Pular para o conteúdo

Dicas de livros sobre finanças para designers

  • por Aline Moura
▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Esta postagem foi atualizada em 14 de julho de 2023

Embora o universo do design seja repleto de referências e fontes de estudo, pouco se fala sobre finanças para designers. Essa é uma questão muito importante, principalmente pelo fato da maioria dos profissionais trabalharem por projetos.

No mercado é preciso se adaptar para conseguir resultados expressivos. É o caso dos profissionais de design, que em muitos casos acabaram optando por abrir empresas para aumentar sua cartela de clientes que procuram por camisa brim uniforme preço.

Ainda que esse seja um mercado em constante ascensão, e a maioria dos profissionais consigam resultados realmente expressivos, é preciso uma boa dose de conhecimento para garantir que suas finanças estão no lugar.

Esse tipo de ação é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida e uma estrutura financeira segura e confortável para o designer, e por isso é uma questão que precisa ser constantemente avaliada.

Entretanto, o mercado brasileiro não é adaptado para esse tipo de diálogo. Não há um incentivo direto à compreensão de economia e finanças, o que deveria ser avaliado desde o período de formação de um indivíduo.

Por conta disso, o mercado brasileiro ainda sofre com o superendividamento e com a inadimplência, o que deixa muitas pessoas em uma situação complicada com relação a seu próprio dinheiro.

Dentro desse conceito, os empresários e trabalhadores freelancer sofrem ainda mais, uma vez que precisam dar conta de todos os detalhes relacionados a seu dinheiro por conta própria, sem comunicação com uma empresa responsável.

Para conseguir otimizar essa ação e garantir mais educação financeira, muitos autores oferecem opções em livros para trabalhar com esse tipo de ação, oferecendo desde dicas de investimento a alternativas para equipamentos, como a locação de impressoras.

Ao procurar material para estudar, você sai na frente dos competidores, entendendo melhor o conceito financeiro de seu trabalho e como isso pode impactar diretamente seus rendimentos, garantindo uma renda mais adequada para seu trabalho.

Os livros de gestão financeira para designers são uma excelente maneira de identificar pontos importantes de sua estrutura financeira e garantir uma qualidade maior em seu dinheiro.

Isso porque o designer muitas vezes tem que fazer uma série de atividades além de administrar sua empresa, como:

  • Prospecção;
  • Vendas;
  • Atendimento;
  • Gestão.

Todos estes elementos entram no escopo de produção do designer, tomando boa parte de seu tempo e forçando-o a pensar na estrutura de comunicação de forma muito mais assertiva.

Isso acaba fazendo com que não haja muito tempo para entender de suas finanças, e torna esse tipo de material ainda mais relevante para seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Por isso, os livros indicados aqui podem ajudá-lo a se adaptar muito mais facilmente a esse modelo de trabalho, além de ajudar a entender melhor todas as suas possibilidades no campo financeiro.

O mito do empreendedor

Escrito por Michael E. Gerber, este best seller tem sido muito procurado por gestores dos mais diversos segmentos. Isso porque seu propósito inicial é desconstruir a ideia de que o gestor precisa trabalhar incansavelmente.

Gerber utiliza exemplos e uma linguagem prática para identificar quais são os desafios de empreender, e como você pode administrar seu negócio sozinho, executando as tarefas necessárias mas não se desgastando desnecessariamente.

Para um designer que trabalha com um fabricante de etiquetas adesivas, entender suas principais necessidades e como apresentar um trabalho de qualidade sem se desgastar no processo é fundamental e otimiza muito essas questões.

O grande salto

Esse livro é ideal para quem está iniciando na área ou para quem deseja iniciar uma carreira de freelancer. Essa obra faz um apanhado geral do que é o trabalho freelancer e quais são as atividades desse tipo de profissional.

Martina Flor, autora do livro, trabalha com as diversas competências do freelancer e toca em assuntos fundamentais e que muitas vezes geram dúvidas em profissionais que estão começando na área, como capitalização do trabalho e precificação.

Além disso, a autora oferece diversos exemplos em toda a obra, possibilitando que você entenda melhor os passos necessários para trabalhar como freelancer com empresas de molduras em eps de forma adequada e sem perder espaço com esse tipo de ação.

Desde o planejamento até a entrega do trabalho, saber lidar com esse tipo de questão é muito importante para garantir um resultado de qualidade em suas ações.

Pai rico, pai pobre

Este livro de Robert T. Kiyosaki é um clássico sobre finanças e economias, e é considerado um livro ideal para qualquer pessoa ler, independentemente de trabalhar empreendendo ou no ramo do design.

Trata-se de um manifesto sobre o empreendedorismo, quebrando paradigmas sobre rotina de trabalho e realizações pessoais. Entender todos estes conceitos é muito importante para garantir uma boa estrutura financeira em sua vida.

Alguns dos conceitos mais básicos da economia, como os ativos e passivos, são explicados em detalhes pelo autor, com exemplos e informações de como aplicar esse tipo de conteúdo em sua vida pessoal.

Um designer que trabalha com desenvolvimento de sites deve compreender alguns desses conceitos básicos para oferecer uma experiência realmente diferenciada para esse tipo de atividade.

Os segredos da mente milionária

Outra grande obra relacionada às finanças e um clássico do gênero que deve ser estudado pela maioria das pessoas, a obra de T. Harv Eker busca identificar a mentalidade do empreendedor e como fortalecê-la.

Eker entende que as adversidades são parte do caminho do empreendedor, e é preciso saber lidar com elas para criar hábitos saudáveis em sua vida profissional e pessoal.

Esse tipo de ação ajuda a garantir o sucesso financeiro do designer, que tem a possibilidade de empreender de forma mais efetiva em diversas áreas de atuação.

O livro é ideal para quem deseja atingir o sucesso financeiro e ganhar estabilidade com o dinheiro que está recebendo, por isso ele deve ser um item de cabeceira de qualquer designer empenhado.

Quando você trabalhar com empresas de jateamento com gelo seco, os ensinamentos deste livro ajudarão a pensar em uma série de questões fundamentais para garantir um trabalho de qualidade, que seja cobrado e compensado de forma justa.

Finanças para autônomos

A maioria dos designers hoje trabalha como freelancer, não apenas para ter mais liberdade de trabalho, mas para conseguir mais clientes e, por consequência, ampliar seus rendimentos.

Ser o dono do próprio negócio, entretanto, pode ser arriscado, principalmente se você não tem conhecimento sobre esse tipo de ação. Por isso, o livro de Eduardo Amuri se torna uma excelente experiência.

Com algumas informações básicas, o livro é ideal para quem está começando, além de lidar com o material de forma muito mais realista. Amuri não floreia a situação e trata os leitores com o respeito que eles merecem.

Ao criar uma ferramenta de design para um controle de acesso para empresas, você deve saber elementos básicos para cobrança e para administração de sua empresa, o que pode ser encontrado neste livro.

O princípio 80/20

O princípio de Pareto é uma tendência que identifica que com 20% de uma causa, surgem 80% dos efeitos. Esse conceito e sua aplicação dentro das finanças são explicados de forma muito interessante por Richard Koch em seu livro.

Embora o conteúdo do material não seja especificamente voltado para as finanças, trata-se de uma obra que pode ser facilmente adaptada, tornando-se uma excelente referência para o profissional de design freelancer.

Os benefícios gerados pelo trabalho inteligente são inúmeros e podem ser identificados tanto em questões financeiras quanto em qualidade de vida, com redução de estresse e menos frustrações para o profissional.

A psicologia financeira

Esse é um livro essencial para designers que desejam trabalhar como freelancers. Trata-se de uma obra que trabalha diretamente com a visão do leitor sobre suas finanças e investimentos.

Morgan Hausel usa casos de sucesso e de fracasso como exemplos, demonstrando a importância do fator psicológico em finanças e ampliando a possibilidade de uma gestão financeira muito melhor elaborada para o leitor.

Dessa forma, você conseguirá se adaptar muito melhor para oferecer seus serviços de design para empresas de manutenção de grupo gerador, conquistando um espaço maior no mercado.

Considerações finais

Atentar-se a elementos importantes como as finanças é crucial para que um designer freelancer consiga se organizar e garantir os rendimentos necessários para seu sustento e para seu lucro.

Por isso, a organização acaba se tornando uma importante etapa desse processo, garantindo resultados muito mais efetivos de suas ações.

Através da leitura de alguns desses livros você pode otimizar seus resultados e se tornar mais consciente de seus recursos financeiros, o que é uma importante habilidade mesmo para quem não trabalha gerenciando os próprios negócios como um freelancer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x