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Curadoria de conteúdos: qual a importância para o seu negócio digital?

Veja aqui por que aplicar a curadoria de conteúdos em seu negócio digital e como usar essa estratégia para crescer a sua marca!

 

Diferente do que muitos pensam, curadoria de conteúdos não é plágio. Ou seja, não significa encontrar um post na internet e copiar o que foi elaborado por determinado autor.

Mas sim, é apresentar as informações mais relevantes, a partir da idéia de um conteúdo já postado, desde que este seja de alta qualidade. Então, ao publicar um conteúdo, a sua marca precisa oferecer algo de valor para o usuário.

Ao buscar fontes confiáveis, é possível alcançar esse objetivo. Mas, como aplicar esta estratégia?
 

Como usar a curadoria de conteúdos em sua marca

Mais do que pegar um conteúdo pronto e jogá-lo em seu blog, a curadoria de conteúdos permite que você crie um novo conteúdo a partir do já publicado. Assim, poderá oferecer uma perspectiva pessoal para os seus leitores, obtendo algo único.

Portanto, podemos dizer que curadoria de conteúdo é uma prática que inspira o escritor a criar um conteúdo relevante ao seu público, com informações completas e seguras. Além disso, a prática também permite citar fontes confiáveis ao seu leitor, o que promoverá aos criadores, receber os créditos.

Sabendo disso, para fazer a curadoria de conteúdo de forma acertada, é preciso considerar os tópicos de inspiração. Este deve ser de fonte confiável, com informações completas e seguras.

Além disso, é importante organizar todos os conteúdos que você vai utilizar e planejar como transformá-lo em algo único e relevante ao seu público. E para ajudá-lo ainda mais, verifique se as fontes selecionadas oferecem os dados suficientes para resolver o problema dos seus usuários.

Considere também se o conteúdo chave vai ajudar a sua marca a ganhar mais presença digital, ou seja, se vale a pena abordar tal tópico. No geral, será preciso selecionar as fontes e os tópicos de cada uma, bem como organizar as informações e definir como irá complementá-las.

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Após, basta compartilhar com o seu público alvo, considerando os canais que ele está mais presente. No geral, considere as seguintes práticas ao fazer a curadoria de conteúdos:

  • Use fonte de autoridade no assunto;
  • Conte com as ferramentas certas, como o Google Alerts, por exemplo;
  • Adicione os créditos, inclusive, com links externos;
  • Publique com mais frequência no blog;
  • Diversifique os canais de postagens.

 

Quais são as vantagens da curadoria de conteúdos?

Ao aplicar a curadoria de conteúdos, é possível fazer uso de dados seguros e levar informações realmente relevantes aos seus leitores. Veja algumas vantagens!

1. Oferecer informações úteis para sua audiência

Os leitores usam os buscadores para encontrar respostas às suas dúvidas. Mas, para aparecer entre as primeiras posições, é preciso responder exatamente a pergunta do leitor.

O Google, por exemplo, traz uma lista de sites que ele julga ser mais pertinente e materiais que oferecem maior qualidade. Mas, para estar entre as primeiras sugestões do buscador, é preciso oferecer um conteúdo completo e de qualidade. Assim, com a curadoria de conteúdos, você pode oferecer o que seu leitor precisa.

Um bom exemplo é um site que foca no nicho de seguros e se inspira nas páginas das próprias seguradoras, compondo assim, um texto atraente e que tira as dúvidas do leitor. Por exemplo, oferecendo dicas para escolher a melhor seguradora de carro, residencial e outros produtos, como contratar o seguro mais barato, tabelas de preços do seguro, entre outros.

Além disso, utiliza outras fontes confiáveis, como da SUSEP, ANS, Reclame Aqui e outras. Ou seja, tira as dúvidas do leitor, traz informações úteis e baseadas em fontes seguras.

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2. Ser referência no assunto

A curadoria de conteúdos também ajuda a sua marca a se tornar uma referência no assunto, conforme o seu nicho. Ao utilizar materiais diversos, relacionados ao seu mercado, você mostra para o seu público que está focando nas últimas tendências e informações.

Isso ajuda a sua marca a ganhar presença digital, mas também ser vista como uma especialista no assunto.

3. Maior frequência de publicações

Quando se trabalha com o marketing de conteúdo, aprendemos que é importante manter a frequência das publicações. Mas, por mais experiente em determinado nicho que o escritor seja, poder se inspirar em outras fontes ajuda muito.

Portanto, fazer uso de determinadas publicações é bastante relevante para manter o volume de interações com os seus usuários, seja no blog ou nas redes sociais.

4. Fortalecer o relacionamento com seus usuários

Oferecer um material de qualidade e sempre atual, ajuda na fidelização de seus leitores. Afinal, ao encontrar diversas informações úteis, seguras e completas, faz com que os usuários retornem sempre para acompanhar as suas publicações.

Portanto, a curadoria de conteúdo contribui com a sua audiência, mantendo um relacionamento com potenciais clientes. Então, preparado para aplicá-la?

Por: Andreia Silveira, editora no site SeguroAuto.org

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