O marketing é usado para divulgar a empresa e atrair os clientes. Já a tecnologia cria novas possibilidades ao negócio e agiliza os processos.
A combinação de marketing e tecnologia pode ajudar a sua empresa a melhorar os resultados de diferentes formas. Investir nessas duas áreas em paralelo é necessário para que a organização não fique obsoleta e nem esquecida.
A questão é que nos últimos anos esses dois campos passaram por grandes mudanças. E saber quais são elas e de que forma aplicar as melhorias é o grande mistério.
Veja de que forma ao investir em marketing e tecnologia pode ajudar a sua empresa.
Conteúdo:
Melhora o relacionamento com o cliente
O relacionamento com o consumidor possui um grande peso para as organizações. Em alguns casos ele chega a ser uma prioridade superior à venda.
Podemos citar alguns exemplos que deixam isso evidente. O uso de chatbots é um deles. As pessoas conseguem interagir com uma máquina que está em constante aprendizagem e dessa forma obter respostas para suas dúvidas.
Somado a isso está o atendimento que já pode ser feito por vários canais como o WhatsApp e até mesmo videoconferência.
Outra possibilidade é facilitar o acesso aos serviços. Um site especializado em seguro de carro pode oferecer uma ferramenta de cotação para que o usuário saiba o preço do seguro auto. Ele mesmo consegue preencher os dados e fazer o pedido em poucos minutos.
Todos esses pontos fazem com que o consumidor se sinta no poder. Ele entende que tudo é feito para lhe atender.
Ofertas personalizadas e que geram resultados
Até a década passada as propagandas feitas pelas empresas eram massivas. Elas visavam atingir a todos, sem pensar muito em necessidades. O foco era vender e para isso criaram o desejo de consumo.
Atualmente essa estratégia não funciona mais. As pessoas sabem o que querem e desejam receber ofertas personalizadas. Nesse ponto o marketing e tecnologia conversam e podem ajudar muito.
O uso do Big Data permitiu coletar dados valiosos e fazer análise desses. Tudo o que é feito on-line pode virar informações para as empresas e essas podem ser combinadas com dados off-line.
Tudo o que é coletado é trabalho no Business Intelligence para que sejam determinados objetivos e como esses serão atingidos. Isso quer dizer que deverão ocorrer ações direcionadas com base nas necessidades.
Ao oferecer o que a pessoa busca ou tem interesse, o marketing consegue atingir o seu objetivo de vendas.
Gera fidelização
O marketing de conteúdo ou inbound marketing cresceu muito nos últimos anos. Isso não aconteceu ao acaso, mas por uma demanda que surgiu.
Quantas vezes não precisou de uma informação e foi direto em um site, blog ou canal do YouTube? Haveria a opção de usar um buscador ou procurar outro canal, mas a fidelização faz com que volte sempre ao mesmo.
O marketing consegue fidelizar os cliente e com isso a marca sempre é lembrada. No caso de precisar comprar um produto ele sabe a quem recorrer. A questão é de que forma a tecnologia ajuda.
Ela faz com que a informação chegue até o cliente. Por exemplo, um blog pode nutrir esse cliente e esclarecer as suas dúvidas. Ele recorrerá a ele quando precisar ou em um momento de descontração.
Pelo conteúdo ser direcionado, ele sempre atenderá a demanda do consumidor com base na pessoa que foi criada.
Melhora a usabilidade de softwares e aplicativos
Enquanto a área de TI está focada em desenvolver software e aplicativos, a de marketing pensa como garantir um bom uso dele. O UX design e UX writer foram pensados exatamente para isso, tornando mais fácil a utilização dos recursos.
A experiência do usuário se torna o foco, é preciso garantir que ele se sinta bem usando o app. Quando isso acontece, as chances dele trocar são grandes.
No exemplo anterior que demos, o cliente deseja saber o preço do seguro auto. Se o site for complicado de usar e o formulário estiver “escondido” ele desistirá de pedir a cotação. A combinação de marketing e tecnologia vão garantir que isso não ocorra.
Tudo será feito para garantir que o site seja agradável de usar e faça com que se queira continuar nele.
Por exemplo, existe um app de vendas que disponibiliza jogos, esses geram pontos que podem ser trocados por descontos em compras. A ideia não é que a pessoa jogue, mas que isso seja um incentivo para que compre. Entretanto, se pensou em formas de melhorar a usabilidade e ainda o tornar atrativo.
O marketing e tecnologia podem ajudar a sua empresa, para isso deve-se investir nessas áreas e usar os recursos de forma estratégica.
Por: Jeniffer Elaina, do site SeguroAuto.org