Esta postagem foi atualizada em 7 de julho de 2023
Os utility tokens, termo que, ao ser traduzido para o português, fica tokens de utilidade, são uma classe de criptoativos que, de forma geral, oferecem alguma utilidade para os detentores, como:
- Descontos;
- Acessos exclusivos a locais;
- Cupons de descontos para a compra de itens.
Esses ativos rodam em blockchain, que é uma espécie de banco de dados que pode ser acessado por qualquer pessoa. Esse projeto se tornou muito popular nos últimos anos após a explosão dos fan tokens e criptos de clubes de futebol.
Esses ativos funcionam como um programa de sócio-torcedor 2.0, onde qualquer pessoa, seja o funcionário de uma empresa de instrumentos cirúrgicos ou até um motorista, consegue investir.
Para te ajudar a entender mais sobre esses criptoativos utilitários e como eles funcionam, além de se eles são seguros, continue lendo este artigo, pois separamos as informações mais importantes sobre o tema.
Conteúdo:
O que são tokens?
Mas afinal, o que são tokens? Se você estava em uma roda de conversas e ouviu do seu colega que trabalha na empresa de distribuidora de aço inox e não sabe ao certo sobre o que isso, vamos te explicar.
Bom, tokens são representações digitais de um ativo, que pode ser:
- Títulos privados;
- Imóvel;
- Ação;
- Investimento.
Eles costumam estar presentes em blockchains, como a Ethereum (ETH), que é uma das redes mais populares para a criação de ativos digitais, mas saiba que existem diversos tipos no mercado, como:
- Tokens não-fungíveis (NFTs);
- Security tokens;
- Utility tokens.
Porém os utility tokens são o foco deste artigo, então saiba que ele serve como uma espécie de ficha para o uso futuro se um serviço ou de um produto. Vamos nos aprofundar melhor nesse assunto no decorrer do texto.
O que são criptomoedas?
Quando você ouve falar em ações de criptoativos, com certeza deve vir à sua mente criptomoedas, afinal essa é umas moedas digitais mais conhecidas por todo mundo, desde um professor até o dono de uma loja de grampeadores cirúrgicos.
De uma forma bem simples, a criptomoeda é um ativo digital que utiliza uma codificação com base em criptografia para realizar e rastrear as transações, dessa forma ele é um dinheiro totalmente virtual, sendo assim não existem cédulas físicas, tudo é feito no universo digital.
Com isso, por se tratar de uma moeda digital, esses ativos operam sem nenhuma autoridade central ou instituição que regule e crie regras e possa gerenciar o fluxo de dinheiro.
Outra diferença da criptomoeda é que quando você deseja comprar uma cabine de pintura industrial usando o real, por exemplo, faz as transações utilizando um banco onde o seu dinheiro fica guardado, certo?
No caso das criptomoedas, você pode enviar e recebê-las sem a necessidade de um intermédio, sejam eles bancos ou emissores de cartão de crédito. Você realiza essas transações direto na carteira digital da outra pessoa.
Diferença entre utility token e criptomoedas
Bom, agora que você já sabe o que é um utility token é uma criptomoeda, vamos te explicar um pouco melhor qual a diferença desses dois ativos.
Saiba que tanto o utility token quanto a criptomoeda são um criptoativo, que são ativos digitais baseados em blockchain e protegidos por criptografia, mas apesar deles fazerem parte da mesma classe, eles possuem algumas diferenças.
Os utility tokens sempre oferecem algo ao detentor. Pense que é como se você fosse a uma loja comprar uma máscara de proteção respiratória e ganhasse um álcool em gel, hidratante, enfim, você iria sair do local com alguma recompensa.
Já as criptomoedas não oferecem essa vantagem. Para você entender um pouco melhor, vamos a um exemplo prático, o fan token $MENGO, que é o utility token do Flamengo.
Esse ativo foi lançado em 2021 e quem investisse tem a chance de participar da votação para escolher a frase da parede do vestiário do clube, lá no Maracanã. Que torcedor não quer ter a honra dessa escolha, não é mesmo?
Isso fez com que muitas pessoas se interessassem em investir nesse utility token, fosse um motorista ou um funcionário de reboque tanque, por isso esse tipo de ativo é tão popular e chama atenção no mercado.
Por outro lado, as criptomoedas funcionam como uma reserva de valor e unidade nas carteiras digitais dos investidores, se assemelhando ao dinheiro, como se fosse um dinheiro digital, por assim dizer.
Saiba que tanto aqui no Brasil como em diversos países, o Bitcoin é aceito como moeda de troca, seja para comprar um forno contínuo, usar em shoppings, cafeterias e imobiliários como forma de pagamento.
O que é security token?
É fundamental que você saiba o que é security token e qual a diferença para utility token, pois esses dois termos geralmente causam confusão.
Portanto, um security token é uma espécie de criptoativo que geralmente está ligado a algum valor mobiliário, como um imovél de uma empresa de roda motriz, por exemplo, devido a isso sua emissão pode depender do aval do regulador.
Com isso, no final do ano passado a CVM disse que iria prestar mais atenção para as ofertas que não estavam sendo registradas de security tokens.
Tanto no Brasil como nos Estados Unidos, os reguladores costumam realizar um teste, que é chamado de Howey Test, com ele é possível determinar se o token se enquadra na categoria de security. São analisados parâmetros como:
- Investimento em dinheiro;
- Forma do negócio;
- Maneira de obtenção de lucro.
Sendo assim, os utility tokens são bem diferentes dos security tokens, pois são ativos que ficam fora do radar do regulador devido a sua finalidade e o seu formato que são semelhantes a um programa sócio-torcedor.
Utility tokens são seguros?
Agora a pergunta que não quer calar: será que os utility tokens são realmente seguros? Quando se trata de criptoativos, as pessoas costumam ter o pé atrás, afinal é um dinheiro digital que não tem regulamentação.
Vamos te explicar direitinho para que você consiga investir nesse ativo de forma segura, afinal conhecer é o ponto principal para conseguir definir esses aspectos.
As blockchains, que são as redes onde os tokens estão baseados, são realmente seguras, e isso acontece pois quanto mais computadores ligados à uma cadeia, mais protegida essa rede costuma ser.
Só para você ter uma ideia, a rede de Bitcoin nunca foi hackeada. Já houveram inúmeras tentativas, mas nunca ninguém conseguiu de fato, e isso também vale para a rede do Ethereum, que é utilizada para o desenvolvimento de projetos tokens.
A questão nesse caso é que os utility geralmente são smart contracts, ou seja, contratos inteligentes, que são escritos por seres humanos, com isso pode conter alguns erros ou fraudes podem ser aplicadas.
Só para você entender, smart contract é um espécie de programa que é executado através de regras que são pré-estabelecidas. Dessa forma, essas falhas humanas em protocolos de tokens podem ser uma boa oportunidade para que os hackers entrem em ação.
Segundo levantamento da empresa de segurança Certik, em 2022, hacks em projetos cripto geraram um prejuízo de US$ 3,7 bilhões aos usuários. O que é mais preocupante é que parte desses hacks foram perpetrados pelos próprios criadores.
Por isso, se você deseja entrar nesse investimento, os especialistas recomendam que antes de adquirir qualquer token, você precisa avaliar com muita calma e cautela os fundamentos do protocolo.
Não saia colocando o seu dinheiro naquilo que você não conhece, é crucial que você leia toda documentação, verifique quem são os envolvidos e ouça a opinião de pessoas que conheçam sobre o assunto.
Uma dica é fugir dos protocolos muito novos, com apenas alguns dias de vida. Às vezes as promessas de valorização tendem a ser altas, mas pense que isso pode ser um golpe e você pode perder todo o seu dinheiro.
Além disso, é fundamental que você veja quem são os desenvolvedores do token. Se eles forem anônimos, fuja, pois existem mais chances de ser fraude, afinal, sem a identidade fica mais difícil de descobrir quem são eles.
Conclusão
Os utility tokens são um bom investimento e vêm se tornando muito populares, principalmente no que diz respeito aos times de futebol, porém é fundamental que se olhe com certa cautela para esse investimento e suspeite sempre.
Só entre nessa se você tiver absoluta certeza que esse ativo é seguro, pois há grandes chances de fraudes, e você pode acabar se frustrando no mundo dos criptoativos. Pense que, como tudo na vida, você precisa desconfiar sempre, e no mundo dos negócios não é diferente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.