Empreendedorismo Digital – Os Melhores Nichos de Mercado em 2021

Melhores Nichos de Mercado

Esta postagem foi atualizada em 22 de fevereiro de 2021

 

O que é Empreendedorismo Digital?

O empreendedorismo digital é um modelo de negócio com base no ambiente online, que pode ser utilizado para comercializar tanto produtos quanto serviços.

Dessa maneira, um empreendimento digital pode ser um e-commerce ou até mesmo um profissional que comercializa o seu trabalho, como cursos, nas plataformas digitais. Basta existir uma comercialização no ambiente online, para que configure o empreendedorismo digital.

Atualmente, as vendas de lojas online crescem cada vez mais, uma vez que as pessoas, em geral, perderam o medo de comprar pela internet. Assim, a criação de lojas online também aumentou, já que existem diferentes tecnologias e possibilidades para a construção de um empreendimento — motivos que fazem com que o empreendedorismo digital seja cada vez mais vantajoso.

 

Quais são as principais vantagens do Empreendedorismo Digital?

Existem alguns pontos que podem ser vistos como vantagens do negócio digital. Veja, a seguir, quais são eles!

 
Baixo investimento

Uma de suas principais vantagens é, sem dúvidas, o baixo investimento que esse tipo de negócio exige. Afinal, abrir um empreendimento físico, como uma loja, requer um investimento muito maior, já que existem gastos com ponto comercial, funcionários, luz, água e outras despesas que um comércio online não exige.

 
Qualidade de vida

O empreendedorismo digital permite que o empreendedor digital trabalhe de casa ou qualquer lugar do mundo, fator que, em geral, proporciona grande qualidade de vida. Até mesmo grandes empresas têm adotado esse sistema de trabalho (homeworking) para que seus funcionários tenham esse benefício.

Quem deseja ser um empreendedor digital, certamente já ouviu falar e muito sobre os nichos de mercado e como eles são importantes para o negócio. Entretanto, você sabe, realmente, o que é um nicho de mercado e porque ele é importante para o empreendedorismo digital?

 

O Que é Nicho de Mercado?

Quando vamos criar um negócio digital, é fundamental que saibamos escolher o nicho de mercado ideal.

Mas, o que é um nicho de mercado?

Em poucas palavras, o nicho é um grupo de pessoas com interesses, desejos ou problemas em comum.

Uma forma clara de ver isso é:

No mundo, existe um grupo de pessoas que querem perder peso. Esse grupo de pessoas forma o nicho de “Emagrecimento”, ou seja, pessoas que querem emagrecer.

Outro exemplo:

No mundo, existe um grupo de pessoas que buscam formas de acabar com a queda de cabelo. Esse grupo de pessoas forma o nicho de “Calvície”.

Percebe que um “Nicho De Mercado” não é algo que você vai inventar, e sim algo que já está lá e você tem que identificar.

E aqui é bem simples (claro que existem outros critérios):

• Recomendo pensar em assuntos que você tenha interesse e, então, pesquisar se esse assunto forma um nicho grande para criar um negócio online.

Para mais ideias de possíveis nichos, com produto ou serviço do seu interesse, você pode listar algumas para cada item a seguir:

• Medos;

• Problemas;

• Paixões;

• Hobbies.

Porém, só por interesse, acredito não ser válido. Para realmente ter sucesso, escolha um nicho onde sejam alinhados Interesse com Potencial Lucrativo.

 

 

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Para fazer essas pesquisas e entender o potencial lucrativo de uma possível ideia, recomendo:

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• Pesquisar a concorrência: Ver se já tem outras empresas com negócios parecidos, fazer uma engenharia reversa e entender a saúde do negócio;

• Usar uma ferramenta essencial para o sucesso do empreendedorismo digital chamada “Planejador De Palavras Chaves Do Google” para analisar a quantidade (em números) de interesse mensal sobre determinados termos (daí, nesse caso, você pesquisa ternos relacionados ou seu nicho);

• Outra ferramenta muito útil, usada no empreendedorismo digital, chamada “Google Trends” para analisar o crescimento (ou não) de termos relacionados a sua ideia, então ter uma noção se o interesse está aumentando ou diminuindo;

E ainda, se você estiver TOTALMENTE SEM IDEIAS pode fazer uma pesquisa pelo que já existe:

• Usar a plataforma “Hotmart” e analisar produtos que já estão vendendo bem lá dentro e então partir daí ter a sua ideia (não tem problema nenhum nisso);

• Além do Hotmart, existem outras plataformas (Eduzz, Monetizze, ClickBank) que também são marketplaces de produtos digitais, aonde você pode retirar ideias;

• Além disso, seja criativo: Sites de revistas, bancas de jornais, etc.

A grande sacada aqui é fazer uma convergência daquilo que você gosta, com potencial lucrativo. Isso seria o ideal.

 

Essa Dica Vale Ouro:

O Conceito do Empreendedorismo Digital: Mude sua visão de “Consumidor” para “Produtor” e analise tudo com os olhos de um empresário/empreendedor digital.

Ao entrar em um site (ou qualquer tipo de negócio) passe a pensar e analisar: “como esse site ganha dinheiro, qual é o produto, quem são os clientes, como está a qualidade, se a comunicação está clara, etc….”

Assista a uma propaganda, seja na TV, cinema, jornal ou onde for e se pergunte: “Como eles pretendem atrair clientes? O que eles oferecem? Eu reconheço uma marca aqui? Eu confio nessa marca? O que me levou a confiar nessa marca?”

Vá ao supermercado e quando escolher produto da marca X ao invés da marca Y, se pergunte “Por que escolhi este produto ao invés do outro? Ele é realmente melhor ou isto é somente minha impressão? Ou será que foi o preço? De repente, o rótulo me chamou mais atenção? Ou foi a disposição do produto na prateleira?”

Faça essa análise assertiva que, com certeza, vai ter mais ideias do que consegue implementar.

 

Sugestões de Nichos

Para poder deixar mais simples de compreender, eu separei os nichos do empreendedorismo digital por seções. Assim, você verá abaixo quatro seções importantes na vida de qualquer ser humano e quais os principais nichos dentro deles.

Entretanto, se lendo os nichos abaixo você tiver outra ideia ou acreditar que ficou faltando algum nicho, você pode inseri-lo e seguir por ele, pois se está dentro das quatro seções primordiais, provavelmente dará certo.

 

Saúde e Beleza

• Perda de peso, de forma geral;

• Perda de peso natural;

• Dietas de forma geral;

• Ganho de massa muscular;

• Exercícios para se fazer em casa;

• Alimentação saudável ou orgânica;

• Exercícios de alta intensidade;

• Alimentação fitness;

• Saúde alternativa e curas naturais;

• Cura e controle do stress;

• Ansiedade e ataques de pânico;

• Doenças crônicas em geral.

 

Namoro e Relacionamento

• Como arrumar um namorado ou namorada;

• Paquera e conquista;

• Relacionamentos interpessoais;

• Superar crises em relacionamentos;

• Sexualidade;

• Maternidade e paternidade.

 

Negócios e Dinheiro

Empreendedorismo (digital ou físico);

Marketing digital;

• Como ganhar dinheiro, de forma geral;

• Como começar um negócio, de forma geral;

Marketing de Conteúdo

• Investimentos (bolsa de valores, tesouro direto, etc.);

• Mercado imobiliário (ensinando a comprar e vender em leilões);

• Como sair das dívidas;

• Como administrar o próprio dinheiro;

• Como conseguir empregos;

• Forex;

Criptomoedas;

• Aposentadoria;

• Coaching;

• Importação;

• Produtividade e gerenciamento de tempo.

 

Hobbies e Atividades Extras

• Teologia;

• Idiomas;

• Adestramento;

• Meditação;

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• Surf;

• Canto;

• Artes marciais;

• Pôquer;

• Compra e venda de automóveis;

• Receitas;

• Mecânica de automóveis;

• Fotografia;

• Artesanato;

• Desenho;

• Esportes.

Se você está pensando em montar um negócio online é preciso entender que, além de contar com todas as ferramentas adequadas vai ter que investir também em treinamento e informação. A ferramenta correta não adianta sem o conhecimento necessário para que ela seja utilizada.

 

A Máquina De Vendas Online

 

Separamos aqui 21 segredos para aumentar as vendas online.

 

Segredo #1: Escassez

As pessoas costumam dar mais valor àquilo que é escasso e difícil de conseguir.

Como aplicar:

  • Curso com “vagas limitadas”
  • Bônus especial para os 20 primeiros compradores

 

Segredo #2: Urgência

Desperta a necessidade de tomar decisões rápidas para não perder uma oportunidade.

Como aplicar:

  • Usar palavras e expressões que demandem uma resposta comportamental instantânea, como: “Só até hoje”, “Sua última chance”, “Hoje é o último dia”, “Imediato” e “Agora”.

 

Segredo #3: Autoridade

Quem é tratado como autoridade, é respeitado e levado a sério.

Como aplicar:

  • Antes de oferecer qualquer produto pago ao seu público, ceda materiais úteis e gratuitos.
  • Use imagens suas em palestras, se tiver.
  • Tente conseguir depoimentos sobre você de autoridades em seu nicho.

 

Segredo #4: Reciprocidade

Sempre ofereça materiais gratuitos para seu público. Até quando for vender algo, dê uma amostra grátis do seu produto ou serviço.

Como aplicar:

  • A reciprocidade inversa também pode ser usada em seu negócio. Ofereça ao público a possibilidade de ajudar na resolução de algum problema em seus conteúdos.

 

Segredo #5: Prova Social

Temos necessidade de pertencer a grupos. E quanto mais pessoas optam por determinada opção, mais somos influenciados a tomar a mesma atitude.

Como aplicar:

  • Use depoimentos de clientes, números de pesquisas de satisfação, quantidade de unidades vendidas, imagens de pessoas usando seu produto ou serviço, engajamento nas redes sociais, número de leitores do site.

 

Segredo #6: Porquê

As pessoas simplesmente gostam de ter razões para o que elas fazem.

Como aplicar:

  • Responda a todas ou principais objeções sobre seu produto ou serviço.

 

Segredo #7: Antecipação

Algumas pesquisas indicam que projetar o futuro e o apresentar às pessoas ativa partes do cérebro ligadas à felicidade.

Como aplicar:

  • Planeje o lançamento do seu produto e comece a fazer a publicidade, soltando informações semanas ou meses antes do lançamento.
  • Você pode realizar webinários, entrevistas com especialistas na área, escrever um artigo e até mesmo criar um trailer para o seu produto que será lançado.

 

Segredo #8: Novidade

Quando somos expostos a algo novo, há um aumento na liberação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.

Como aplicar:

  • Em seu negócio, você pode usar este gatilho incluindo, de tempos em tempos, uma atualização em seu produto ou serviço.

 

Segredo #9: Relação Dor x Prazer

Conheça as maiores dores e desejos do público-alvo, já que nem todas as pessoas possuem problemas e prazeres semelhantes.

Como aplicar:

  • Apresente as soluções que seu produto ou serviço oferecem para os problemas dos clientes. Apenas depois de mostrar os problemas e as soluções é que você deve relacionar seu produto a algo prazeroso.

 

Segredo #10: Descaso

Em relação aos negócios, este mecanismo é ativado quando mostramos aos clientes que eles se beneficiarão bem mais com o produto do que nós que estamos vendendo.

Como aplicar:

  • Apresente as vantagens daquilo que você está oferecendo, frise a resposta para as principais objeções do cliente, mas não seja chato.

 

Segredo #11: Compromisso e coerência

A concordância entre o que se diz e o que se faz é algo bem visto pela sociedade e geralmente está relacionada à maturidade e ao equilíbrio psíquico.

Como aplicar:

  • Ofereça garantias como “Caso o produto não satisfaça suas expectativas, você pode solicitar seu dinheiro de volta no prazo de 30 dias”.

 

Segredo #12: Paradoxo da escolha

Com muitas opções você pode atrair mais pessoas, mas é provável que venda mais se oferecer menos produtos de uma só vez.

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Como aplicar:

  • Simplifique processos. Em um cadastro, por exemplo, procure pedir apenas informações indispensáveis.

 

Segredo #13: História

Contar histórias é a maneira mais antiga que as pessoas têm de se conectar umas com as outras.

Como aplicar:

  • Através dessas narrativas, você pode persuadir seu público, levando-o a assumir o papel de herói da narrativa e protagonista da própria vida ao fazer certas escolhas.

 

Segredo #14: Simplicidade

Se houver várias maneiras de realizar uma determinada tarefa, nós optaremos pela maneira mais simples.

Como aplicar:

  • Apresente algo que seu público deseja alcançar e, em seguida, mostre como o seu produto encurtará o caminho até a conquista desse objetivo.

 

Segredo #15: Referência

Grande parte de nossas decisões é tomada com base em experiências anteriores que tivemos. Em um processo de compra, analisamos concorrentes para chegar a uma conclusão.

Como aplicar:

  • Apresente de 3 a 4 propostas de preços, juntamente com os benefícios de cada “pacote”.
  • Use este gatilho em promoções e liquidações. Mostre o preço original e, em seguida, o novo valor com desconto.

 

Segredo #16: Curiosidade

Quando existe um espaço em branco entre aquilo que sabemos e aquilo que queremos saber, somos motivados a buscar informações para preenchê-lo.

Como aplicar:

  • Para ativar esse gatilho, você deve usar títulos/assuntos chamativos, usando termos como segredo, pouco conhecido ou informação exclusiva.

 

Segredo #17: Inimigo Comum

Todos os públicos e empresas possuem um inimigo em comum. Em seu negócio, cabe a você descobrir qual é o maior vilão dos seus consumidores.

Como aplicar:

  • Se você também passou pelo problema que seu produto visa solucionar, mostre isso às pessoas. Isso irá conectar ainda mais você ao seu público.

 

Segredo #18: Garantia

As garantias são essenciais para minimizar a dor de sair de uma zona de conforto e tomar uma atitude.

Como aplicar:

  • Ofereça garantias para seu público na hora da venda. Quebrar essas barreiras ajuda na tomada de decisão.

 

Segredo #19: Similaridade

O gatilho mental da similaridade é a sua oportunidade para se conectar com seu público.

Como aplicar:

  • Não deixe de mostrar sua missão, seus valores e trazer seus pensamentos mais particulares à tona.

 

Segredo #20: Exclusividade

Adoramos pertencer a um grupo. Porém, mais do que isso, adoramos pertencer a um grupo que é exclusivo.

Como aplicar:

  • Faça o lançamento do seu produto uma única vez no ano, ao invés de vendê-lo sempre.
  • Envie um conteúdo exclusivo para seus leitores cadastrados na sua lista de e-mail.

 

Segredo #21: Surpresa

Quem não gosta de ser surpreendido positivamente? Entregue mais do que prometeu ao seu público.

Como aplicar:

  • Ofereça um brinde ou bônus inesperado, isso certamente aumentará a satisfação do cliente em relação à compra.

 

Infografico-Tipos-de-Clientes

 

Referencia: Viver de Blog

 

Conclusão

Às vezes, dependendo do seu modelo de negócios escolhido, nem vai ser preciso encontrar um nicho de empreendedorismo digital que você tenha tanto interesse assim.

Por exemplo: Para o modelo de negócios de marketing de afiliados com anúncios pagos, você pode simplesmente escolher um bom produto para promover e pronto, só isso! Seu negócio online está pronto.

Sim, é simples assim!

Porém, a escolha de nicho (ou seja, um assunto que você tenha interesse e então construir seu negócio em torno disso) é uma ótima ideia para um negócio digital de longo prazo, que crescem mais e mais, dia a dia.

E é claro, você pode ter negócios online em vários nichos diferentes, basta saber como fazer e o passo a passo exato a seguir.

 

 

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