Um site fácil de acessar de todos os lugares, que seja intuitivo e facilite a compra. O que seus clientes esperam ao acessar o site da sua loja?
Muitas vezes acreditamos que para ganhar novos clientes e aumentar as vendas é preciso um grande investimento, muito dinheiro e muitas horas de trabalho. Mas às vezes tudo que precisamos é de mudanças pequenas e simples.
Propomos um desafio! Abra o site da sua loja e responda:
- Seu site é atraente visualmente?
- É possível abri-lo pelo celular, tablet e computador sem problemas?
- É fácil encontrar os produtos e informações?
- O botão de ‘comprar’ chama atenção?
- O site passa confiança?
Se você respondeu ‘não’ para um ou mais itens dessa lista, descubra porque todas essas perguntas são tão importantes!
Conteúdo:
Template responsivo
Site responsivo é aquele que pode ser acessado tanto pelo computador, quanto tablet ou celular, pois ele se adéqua aos diferentes tamanhos de tela sem prejudicar a qualidade ou funcionamento.
Hoje em dia, a maior parte dos acessos à internet ocorrem por meio de celular, por isso é importante que seu site esteja preparado para esses acessos, do contrário poderá perder vendas!
Um site responsivo deve:
- Carregar as páginas com velocidade
- Redimensionar as imagens
- Redimensionar botões, menus e banners
- Redimensionar o texto
- Garantir que todas as ações funcionam (como comprar e pagar)
Hoje em dia é possível comprar templates prontos responsivos (programados para garantir que qualquer pessoa consiga acessá-los de qualquer dispositivo) a partir de US$ 45, em site como o ThemeForest.com.
Navegação intuitiva
Outro ponto importantíssimo é escolher um template que seja fácil de entender e encontrar as coisas, ou seja:
- Que os clientes encontrem com rapidez um produto, como enviá-lo para a cesta e como finalizar a compra!
Aprenda como melhorar a experiência dos seus clientes no site:
- Escolha títulos fáceis de pesquisar para as categorias: calças, blusas, calçados, acessórios, decoração.
- Adicione opção de filtros por: preço, mais vendidos, lançamentos, tamanhos, cores.
- Posicione o botão ‘comprar’ próximo ao produto, num espaço bem visível. Busque também usar uma cor forte no botão para que ele se destaque na tela.
- Posicione o botão de ‘ir para o carrinho’ no menu com destaque. A cada novo produto adicionado no carrinho, coloque uma sinalização – como o número de itens ou uma mensagem como ‘finalizar compra’.
- Coloque no rodapé links para a página de informações sobre entregas (ou perguntas frequentes). E também links para as redes sociais e contato com a loja.
É só posicionar os principais botões e informações no site com visibilidade para que os clientes consigam achar!
Sinais de confiabilidade
Com tantos sites de lojas disponíveis, e também muitos e-commerces falsos, uma das maiores preocupações de quem compra pela internet é confirmar se uma loja é realmente confiável e entregará o produto (com qualidade e dentro do prazo).
- Dê aos seus clientes motivo para confiar na sua loja!
Envie e-mails de acompanhamento durante a compra. Peça que o cliente responda uma avaliação sobre a experiência de compra. Use essas avaliação a seu favor!
Você pode fazer isso mostrando de duas formas:
- Adicione no início do site os depoimentos positivos de clientes selecionados.
- Na página de cada produto, adicione depoimentos específicos sobre aquele produto e uma taxa de avaliação, por exemplo ‘4 estrelas’.
Outra maneira de mostrar aos clientes que sua loja é confiável:
- Coloque no rodapé do site as formas de pagamentos e os selos confirmando que o site é confiável e as informações estão seguras.
Riqueza de informações
Ainda encontramos muitos e-commerces que pecam nas coisas mais simples!
O segredo de vender na internet é passar confiança e qualidade para o cliente sem a vantagem de poder mostrar o produto ao vivo.
Para qualquer tipo de produto que você esteja vendendo online:
- Publique ao menos 5 fotos de cada produto, de diferentes ângulos, oferecendo uma visão completa. Se possível, crie vídeos.
- Acrescente informações técnicas do produto como: descrição, tamanho, peso e itens que acompanham.
- Se você vende roupas, ofereça uma tabela de medidas para facilitar a compra e evitar devoluções.
- Permita simular o valor da entrega pesquisando pelo CEP.
- Informe sobre prazos de entrega e que alguns endereços podem ter prazos diferenciados.
Quanto maior for a riqueza de informações sobre um produto e sobre o serviço prestado pela loja, maiores as chances de o cliente optar por concluir a compra!
Bônus
Se a sua loja é engajada nas redes sociais,publica conteúdos bacanas e costuma receber fotos legais dos clientes, mostre isso! Adicione na página inicial do seu site uma galeria com fotos de clientes e incentive-os a participar também usando uma hashtag #. Fique de olho e pesquise pela # todos os dias!
Lembre-se: a tecnologia e os comportamentos de consumo mudam o tempo todo e para garantir o sucesso do seu e-commerce, é preciso mudar e arriscar!
Fonte: Oitchau – Controle de ponto