Pular para o conteúdo

Aposentadoria cedo, a era dos que trabalham muito

  • por Aline Moura
▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Esta postagem foi atualizada em 7 de julho de 2023

Quando se fala sobre o mercado de trabalho, é possível encontrar os mais diversos perfis de profissionais, modelos que acompanham também as especificidades necessárias para cada segmento de mercado, onde é preciso ter um certo perfil para obter destaque.

Pois se por um lado o mercado de ações exige a ação de um profissional de grande energia, disposto a acompanhar todas as mudanças que ocorrem na bolsa de valores de forma a identificar as melhores aplicações, na área de educação se exige mais paciência.

Ou seja, o perfil pessoal de cada indivíduo pode ser também um direcionador para a sua carreira, cabendo aos educadores identificarem certos traços já na juventude, apresentando a esse aluno opções onde ele pode estabelecer uma carreira e ali se destacar, por exemplo.

Cenário que leva uma pessoal a ter um maior desempenho em um serviço mais automático, como na instalação de cabeamento de rede telefonia predial, enquanto outro pode se sair melhor em uma área mais criativa, atuando como redator publicitário em uma agência.

Colocar um tipo de profissional em uma carreira que fuja do seu perfil pode ser desastroso tanto para a empresa como para esse indivíduo, cabendo a um bom serviço de admissão procurar pela descrição de funcionários que melhor se adequem ao seu serviço oferecido.

Mesmo com esse direcionamento, é importante ter cuidado para não se fechar em arquétipos e coisas do tipo, já que o funcionamento de um negócio depende da relação e contribuição dos mais variados tipos de perfis, ampliando assim o desempenho da empresa.

Cenário que aponta para a importância de reconhecer o valor de contar com diferentes perfis durante a estruturação de empresas, criando dessa forma um negócio que esteja preparado para lidar com as mais diversas situações, com o auxílio de um time diverso.

E quando se fala sobre essa pluralidade de profissionais, é preciso compreender também as diferentes visões que podem estar sendo adotadas para a forma que o trabalho em uma companhia é realizado, reconhecendo o valor e importância divergente a cada profissional.

Isso porque ao mesmo tempo em que em uma equipe é possível encontrar alguém que prefira se destacar apenas dentro do que é esperado de si, outros preferem trabalhar além desse limite, visando melhores resultados, além da chance de garantir uma boa poupança.

Esse último perfil inclusive é bastante comum de ser visto no mercado, a ponto de receber uma nomenclatura própria.

A presença do FatFIRE nas empresas

O FatFIRE se trata de uma estratégia profissional na qual um funcionário resolve trabalhar ao máximo durante a juventude, o que envolve pegar horas extras, jornada dupla, além de muitos outros tipos de investimentos que possam aumentar sua renda a longo prazo.

Uma prática que, associada a uma boa organização financeira, pode levar ao principal objetivo de quem busca trabalhar com esse modelo profissional, que é a possibilidade de se aposentar mais cedo, sendo possível viver do que conquistou antes da velhice.

Resultado esse que está associado ao próprio nome desse tipo de estratégia, que começa pelo termo Fat, gordura em inglês, fazendo relação ao excesso a ser conquistado dentro de um certo período, tal como os animais que acumulam gordura para se aquecer no inverno.

Um estilo profissional que é mais comum de ser visto em áreas ligadas ao perfil de investimentos, isso dentro de qualquer tipo de aplicação no mercado, de um escritório de assessoria contábil para abertura de empresa até uma agência de finanças.

A partir desse trabalho mais denso, podendo até mesmo chegar a uma carga excessiva, é possível para um profissional acumular uma boa poupança, além de resgatar lucros frequentes que irão partir de um tipo de investimento feito durante sua juventude.

Como resultado disso, é possível se aposentar mais cedo, permitindo assim com que alguém consiga largar o trabalho, passando a viver apenas dos valores a serem recebidos frequentemente, e tudo isso garantindo também um estilo de vida confortável.

Por mais que a primeira vista isso possa parecer como algo positivo às empresas, por meio desse alto nível de desempenho, a longo prazo pode se tratar de uma prática que também resulte em certas consequências para o campo profissional.

Afinal, como contar com uma relação distante com um funcionário cujo maior interesse é acumular recursos para sair desse trabalho? Relação que a certo ponto pode ser um pouco prejudicial para negócios diversos, como na administração de condomínio comercial.

FatFIRE x Quiet Quitting

O Quiet Quitting, algo como “demissão quieta”, trata-se de uma tendência no mercado profissional no qual os funcionários passam a exercer apenas as funções pelas quais foram contratados, prejudicando uma companhia a superar o seu alcance de resultados.

Em setembro de 2022, a revista Forbes divulgou em seu site, tanto na versão americana quanto na nacional, um artigo sobre como o FatFIRE pode substituir o Quiet Quitting, porém o próprio texto aponta para algumas semelhanças nessas diferentes visões.

Isso porque esses dois campos acabam lidando com uma falta de interesse por parte de um profissional em seu trabalho, pois seja ao se empenhar pouco ou ao trabalhar muito para rapidamente se aposentar, é possível identificar a baixa importância dada ao seu ofício.

Tudo a fazer com que uma companhia, tal como uma empresa terceirizada de TI, deva dar atenção para essas duas correntes profissionais, já que diante da pluralidade de perfis possíveis de se encontrar no meio de trabalho, ambas podem estar ali sendo executadas.

E enquanto o mercado mantém os seus olhos para o Quiet Quitting, é importante compreender melhor o FatFIRE e como ele se destaca diante da procura por alguém que trabalha para poder se aposentar o mais cedo possível.

Uma prática que conta com seus benefícios, mas também com seus prejuízos.

Vantagens e desvantagens dessa linha de trabalho

Ao encontrar no seu time de profissionais uma grande quantidade de funcionários que buscam trabalhar o máximo possível, de forma a encurtar o caminho até a sua aposentadoria, é importante saber como reagir a esse tipo de perspectiva.

Tudo para quem deseja aproveitar desse maior empenho apresentado, trabalhando junto de análise ergonômica do trabalho aet para facilitar esse esforço específico, garantindo dessa forma uma situação que seja benéfica tanto ao contratante como ao funcionário.

Destacando assim algumas vantagens que podem estar associados a esse estilo de trabalho.

Vantagens do FatFIRE

Entre os pontos positivos de quem busca se aposentar cedo, como resultado de uma maior quantidade de tempo de trabalho a ser executada no seu cotidiano, é possível destacar a própria aposentadoria em si, porém em um momento da vida onde exista mais energia.

Ao se aposentar na velhice, é comum encontrar o caso de pessoas que já não possuem o mesmo ânimo que tinham antes para diversas atividades, muitas delas que não foram executadas justamente por uma falta de recursos financeiros.

Ao se aposentar cedo é possível colocar em prática diversos planos e objetivo que estavam sendo adiados, entre eles:

  • Viajar;
  • Passar mais tempo com a família;
  • Descansar melhor;
  • Começar novos projetos.

Cada um desses pontos pode resultar até mesmo em uma maior qualidade de vida, algo que se expande da vida pessoal à profissional, já que essa disponibilidade de tempo e recursos pode aumentar a possibilidade de encontrar novos investimentos.

Uma forma até mesmo de se manter aberto a mudanças no mercado, apostando em novas buscas como a um sistema de automação comercial preço, sendo possível assim aumentar sua renda em aplicações, sem atuar diretamente no mercado.

Desvantagens do FatFIRE

Mas nem tudo é positivo dentro dessa busca por uma aposentadoria mais cedo, já que a procura por esse tipo de objetivo como o seu único propósito, o seu cotidiano no trabalho pode acabar se mostrando difícil de se lidar, diante de uma falta de interesse.

Ponto que acaba por amplificar a possibilidade de casos de burnout, isto é, um esgotamento físico ou mental dentro das suas atividades profissionais, situação que pode prejudicar o seu serviço a nível de até mesmo impedir tal indivíduo de atuar na sua área.

Casos que podem acabar afastando quem trabalha com o serviço de mão de obra terceirizada limpeza de se aposentar mais cedo, mantendo tal pessoa presa a uma atividade que o interesse, o que vale para serviços físicos ou mentais.

Por último é possível destacar também uma falta de perspectiva, tanto antes como após o alcance de tal aposentadoria, o que pode afetar até mesmo a saúde mental desse profissional, aumentando a possibilidade de quadros depressivos, por exemplo.

Diante desses pontos positivos e negativos, é importante que cada indivíduo reconheça o modelo de trabalho que melhor responda às suas expectativas, cabendo às empresas saber como trabalhar com essas linhas, impulsionando o que seja melhor para si.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x