevância para atrair parcerias grandes.

Alguns especialistas acreditam que após a atualização The Merge, a próxima fase da rede será focada em escalabilidade, o que é muito importante para os investidores.

Dessa forma, neste ano de 2023 irá ocorrer a valorização das criptos de projetos que irão facilitar o desenvolvimento de aplicações na rede Ethereum, como a MATIC.

Ethereum (ETH)

Especialistas afirmam que o Ethereum é interessante por causa do The Merger, que foi bem-sucedido neste ano, com isso os desenvolvedores do blockchain chegaram à seguinte conclusão: por mais que as entregas se atrasem, elas são feitas com excelência.

O The Merge sem sombra de dúvidas foi uma das atualizações mais esperadas na história dos blockchains, com isso o Ethereum acabou mudando o seu modelo de mineração de proof-of-work, em português prova de trabalho, para proof-of-stake ou prova de participação.

Mas o que isso significa? Bom, com isso foi possível reduzir o consumo de eletricidade no processo, tornando tudo mais sustentável e atraente ao mercado. Além disso, já estão previstas duas atualizações em 2023.

Isso indica que esse é um cripto que promete muito esse ano, pois pode haver novidades ainda mais promissoras para esse ativo.

Só para você entender essas mudanças no Ethereum, a primeira prevê mudanças na EVM, já a segunda está focada em garantir soluções de escalabilidade.

Uniswap (UNI)

Essa é uma boa indicação para esse ano, hoje esse projeto é considerado pelo mercado como uma “blue chip” das finanças descentralizadas, sendo a exchange mais relevante que se tem notícias do mercado.

Essa é um cripto que teve uma queda nos anos de 2021 e 2022, porém os especialistas acreditam que ela tem grandes chances de melhorar nos próximos anos, tudo isso graças ao tamanho do volume negociado e a busca de criadores do blockchain pela inovação.

Como ela é promissora, pode ser investida por pessoas que desejam crescer, como funcionários de uma empresa de servo motor ou vendedores de carros, por exemplo.

Para você ter ideia de como o uniswap é uma cripto que promete, nos dias atuais os volumes negociados já se equiparam aos volumes negociados pela Coinbase, que é nada mais nada menos que a maior exchange regulada nos Estados Unidos.

Fora isso, neste ano o projeto comprou o agregador de NFTs Genie, além de fazer uma parceria com a Moonpay, isso significa que agora os brasileiros conseguem acessar a uniswap diretamente pelo PIX, facilitando as transações.

Isso é um grande indicador de que a cripto será valorizada no próximo ano.

Bitcoin (BTC)

Não poderíamos deixar de falar dele, o queridinho dos investidores, o Bitcon, afinal ele é líder do mercado, pois reage a grandes movimentações de preço e é referência para todos os criptoativos.

Se você nunca ouviu ninguém falar sobre investimento de Bitcoin em um bar, no refeitório de uma empresa de pórtico rolante ou durante qualquer reunião, realmente não sei em qual mundo você está vivendo, pois desde que os criptoativos surgiram, ele é popular.

Devido a toda essa grande capitalização de mercado, é esperado que o ativo tenha menos movimentações e preço se comparado com as altcoins, que é uma cripto alternativa do Bitcoin.

Pelo Bitcoin ser um das principais criptos do mercado, ele é visto como um investimento de reserva de valor, até porque a sua volatilidade é menor que de outros ativos do setor, principalmente em momentos que ocorrem queda abrupta.

Como você pôde ver, os criptoativos são muito rentáveis e podem ser investidos por todos que tenham interesse dependente da sua classe social, eles costumam ser ativos simples de se entender, por isso o seu grande sucesso.

Seguindo essa lista de investimentos, você terá sucesso nos criptoativos e conseguirá ter um bom retorno financeiro, afinal seria esse o fruto do nosso dinheiro e investimentos? Fato é que os criptoativos já são uma realidade no mundo nos dias de hoje.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x