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Como divulgar eventos híbridos?

  • por Aline Moura
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Esta postagem foi atualizada em 28 de abril de 2023

 

A realização de uma cerimônia de divulgação sempre foi algo de destaque no mercado, principalmente para quem está em busca de lançar um novo produto ou serviço. O que muda hoje é a forma em que isso é feito, sendo possível recorrer aos eventos híbridos.

Essa nova modalidade é colocada em prática principalmente graças ao avanço tecnológico, o que faz com que o público venha dando uma atenção cada vez maior para o campo digital, com tal proximidade sendo aproveitada pelas empresas para crescer seu destaque.

A realização desses eventos digitais fala também com o desafio do mercado em estar sempre visível ao seu público, procurando se destacar nos campos mais acessados por aqueles que podem vir a se tornarem em seus clientes, como é o que acontece na internet.

Tal cenário inclusive pode estar associado aos mais diversos tipos de segmentos, o que inclui até mesmo o setor industrial, onde a pesquisa por bombas Schneider na internet pode ser o primeiro passo para que um novo consumidor compre tal tipo de equipamento.

Esse é apenas um exemplo de como o meio digital pode ser útil para os mais diversos segmentos de mercado, aproveitando-se principalmente da presença do público nesses espaços digitais, tratando-se de plataformas onde empresas e usuários podem se conectar.

O grande problema surge na verdade da alta competição que está ali presente, sendo necessário adotar estratégias de qualidade para que um site ou companhia consiga se destacar em relação à variedade de conteúdos que estão disponíveis nessas redes.

E apesar de todo esse destaque trazido pelo campo digital, é importante também não esquecer do valor que está associado ao mercado presencial, espaço onde empresas mais tradicionais, como um serviço de usinagem de peças, ainda pode focar sua comunicação.

Com essas duas realidades existentes, é importante para um negócio hoje saber como se aproveitar dos benefícios que podem estar disponíveis tanto nas redes como no mercado presencial, sendo indicado unir ambos para melhorar a performance de um negócio.

Um exemplo disso pode ser a realização de um evento híbrido, como uma festividade desenvolvida em cima da melhor experiência a ser oferecida ao público, seja no meio offline como no online, facilitando assim a divulgação do tema central desse evento em questão.

Como funciona um evento híbrido?

Por muito tempo o mercado de produção de eventos tinha seus olhos voltados apenas ao meio presencial, buscando garantir a melhor experiência física a todos os visitantes para que, ao saírem dali, eles tivessem suas expectativas respondidas pelo organizador.

Esse cenário passou por um grande choque a partir da pandemia de COVID-19, onde os eventos presenciais tiveram que deixar de ser realizados por causa da prevenção acerca da aglomeração de pessoas, essa que sempre foi a marca de um evento de sucesso.

Diante disso a solução, assim como aconteceu com muitas empresas, foi recorrer ao meio virtual, elevando assim a realização dos eventos digitais, sendo esse um modelo bastante adotado por artistas, criando o projeto de uma peça teatral exclusiva para as redes.

E de fato, diversos foram os tipos de eventos que puderam ser realizados através desse campo digital, o que inclui formatos como:

  • Conferências;
  • Seminários;
  • Workshops;
  • Reuniões.

Opções diversas para que uma empresa de equipamentos de resfriamento pudesse falar sobre a divulgação de um novo produto da sua linha de ferramentas, como pode ser o caso de um climatizador evaporativo, popularizado através de um evento feito para as redes.

Na medida em que os efeitos da pandemia foram sendo contornados, o mercado foi voltando a apostar no presencial, porém sem deixar de olhar para os benefícios encontrados nas plataformas digitais, com o mesmo acontecendo em relação aos eventos.

E é disso que nasce os eventos híbridos, sendo eles cerimônias que utilizam tanto das ferramentas disponíveis ao meio presencial como ao digital, garantindo assim uma experiência maior para todos os visitantes, tanto os físicos como aqueles na internet.

Um exemplo disso pode ser um evento voltado a detalhar a situação econômica atual de uma empresa de corte e dobra de aço, com essas informações sendo compartilhadas entre as pessoas presentes, assim como aqueles que visualizam a reunião a distância.

E isso pode ser ótimo para empresas multinacionais, com sua equipe estando espalhando por todo o globo, assim como para eventos voltados ao grande público, como o lançamento de um filme, onde o tradicional tapete vermelho pode ser divulgado nas redes sociais.

Mas se existe algo que não muda tanto em relação aos eventos físicos, digitais ou híbridos, é a necessidade de saber como divulgá-los da melhor maneira possível, para assim aumentar a percepção do público assim como a quantidade de pessoas ali presentes.

Agora, especificamente sobre o modelo híbrido, existem algumas práticas específicas que são válidas de serem consideradas para disseminar corretamente a mensagem que torna esse evento conhecido pelo público.

Formas de divulgar o seu evento híbrido

Para garantir que o seu evento tenha uma boa visibilidade, permitindo com que uma fábrica de chapa de inox obtenha qualquer tipo de resultado comercial associado a essa realização, é importante que algumas ações sejam colocadas em prática, entre elas:

Envio de e-mail aos interessados

Para participar de um evento é importante estar acompanhado de um convite, com o mesmo ocorrendo no meio digital ou híbrido, existindo apenas uma adaptação para o campo virtual, com um e-mail podendo ocupar essa posição.

Diante disso é importante garantir com que esses e-mails sejam enviados para o público que se espera aparecer nesses eventos, principalmente aqueles que podem servir como convidados ilustres, chamando assim a atenção de outras pessoas para essa ocasião.

Target de retorno

É comum na internet que um usuário pesquise por um tópico em particular, como bicos injetores preço, e então receber diversas mensagens e anúncios que tenham algum tipo de relação com isso, o mesmo pode ser feito junto a realização de um evento híbrido.

É importante disponibilizar mensagens e anúncios para alguém que tenha pesquisado por algo associado ao tema do seu evento, facilitando assim o convite a ser feito para esse usuário, aumentando assim a divulgação e as chances de presença desse público.

Veiculação de anúncios

Além do retargeting, o uso de anúncios também pode ser positivo para divulgar um evento para quem ainda não possui conhecimento sobre ele. O importante é destacar esses anúncios nas plataformas de maior acesso do público, como é o caso das redes sociais.

Por se tratar de um evento híbrido, é importante deixar clara as duas formas de acessar a esse espaço, seja através de um link ou do endereço a ser destacado para quem mora próximo de onde ele será realizado fisicamente.

Uso de plataformas acessíveis

A realização de um evento físico precisa levar em conta uma série de preparos para que um ambiente seja o mais receptivo possível para todos, o que inclui desde a disponibilização de um bufê até a organização de uma empresa de comunicação visual para exibir certos produtos.

No campo digital existe o mesmo tipo de preocupação, mas agora em relação às plataformas virtuais, onde tais eventos serão realizados, tendo ela que ser a mais acessível possível para garantir uma boa experiência para todos os convidados, físicos e digitais.

Tema do evento

Outro ponto importante é deixar claro qual é o tema desse evento, o que pode incluir desde o lançamento de um novo produto, voltando a uma grande audiência, assim como uma reunião de negócios, tendo um público muito mais seleto como o foco dessa organização.

Tendo isso em vista, é importante que todas as pessoas convidadas saibam tudo sobre o evento a ser realizado, seja para pegar seu carro e ir até um local físico ou então para separar um tempo, sentar em frente ao computador e clicar no link do evento.

Design chamativo

Um evento híbrido conta com muitos benefícios, no entanto essa organização exige também um maior empenho, tanto para a sua versão presencial, online e sobre como elas devem combinar entre si.

Parte desse trabalho envolve a organização de um espaço, com uma decoração chamativa, com o mesmo tendo que ser garantido no meio digital, indo desde o design do site até a composição de um convite digital a ser enviado para todos os convidados desse evento.

Com isso em mente, é possível considerar desde uma ação artística nas janelas do prédio do evento, usando de uma cinta com catraca para garantir a segurança dos artistas, até a criação de um site exclusivo para o evento, com um sistema próprio para os convidados.

A partir dessas dicas é possível garantir com que o seu evento híbrido tenha a melhor divulgação possível, atingindo tanto os convidados físicos como aqueles do meio digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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