Esta postagem foi atualizada em 20 de abril de 2023
A alta performance de um negócio está diretamente associada a seu percentual conquistado de público, situação que implica na importância de um negócio em saber como alcançar sua audiência, começando pelo período em que o consumidor é tido como lead.
Denominação que está associada ao primeiro estágio de associação entre uma empresa e o seu público, sendo um tipo de relação que precisa ser mantida de forma segura para assim estabelecer uma conexão maior com tal público, assim tornando-os clientes.
E tal relação pode ser dita para os mais diversos tipos de empreendimento, o que inclui tanto negócios de pequeno, médio ou grande parte, abrangendo também diferentes setores, como empresas do setor digital ou aqueles que seguem no mercado presencial.
Até porque mesmo em cenários distintos, ambos os tipos de negócio lidam com as expectativas de suas audiência, atuando justamente para conquistar a atenção dos seus respectivos públicos. De serviços de cabeamento de rede a um fornecedor de alimentos.
Quando se fala sobre o crescimento desses negócios, trabalhar com novas audiências se destaca como um dos principais fundamentos a serem executados, já que a expansão de uma companhia costuma estar diretamente associada ao seu número de público.
Inclusive um dos maiores desafios de um novo empreendimento é justamente conquistar a confiança de certa audiência, principalmente quando se trata de um setor que já conta com uma grande competitividade, com a presença de diversas companhias atuando em tal área.
Cenário esse que faz com que as novas empresas precisem trabalhar tão bem com as suas estratégias de marketing a ponto de contar até mesmo com um serviço de adiantamento de recebiveis para conquistar um capital disponível para investir em sua comunicação.
Tudo para conquistar de forma rápida e prática um maior número de audiência, mas para que tal relação possa ser fortalecida é preciso estabelecer estratégias que sejam válidas desde o início de uma relação a ser formada com o seu público de desejo.
E para que seja possível transformar um lead em um cliente, é preciso compreender não só quais são as fases dessa conversão, mas também como funciona essa denominação de público.
Conteúdo:
Leads: Público de importância para um negócio
Para um negócio, a presença de público é essencial para apontar o sucesso de um empreendimento, assim como a possibilidade de novas estratégias a serem tomadas, seja para expandir o seu público ou para tomar boas decisões em cima de tal audiência.
Mas para que um cliente possa ser conquistado é preciso trabalhar a sua relação com tal audiência, respondendo às necessidades desse público, em alguns casos até mesmo atuando para criar algum tipo de demanda em cima do seu produto ou serviço.
Tal como a importância que uma empresa encontra hoje em recorrer aos serviços de informática para a gestão do seus negócios, sendo necessário recorrer a um ofício de outsourcing de TI para garantir a melhor atualização possível a esse comércio.
Mas antes de alguém contratar tal tipo de serviço, primeiro é preciso que esse indivíduo, em uma posição de pessoa física ou jurídica, demonstre ter algum tipo de interesse no produto ou serviço ao qual uma empresa pode estar oferecendo no mercado.
Uma relação que deve ser trabalhada junto a esses leads, ou seja, os clientes potenciais de um negócio, uma denominação que parte do verbo em inglês “to lead”, ou seja, levar a algo, nesse caso levando uma companhia a conquistar um novo cliente aos seus negócios.
Dessa forma, trabalhar com os seus leads significa expandir a sua possibilidade de alcançar um certo número de clientes, até por se tratarem justamente de consumidores em processo de formação, sendo necessário apenas saber como nutrir esse desejo de compra.
Cenário que acaba por destacar uma importante estratégia de marketing, que são os funis de vendas. Aplicação que uma companhia que atua com elaboração de projeto contra incêndio pode trabalhar para conquistar a atenção de negócios que precisam disso.
Como lojas de diferentes áreas que precisam desse tipo de projeto para contar com um estabelecimento seguro, sendo então alvos que devem ser trabalhados para que deixem de serem leads e se convertam em clientes de fato de um empreendimento.
Para nutrir a relação essa audiência de possíveis clientes é preciso recorrer a diversas estratégias que estão disponíveis no mercado. Boa parte delas tendo função primordial no objetivo de expandir a audiência de um negócio, sendo importante então conhecê-las.
Boas alternativas para nutrir os seus leads
Conquistar um cliente pode ser algo trabalhoso, mas quando essa relação é mantida desde o início, enquanto tal audiência se apresenta como leads, essa obtenção de público pode levar a melhores resultados, tendo uma maior segurança nesse objetivo de conquista.
O que leva à importância de saber como lidar com um funil de vendas, um conjunto de etapas onde a jornada de compra pode ser dividida entre o contato inicial com um lead até a conversão total deste usuário em um cliente.
Para que essa relação possa ser trabalhada de forma adequada, as seguintes táticas recebem uma atenção maior:
Mídia paga
Os anúncios pagos são de grande valor para uma empresa de levantamento topográfico, permitindo com que os seus serviços cheguem até o campo de visão de possíveis clientes, de acordo com os índices de possibilidades demonstrados por tal audiência.
Algo mais fácil de ser medido no campo digital, como por meio do percentual de buscas sobre tal tipo de serviço em relação a um público presente na internet, sendo mais fácil até mesmo direcionar os anúncios para essa audiência em particular.
Mídias sociais
Quando se fala do processo de mídia paga, é importante estar aberto às oportunidades que estão disponíveis no mercado digital, pois por mais que a mídia tradicional siga tendo o seu valor, como o rádio e TV, as plataformas digitais apresentam novas possibilidades.
Principalmente em relação a conquista de leads, diante da possibilidade de compra que pode ser medida na internet. Frente a tudo isso, acabam por se destacar as mídias sociais, sendo um campo ideal para a divulgação de itens que vão além dos anúncios.
Marketing de conteúdo
Enquanto um anúncio possui uma função direta na conversão de um lead em cliente, quando se fala sobre o processo de obtenção de leads aí outro tipo de conteúdo recebe uma atenção diferenciada.
Por meio de marketing de conteúdo uma companhia que atua com o serviço de instalação de climatizadores evaporativos pode expandir o seu número de leads, usando de canais como um blog ou redes sociais para compartilhar conteúdos de importância ao público.
Trabalhando para conquistar a audiência de possíveis consumidores para somente depois atuar diretamente com a conversão dessa audiência, garantindo dessa forma com que tal processo leve aos melhores resultados possíveis.
E-mail marketing
Para trabalhar a relação com os seus leads, outra estratégia de importância é o e-mail marketing, já que se trata de uma prática que busca falar diretamente com um público em particular, oferecendo conteúdos customizados para cada perfil segmentado.
Usando até mesmo das informações fornecidas por esses usuários, como:
- Idade;
- Gênero;
- Interesses;
- Região.
Para assim oferecer um conteúdo otimizado, o que inclui até mesmo o estilo de linguagem utilizado em suas mensagens para assim aumentar a possibilidade de conversão de um lead, fazendo dele com um cliente de importância para um negócio.
Um conjunto de estratégias que levam diretamente a conquista de um indivíduo que apresenta algum tipo de interesse em um projeto de estrutura metálica para galpão, permitindo assim a aquisição de uma audiência maior para esse negócio em particular.
Mas além dessas estratégias de marketing é preciso também ter atenção a todas as etapas presentes citadas no citado funil de vendas, para assim acompanhar um possível cliente até a finalização de uma aquisição comercial.
Trabalhando os estágios de um funil de vendas
Para que um lead consiga passar por todas as etapas de um funil de vendas, primeiro é importante esclarecer que fases são essas, sendo importante para uma empresa definir certos estágios, como:
- Definição de um objetivo;
- Definição de público;
- Construção de conteúdo;
- Medida de envio de conteúdos;
- Análise de resultados.
Fases essas que podem fazer com que uma companhia que opera com a oferta de laudo de engenharia mecânica consiga expandir os seus resultados, trabalhando diretamente com o objetivo de transformar um lead em um cliente fidelizado.
Relação essa que se for bem trabalhada pode fazer com que uma companhia consiga alcançar melhores resultados acerca dos seus empreendimentos, expandido assim não só a sua audiência, mas também a sua performance no comércio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.