Esta postagem foi atualizada em 13 de fevereiro de 2023
Se existe uma palavra que recebeu um grande destaque nos últimos anos, essa palavra é empatia, um termo que se refere principalmente a forma em que tratamos outro indivíduo, buscando compreender seus sentimentos e ações diante da sua posição dentro de um espaço.
O meio cultural como um todo sempre esteve muito ligado a esse termo, afinal, a capacidade de fazer com que o público torça por um personagem, se identificando com a sua jornada, está muito associada à ideia da empatia de compreender a posição do outro.
O que podemos ver é um crescimento acerca da busca por essa ideia, deixando de ser algo específico a um grupo para se tornar em um conceito a ser defendido por toda a sociedade, apresentando assim as características também de uma nova geração que amadurece.
Essa maior preocupação com o outro se mostra positiva para os mais diversos campos, o que inclui até mesmo a luta ambiental, diante do objetivo de manter o planeta saudável para futuras gerações, aumentando a atenção sobre os relatórios de impactos ambientais.
Baseado nesses resultados é possível para a sociedade não só adotar melhores atitudes de preservação do meio ambiente, mas busca também sobre como cobrar das empresas para que elas reconheçam seu papel nessa causa, agindo então para reduzir os seus impactos.
Se isso passa a ser uma reivindicação do público, cabe ao mercado saber como lidar com isso, afinal, fechar seus olhos para os pedidos dos seus clientes pode não só afastá-lo de uma posição de empatia, como pode também prejudicar financeiramente os seus negócios.
Tendo esse novo cenário como a realidade comum de um negócio, qualquer agência de consultoria financeira para pequenas empresas pode indicar para os seus clientes sobre a necessidade de adotar uma postura mais aberta àquilo ao que sua audiência exige.
Esse é apenas um exemplo sobre como um simples sentimento vem sendo capaz de modificar tanto a sociedade como o mercado, sendo preciso que as empresas reconheçam essa nova realidade para manter seus negócios atrativos ao seu público de clientes.
Por muito tempo essa aproximação citada era feita através da felicidade, como uma promessa de alegria que algum produto ou serviço poderia proporcionar. Hoje é preciso ir além disso e adotar uma postura empática pode ser uma boa saída a ser tomada.
Conteúdo:
O que significa ser alguém empático?
A empatia pode ser vista como um sentimento ligado a um estado afetivo e cognitivo no qual um indivíduo passa a compreender melhor quais são os pensamentos e sensações que podem mover a vida de um indivíduo ao seu redor.
Ao usar outras palavras, podemos falar que a empatia se trata no geral sobre a sua capacidade de se colocar na posição de outra pessoa, seguindo assim uma ideia de calçar o sapato do outro, para assim compreender como esse indivíduo realmente se sente.
Voltando a falar sobre o lado artístico, muitas são as histórias que lidam com esse conceito, algumas vezes até mesmo de forma fantasiosa, como nas comédias de troca de corpos, por exemplo nos filmes “Se Eu Fosse Você” (2006) ou “Trocando” (2014).
De uma forma ou de outra, não é preciso assistir algo na TV ou no cinema para compreender a fundo o conceito de empatia, tratando-se especificamente sobre como você pode ser capaz de entender melhor ou outro ao se imaginar em sua posição.
Além de todo o valor que a empatia pode trazer para a criação das suas relações pessoais e sociais, esse conceito também possui o seu valor quando olhamos para o mercado, permitindo a um escritório de contabilidade em SP entender o que move seu público.
A partir dessa visão mais especializada é possível para tal escritório oferecer um melhor tipo de serviço aos seus clientes, compreendendo o que realmente atrai a atenção dessa audiência, trabalhado então para oferecer o melhor tipo de resposta a esse grupo.
Esse cenário pode se repetir dentro dos mais diversos modelos de negócio, destacando assim a importância do mercado em reconhecer o valor da empatia e então adotar esse tipo de conceito para junto às suas atividades.
A junção do marketing com a empatia
Se existe um erro que deve ser evitado no mercado é replicar a ideia que o comércio deve agir de forma automática, deixando as relações sentimentais ou algo do tipo apenas para o público entre si, como se um negócio devesse focar apenas na questão técnica da marca.
Muitas vezes o que faz um cliente definir uma compra não é apenas a sua necessidade por tal item, fazendo com que ele tenha buscado nas redes por drone para topografia preço, por exemplo, mas sim a forma em que tal usuário é recebido por parte dessas empresas.
É nesse sentido que se destaca a utilidade da empatia junto ao marketing, com ela permitindo às empresas entender melhor o seu público, adotando então ações que respondam às suas reivindicações e necessidades, criando um cenário melhor à marca.
Tal sentimento permite dar continuidade ao processo de humanização das empresas, no qual uma companhia busca não ser vista apenas como uma entidade fria e comercial, mas também como um amigo, alguém capaz de solucionar todos os seus problemas.
Ao adotar esse tipo de personalidade até mesmo um fornecedor de máscara descartável atacado pode melhorar sua aproximação com o público, com tal empatia sendo ainda mais reconhecida em momentos de crise, como foi o cenário de pandemia de covid-19.
Compreender melhor o seu público é algo capaz de facilitar a criação de uma relação com essa audiência, sendo indicado contar com um mapa de empatia para garantir a confirmação desse sentimento entre as ações de uma empresa.
O valor de um mapa de empatia e como produzir um
A partir do uso desse tipo de mapa se torna mais fácil para uma companhia entender um pouco mais sobre o seu público, permitindo uma aproximação com essa audiência, o que a longo prazo pode levar a uma melhor performance comercial a ser conquistada.
Agora, qual você esteja interessado sobre como realizar esse tipo de documento para os seus negócios basta criar uma estrutura que responda a uma série de questões sobre os seus clientes, entre elas:
- O quê eles pensam?
- O quê eles escutam?
- O quê eles fazem?
- O quê eles veem?
Junto dessas perguntas um mapa de empatia é completado com o espaço abaixo para apontar quais são as dores e ganhos de uma audiência, permitindo a um fornecedor de controle de ponto eletrônico biométrico entender melhor a posição do seu público.
Para facilitar essa compreensão é importante desenvolver também uma persona de marketing, ou seja, uma personagem fictícia que representa sua audiência e clientes e que permita responder de forma mais prática as perguntas que revelam o perfil desse grupo.
A realização desse mapa pode ser feita tanto com uso de programas eletrônicos como também pelo tradicional lápis e papel, assim como um mural e uma série de post-its. Não importa o formato, mas sim a forma em que é possível entender melhor os seus clientes.
Como trabalhar com a empatia no marketing?
Tomas atitudes mais empáticas podem não só te aproximar de alguém, sendo algo que no lado das empresas pode levar a conquista de uma melhor relação com os seus clientes, apontando para o valor desse sentimento como uma estratégia comercial.
Diante disso é importante saber como lidar com tal tipo de posicionamento junto aos seus negócios, com tal prática podendo ser aplicada a partir de ações como:
Estudar sua audiência
Assim como um ator pode se preparar para um papel ao estudar o cenário de vida dessa figura, uma empresa é capaz de compreender melhor seus clientes ao estudar tal realidade. Uma pesquisa de marketing ou de satisfação pode ser útil nesse sentido.
Preparar sua equipe
A ideia por trás de uma empresa humanizada depende de que os seus colaboradores saibam como exibir essa postura mais empática, sendo importante preparar seu time nesse sentido, com isso podendo aumentar a relação com quem busca por oxigênio medicinal.
Ouvir feedbacks
Se a base de ser uma pessoa empática está em colocar-se na posição do outro, quando esse indivíduo de forma voluntária apresenta a você os seus sentimentos é preciso saber como ouvi-los, sabendo então como adotar as melhores ações para agradar seu público.
Fazer tal acompanhamento é algo que deve ser mantido de forma contínua, de forma a compreender qualquer tipo de mudança que possa ocorrer junto a seu público, permitindo assim que exista uma preparação para se manter sempre em alta no mercado.
Frente a tudo isso, cabe a todo tipo de mercado, o que inclui quem trabalha com vedação na indústria até por quem possui uma barraquinha de doces, saber como lidar melhor com seus clientes, adotando a empatia como algo capaz de levar a melhorias a tais negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.