Esta postagem foi atualizada em 5 de junho de 2023
Você sabe o que é demissão silenciosa? Esse termo tem sido muito abordado nos últimos dias.
Esse fenômeno, inicialmente liderado pela geração Z, começou em julho, quando um vídeo de um profissional alegando fazer o mínimo necessário para evitar ser demitido se tornou viral na internet.
Desde então, foram vistos vários posts sobre o tema em que os funcionários foram expostos a não trabalhar tanto em suas tarefas diárias.
Um dos principais motivos para o crescimento do movimento de demissão silenciosa é a sobrecarga e o estresse das relações de trabalho.
De acordo com uma pesquisa recente com 3.000 profissionais de todos os níveis pela agência de gerenciamento e engajamento Pulses, 54% dos candidatos pesquisados relataram frustração com seus empregos após a pandemia.
Enquanto que pouco mais da metade (51%) das pessoas expressaram dificuldade em concluir seu trabalho, responsabilidades e atividades.
Porém, sabemos que muitas empresas já entendem bem a importância de promover o bem-estar dos colaboradores, incluindo empresas de consultoria para licenciamento ambiental.
Com isso, começaram a implementar ações que visam melhorar tanto o ambiente de trabalho como os horários e processo de gestão de forma que as atividades não fiquem cansativas.
Vamos abordar agora os detalhes sobre essa demissão silenciosa e como a geração Z implementou essa ação que viralizou e relacionou as redes sociais com o assunto. Confira:
Conteúdo:
O que é demissão silenciosa, afinal?
A princípio, podemos pensar que o termo demissão silenciosa trata-se de uma série de ações tomadas por um funcionário para que ele seja demitido, e assim obter os benefícios do processo de demissão, etc.
No entanto, esse não é o real significado do termo. Ou seja, a demissão silenciosa não é uma busca para ser demitido, pelo contrário, é uma forma de exercer atividades de trabalho diferente: trabalhar o mínimo possível e criar limites entre a vida profissional e pessoal.
Isso não é tão absurdo assim, mas viralizou. Além disso, a ideia é controversa devido a algumas tendências que reivindicam produtividade máxima, como “vestir uma camisa da empresa” ou “trabalhar enquanto os outros dormem”.
Mas, sem dúvidas, uma boa empresa de terceirização de profissionais de TI sabe bem cuidar de seus funcionários e contribuir para que eles tenham uma vida saudável e equilibrada entre trabalho e vida pessoal.
E obviamente, em um ambiente de trabalho saudável, organizado, não-hostil e motivador, os colaboradores podem entender e desempenhar suas funções da melhor forma possível, fazendo o que a empresa espera.
Muitos empresários ainda acreditam que a falta de motivação da equipe se deve simplesmente à insatisfação com salário ou benefícios.
No entanto, eles esquecem que o problema pode ser o ambiente de trabalho dos colaboradores inseridos, então é necessário implementar boas práticas como feito em uma empresa de consultoria e treinamento em segurança do trabalho, por exemplo.
Afinal, um ambiente de trabalho saudável, livre de estresse e conflitos proporciona aos colaboradores todas as ferramentas necessárias para o desempenho de suas funções, de forma a garantir que sejam menos distraídos e mais produtivos em suas atividades.
Logo, seja para realizar processos de vendas e planejamento ou mesmo para realizar organização de arquivos, uma boa empresa entende o quanto é importante implementar ações de automação ou contratar mais colaboradores para que não haja sobrecarga.
Como a geração Z fez esse movimento crescer?
A geração Z, em particular, aprendeu que reclamar e culpar é uma ótima saída quando as coisas não saem como esperado ou saem do controle.
Portanto, quando as atividades, seja no ambiente de trabalho de uma empresa de terceirização recepção ou em escola e faculdade, por exemplo, começam a se tornar mais complexas e entediantes, o estresse domina o jovem de forma mais intensa.
Obviamente pode ser por terem sido privados da dor desde cedo. Claro que é impossível generalizar, e não necessariamente todos os jovens da geração Z assumem esse comportamento, no entanto é algo característico dessa geração.
É por isso que o movimento surgiu, em decorrência de trabalhos com carga horária pesadas, principalmente depois da pandemia. Com isso, ocorreu um pedido de demissão em massa nos EUA, o qual foi o início do movimento.
Motivos desse movimento ter surgido pela geração Z
Quando se trata da geração Z, ela possui algumas características intrínsecas que fizeram com que esse tipo de movimento surgisse por eles.
Ou seja, é uma geração mais voltada para a empatia, bem-estar social, consciência positiva e, claro, tudo associado ao mundo digital, com fortes influências sociais e culturais que influenciam seus/suas:
- Estímulos;
- Experiências;
- Interesses;
- Consumo de produtos e serviços;
- Modo de vida;
- Modo de enxergar o ambiente profissional.
Naturalmente, a influência é interna e externa, o que reforça a especificidade e ações desse tipo de perfil.
Independentemente disso, a ideia geral por trás das mudanças nos padrões de vida e atitudes observadas pela geração Z deve estar alinhada com a visão de personalização.
Construir relacionamentos com colaboradores mais jovens é importante, pois eles realmente são super antenados e entendem bem dos recursos tecnológicos e influência que as empresas podem ter, mesmo entre os consumidores mais velhos.
E claro, hoje em dia, independentemente do setor, o sucesso está intimamente relacionado à influência digital, pois a confiança em algumas pessoas, sejam elas próximas ou não, pode ter um grande impacto ao considerar as mídias sociais.
Por isso que muitas marcas também estão visando influenciadores que tiveram um grande impacto na vida de muitos jovens.
Por exemplo, um colaborador da geração Z pode apontar os gráficos para a confecção de um banner para uma empresa de serviço de entrega de encomendas, e com certeza trará resultados expressivos para o segmento em questão.
Além disso, um foco cada vez maior em experiências no ambiente online significa muito para as empresas, por isso que pode ser importante, nesse ponto, contratar colaboradores com esse perfil da geração Z.
Mas é importante lembrar que eles têm suas exigências trabalhistas mais flexíveis, afinal não foi à toa que o movimento da demissão silenciosa surgiu com eles.
É importante lembrar que ao contratá-los, pode haver maior possibilidade de rotatividade na empresa devido aos grandes anseios por novidades que existem entre eles.
E talvez eles possam ser mais complicados para quem busca funcionários a longo prazo e que realmente vistam a camisa da empresa e entreguem tudo de si.
Um dos motivos é a conveniência, afinal, fronteiras antes enfrentadas, como fronteiras geográficas, estão sendo cada vez mais superadas devido aos avanços da tecnologia e das comunicações.
Logo, os colaboradores da geração Z podem preferir trabalhos home office, híbridos ou com horários mais flexíveis.
Vamos abordar agora com mais detalhes os motivos de ter surgido esse tal movimento da demissão silenciosa entre a geração Z. Confira:
Personalidade e individualidade
A geração Z raramente é mencionada sem discutir a personalidade, e isso se reflete em ferramentas aprimoradas que facilitam um melhor posicionamento das relações com os consumidores.
Por exemplo, a creche para animais de estimação pode usar conversas personalizadas como estratégia para tornar a experiência do usuário mais positiva.
Como o conceito de pertencimento também ganha destaque nesse contexto, é interessante que as empresas busquem equilibrar o trabalho com as ideias de grupo e individuais.
Buscam um propósito maior
A geração Z é movida por um uma necessidade de propósito maior e fazer coisas que movem as suas vidas. Dito isto, podemos entender que esse é um dos motivos pelos quais a admissão silenciosa surgiu através deles.
Ou seja, fazer várias tarefas automatizadas em uma empresa de assessoria contábil para abertura de empresa e passar muitas horas realizando as mesmas atividades, cumprindo longas horas de trabalho, não é algo com que eles se sintam confortáveis.
Isso porque, para eles, pode ser visto como algo sem propósito e que não agrega valor ao seu intelecto e crescimento profissional.
Portanto, muitos jovens da geração Z procuram por empregos mais flexíveis, com menos horas de trabalho e ambientes mais dinâmicos, assim como também por empresas que possuem seus processos internos automatizados através de softwares digitais.
Precisam de estímulos visuais e tecnológico
Empresas que não automatizam seus processos podem perceber que, ao contratar colaboradores do perfil da geração Z, eles serão menos ativos e mais propensos a realizarem o mínimo possível, que é o que diz o quiet quitting, ou demissão silenciosa.
Portanto eles certamente serão melhores funcionários em empresas que utilizam muita tecnologia em seus processos internos, como em empresa de equipamentos audiovisuais.
É de fato um prato cheio para esse tipo de perfil de colaborador. E claro, eles podem ser ótimos colaboradores para as campanhas de marketing, visto que são super antenados com as últimas novidades das tecnologias, bem como das últimas notícias do momento.
Lutam pelo bem-estar mental e empatia
O bem-estar e empatia parecem ser tudo para a geração Z. Ou seja, se em um ambiente de trabalho não há empatia e não existem condições de bem-estar físico e mental, eles realmente não irão considerar essa uma boa empresa para realizarem suas atividades.
Além disso, a saúde mental e o bem-estar foram os principais motivos pelos quais o movimento demissão silenciosa começou.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.