Pular para o conteúdo

Entenda tudo sobre o CMO

  • por Aline Moura
▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Esta postagem foi atualizada em 17 de outubro de 2023

Dentro de uma empresa, é possível encontrar um grande número de cargos importantes, cada um tendo sua função específica para garantir que os resultados de uma companhia possam ser os melhores possíveis. Entre essas posições é possível citar o CMO.

Esse cargo profissional permite com que um negócio tenha a melhor gestão de marketing possível, garantindo com que os resultados possam superar as expectativas dentro do seu segmento, superando os principais concorrentes que atuam dentro do seu segmento.

Esse tipo de preparo precisa ser visto com atenção por parte da gerência dos mais diversos tipos de empreendimentos, já que cada mercado lida com suas características, benefícios e desafios, pontos esses que precisam da ajuda de um profissional para lidar com tudo isso.

Um bom trabalho nesse sentido pode fazer com que uma marca receba um destaque maior dentro do mercado, fazendo com que um cliente tenha preferência por bombas Schneider ao procurar por esse tipo de equipamento no mercado diante do valor de uma marca.

Esse tipo de especialização é válido também para muitos outros segmentos, indo desde o setor industrial até mesmo para mercados mais gerais, como pode ser o caso do setor de roupas, alimentos, entre outros que fazem parte de necessidades gerais do público.

Esse é o valor que o marketing pode trazer para um negócio, sendo preciso contar com o auxílio de toda uma equipe profissional para garantir com que uma empresa tome as melhores decisões em relação à sua gestão, alcançando assim uma melhor performance.

E é a partir desse tipo de preparo profissional que uma empresa pode acabar optando por um perfil específico de botinas de EPI disponível no mercado, seja pela segurança dos produtos ou até mesmo pelo preço praticado, aumentando dessa forma o valor disso.

Quanto maior for a especificidade de um negócio, mais importante se torna a importância de contar com o auxílio de uma equipe preparada para gerenciar esse empreendimento, através de pessoas preparadas para garantir a melhor performance possível.

Entre os cargos a serem ocupados para obter esse tipo de desempenho é como pensamos da direção da empresa, assim como no comando financeiro de um negócio, contudo, é válido olhar também para um cargo em particular, sendo o caso do chamado CMO.

Com o que trabalha esse tipo de profissional?

O CMO, sigla para Chief Marketing Officer, é um cargo de valor para empresas atualmente, sendo ele a pessoa responsável por comandar todo o marketing da empresa, ocupando uma posição que pode ser vista justamente como o Diretor de Marketing de um negócio.

Esse líder específico precisa lidar com todas as responsabilidades de uma empresa em relação ao seu lado comercial, tomando decisões para que sua estratégia de vendas seja a melhor possível, garantindo assim um destaque especial para um produto ou serviço.

Para entender melhor o trabalho de um CMO, é importante também conhecer ou relembrar sobre o que se trata o marketing, sendo um conjunto de estratégias que permitem a um negócio obter melhores resultados, adaptando-se para o mercado em que se encontra.

Diante disso, o CMO acaba ficando responsável por melhor administrar todas as decisões que envolvam o marketing de um negócio, sendo possível então dar destaque para algumas áreas de forma particular, entre elas:

  • Comunicação;
  • Branding;
  • Desenvolvimento de produto;
  • Pesquisa de mercado.

Para empresas de grande porte, tal como uma companhia que produz quadros elétricos industriais para o setor, é indicado que cada um desses tópicos seja comandado por uma equipe em especial, com um diretor responsável por cada um desses setores.

O papel do CMO em cima disso é de agir então como um líder e mentor para todas essas subcategorias do marketing, garantindo especialmente que exista uma sinergia entre todos os times, com ele se unindo para garantir que uma empresa tenha a melhor performance.

O problema de empresas pequenas muitas vezes é a falta de profissionais para lidar com cada uma dessas tarefas, tornando a posição do CMO ainda mais atarefada, que além de supervisor precisar acumular funções para garantir um bom desempenho de marketing.

Mais além de obrigações sobre quem pretende alcançar tal cargo, é importante conhecer também quais são as tendências comerciais que podem facilitar esse trabalho, seja para uma empresa de roupas ou até de retifica de disco de freio para máquinas e automóveis.

E diante do processo de modernização do mercado, o mesmo acaba acontecendo com o marketing, fazendo assim com que a atuação de um CMO precise estar associada às melhores tendências atuais para garantir essa performance tão almejada.

Como implantar as melhores ações de marketing?

A função de um CMO é tomar as melhores decisões sobre tudo que envolve o marketing, e para que isso seja possível é importante conhecer tantos sobre as tendências do mercado como sobre as estratégias essenciais que possam levar a um sucesso otimizado.

Desenvolvimento de branding

Diante da alta competitividade do mercado hoje, é importante que o nome de uma marca esteja bem claro ao público. E isso envolve não apenas o seu título, mas toda a percepção que uma audiência possa ter, dando movimento à imagem de uma empresa.

O CMO deve não só atuar junto dessa criação, como deve acompanhar futuramente se todas as equipes estão respeitando a identidade desenvolvida por meio do branding para que uma broca de aço rápido seja vista como a mais ágil, eficaz ou segura do mercado.

Conexão com os times de marketing

Como já foi apontado na sessão de branding, um bom CMO deve estar sempre em contato com todas as equipes que comanda, de forma a garantir que exista uma unidade, evitando disputas e incentivando um trabalho em equipe que aumente o valor da empresa.

Tudo para que o setor de comunicação consiga transmitir os valores definidos para uma companhia por meio do segmento de branding, assim como o time de desenvolvimento do produto ou serviço.

Bom contato pessoal

Outro ponto que precisa ser levado em consideração não é a posição do cargo, mas sim a humanidade da pessoa que irá ocupá-lo. Isso porque, ao apresentar um bom comportamento interpessoal, torna-se mais fácil conectar-se com as pessoas ao redor.

Esse tipo de ação no marketing normalmente permite a criação de um melhor ambiente de trabalho, fazendo com que todos possam focar somente no que é melhor para uma empresa, aumentando assim a procura por gaxetas de vedação ou qualquer outro item.

Conhecimento tecnológico

O marketing costuma evoluir na mesma medida que o mercado, com muito disso partindo da disponibilidade de novos equipamentos e ferramentas. Diante disso, é importante para um CMO estar a par de todas as oportunidades que surgem no seu mercado.

Estar sempre antenado sobre as novas tecnologias que chegam no seu setor pode garantir não apenas uma melhor gestão de marketing, como também permite o acesso a melhores oportunidades para a companhia como um todo, otimizando o seu nome no mercado.

Não à toa o Marketing 4.0 foi desenvolvido, tendo objetivo de acompanhar o crescimento do cenário digital e de como ele pode interferir na relação do público com as empresas, facilitando o encontro de um engate rápido ou qualquer outra peça de hidráulica.

Estudo constante do mercado

Além dessa questão da tecnologia, existem outros pontos que devem ser vistos sempre com atenção dentro do mercado, de forma a garantir com que uma empresa esteja sempre conectada às melhores oportunidades que possam surgir com o tempo.

Mas além dessa análise externa, um CMO deve acompanhar o cenário dela para identificar e estimular pontos de sucesso da empresa, assim como evitar problemas que possam ter sido reconhecidos dentro dessa gestão.

Mente de liderança

Por fim, como qualquer cargo de chefia, é importante que essa pessoa tenha não apenas uma bagagem profissional, mas tenha também o psicológico adequado para lidar com as responsabilidades de sua função, o que inclui o contato e liderança com o seu time.

Esse preparo permite com que um CMO tenha uma melhor performance dentro desse cargo, conseguindo não só liderar o seu time, mas também inspirá-lo a conquistar os melhores resultados associados ao marketing dessa companhia.

No geral, trata-se de uma oposição cuja importância cresce na medida do tamanho da companhia, tudo para garantir com que ao procurar por trocador de calor industrial seja uma companhia em particular consiga se destacar dentro das opções disponíveis.

E se o sucesso de uma companhia está tão ligado à sua gestão de marketing, é possível então dizer que a performance de um negócio é uma dependência direta do trabalho a ser feito pelo Chief Officer Marketing dessa empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x