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Qual a necessidade do Markting Digital para empreendedores?

O marketing digital também é para empreendedores, afinal, essa é uma ferramenta essencial para alcançar novos clientes, entender nichos de mercado e segmentar públicos de forma correta.

Se você é um empreendedor que vende online, conhecer as melhores estratégias de marketing digital para empreendedores é fundamental para o sucesso do seu negócio. 

Com a proliferação de lojas virtuais e múltiplos canais de vendas, usar as ferramentas certas para promover o seu negócio pode fazer toda a diferença.

Segundo levantamento do portal Visual Objects, somente em 2020, os canais de marketing mais utilizados pelos empreendedores foram as redes sociais (37%) e os sites (33%).

Então, se você é empreendedor ou está começando a empreender, independentemente de qual segmento, seja um negócio de locação de vans para turismo ou uma confeitaria, é essencial que comece elaborar estratégias para se adequar ao marketing digital. 

E neste artigo falaremos sobre como você pode fazer isso, e quais os benefícios do marketing digital para os empreendedores de plantão. Continue lendo e confira!

O que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de estratégias e ações utilizadas por empresas ou indivíduos para promover suas marcas, produtos ou serviços por meio de mídias digitais. 

Essas estratégias incluem a construção de marca, que se concentra na atração e construção de relacionamentos com clientes em potencial, e na divulgação de produtos e serviços destinados a vender aos clientes finais.

Esse branding pode ser feito através de diversos canais na internet, como e-mail marketing, redes sociais, blogs, sites e até mesmo em anúncios da sua empresa de outsourcing de ti empresas

Até recentemente, apenas as grandes corporações tinham estratégias de marketing bem planejadas e executadas. No entanto, essas ferramentas que permitem a divulgação de conteúdo e branding se tornaram mais acessíveis e adotadas pelo cotidiano dos empreendedores.

Por isso, hoje é possível aplicar estratégias de marketing digital nas pequenas, médias e grandes empresas, e até mesmo para quem está começando no empreendedorismo.

Como usar o marketing digital para empreender?

Agora vamos guiar você em alguns passos para você começar a usar o marketing digital no seu empreendimento, seja uma pequena loja de roupas ou uma empresa de usinagem de peças essas dicas são essenciais. Confira! 

Defina seus objetivos

O primeiro passo é definir seus objetivos com seu negócio. Você quer aumentar sua base de e-mails cadastrados ou aumentar as vendas? Quer crescer seu perfil pessoal ou o perfil da empresa? Seja qual for o objetivo, saiba onde você quer ir com eles.

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Até mesmo para quem tem uma empresa especializada em pintura de fachada é essencial começar por essa etapa. Isso porque, seus objetivos definem as métricas a serem seguidas e as principais ações que orientam o cliente em potencial ao longo da jornada de compra.

Tenha um site

Seja uma página de vendas ou de um blog, ter um site com informações atualizadas pode ampliar o alcance da sua marca. Isso ocorre porque as páginas da web são onde você pode alcançar clientes em potencial na internet com sua estratégia de marketing digital. 

Além disso, é importante ter um site com design responsivo, ou seja, acessível de qualquer tipo de dispositivo, desktop ou mobile.

Por exemplo, no caso de vendas online de sacola de papel kraft personalizada, ter um site otimizado é importante para melhorar a experiência de compra dos clientes, independentemente do dispositivo que utilizam para acessar o e-commerce. 

Dessa forma, a taxa de conversão de vendas da loja virtual pode ser aumentada.

Foque no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um plano estratégico que envolve a produção de conteúdo relevante e o direcionamento para um público qualificado – o público-alvo do seu negócio de vendas de semijoias ou uma clínica empresa de tratamento de corona.

Além disso, inclui as etapas de distribuição desse conteúdo e ampliação do escopo do material elaborado.

Dessa forma, esse conteúdo se traduz em mais visitas às suas páginas, gerando mais oportunidades de vendas. Isso porque, com o tempo, seus clientes em potencial o reconhecerão como referência em sua área.

Isso significa que, diante de uma eventual demanda pelo seu produto ou serviço, sua marca estará presente na memória deles.

Sem falar na importância do marketing de conteúdo para entender melhor seus consumidores, facilitando a personalização e estratégias mais eficazes para alcançá-los. 

Além disso, as palavras-chave são essenciais para esse alcance. Por exemplo, uma pessoa que quer comprar um alarme de incêndio para sua casa, ao pesquisar, busca poralarme de incêndio preço” nas pesquisas.

Logo, fazer um conteúdo com foco nessa palavra-chave faz com que os clientes encontrem rapidamente seu site. O marketing de conteúdo também está associado a outros motivos, como:

  • Ajudar a aumentar ou melhorar o reconhecimento da sua marca;
  • Incentivar os consumidores a serem mais fiéis à sua empresa;
  • Atrair Leads  qualificados;
  • Educar, informar e entreter os clientes em potencial;
  • Construir relacionamentos e atrair clientes;
  • Tornar os investimentos em marketing mais acessíveis.
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Ou seja, é uma ação que envolve múltiplos canais digitais – como seu site, blog e redes sociais – e tem um grande impacto positivo no crescimento da sua marca. Sem contar que é uma estratégia útil para empresas de todos os setores e tamanhos.

Invista no endomarketing

O endomarketing ou inbound marketing é uma estratégia usada para atrair interesse em seu negócio.

Para isso, é preciso entender as dores e necessidades dos clientes, para então estabelecer canais de comunicação com essas pessoas e apresentar soluções para seus anseios.

A principal maneira de fazer com que as pessoas encontrem sua marca é criar conteúdo com informações relevantes para abordar os problemas dos potenciais consumidores.

Por exemplo, uma empresa de manutenção de aparelho telefonico ip geralmente possui outras empresas como cliente, sendo então um negócio B2B.

E sabendo disso, criar conteúdos pensando nas necessidades dessas empresas é uma estratégia assertiva para que esses clientes encontrem rapidamente sua empresa. 

Portanto, o marketing de conteúdo, mencionado no tópico anterior, é um importante aliado para a implementação bem-sucedida dessa estratégia.

Avalie os canais a serem utilizados

No marketing de conteúdo, você pode diversificar a produção em vários canais e mídias. Mas nem todos podem mudar seus objetivos.

Por exemplo: em seu nicho, as redes sociais mais populares que os consumidores usam são Facebook, Instagram e YouTube. Portanto, o Twitter pode não ser a ferramenta ideal para sua primeira campanha.

É claro que isso não impede seu uso, mas ajuda a orientar sua equipe a focar nas ações mais focadas no seu público-alvo para obter melhores resultados.

Crie campanhas de e-mail marketing

A próxima dica de marketing digital para empreendedores: crie campanhas de e-mail marketing. Esta é uma estratégia que envolve o processo de envio de uma mensagem para fins comerciais a um grupo de contatos de uma empresa.

O e-mail marketing pode ser usado como uma forma de fortalecer a marca, as vendas e a comunicação com clientes e leads qualificados.

Promova anúncios pagos

Mídia paga é toda comunicação de uma marca investindo dinheiro para alcançar algum efeito desejado. Ou seja, são anúncios pagos na Internet para promover uma marca, produto ou serviço e permitem gerar mais notoriedade, engajamento, leads ou vendas.

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Existem diversas plataformas de mídia paga disponíveis para quem busca dicas de marketing digital para empreendedores.

Por exemplo, você pode investir em redes sociais como Facebook, Instagram, Pinterest, YouTube, Twitter e LinkedIn; ou em mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo.

Benefícios do marketing digital para empreendedores

Vamos agora abordar os três principais benefícios do marketing digital para os empreendedores de plantão. Independente do segmento ou do tamanho do negócio, ao aplicar bem as estratégias que citamos acima, você poderá obter esses seguintes benefícios:

1. Segmentação de público

Uma das maiores vantagens oferecidas pelo marketing digital é a possibilidade de segmentação de público. Essa estratégia permite que seu negócio esteja no lugar certo na hora certa para conquistar novos clientes.

Nos métodos tradicionais, como publicidade na TV, rádio ou jornais, as campanhas são projetadas para atingir o maior número de pessoas, independentemente de pré-selecionar qual ferramenta seu público-alvo normalmente usa para obter as informações. 

Mas isso não significa necessariamente que todos possam ser clientes. O marketing digital pode trazer leads mais qualificados para o seu negócio com um investimento menor, atingindo apenas uma parte do seu público-alvo.

2. Credibilidade da marca

Consolidar o seu negócio no mercado é muito importante para se destacar da concorrência. Mas para chegar a esse patamar, não basta apenas oferecer um produto de qualidade. Você deve ter uma presença online.

Nesse sentido, o marketing digital pode ajudar sua empresa a se tornar referência no setor.

Por exemplo, você pode criar conteúdo para redes sociais e blogs para informar seu público sobre seu mercado e o que você oferece.

3. Fidelização do cliente

O marketing digital reúne técnicas valiosas na fase de pós-venda que ajudam a aumentar a fidelidade do cliente. Você pode criar campanhas de e-mail marketing com cupons de desconto e ofertas especiais para clientes que não compram da sua empresa há algum tempo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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