Esta postagem foi atualizada em 27 de setembro de 2023
Começar um negócio de e-commerce nunca é fácil. Dirigir um negócio de sucesso ainda menos.
Embora não haja escassez de dicas e truques para fortalecer as vendas do comércio eletrônico, a maioria se revelará irrelevante se você não tiver as estratégias certas para apoiá-las.
As pessoas não devem estar pouco familiarizadas com a estratégia. Aqueles que a entendem vão sobreviver e aqueles que não a entendem vão perecer – sabiamente dito por Sun Tzu.
Aumentar as vendas online é o principal objetivo da maioria das empresas, independentemente do seu tamanho. Se você administra um pequeno negócio de varejo ou é empregado por um gigante do comércio eletrônico como o Google, aumentar as vendas através de canais online requer o mesmo nível de esforço e dedicação.
No mundo lotado do comércio eletrônico, a competição faz com que as oportunidades sejam poucas e distantes. Mas quando se trata de enriquecer a experiência de compras online, a maioria dos varejistas não olham além do sempre presente, “Adicione estes dois itens e ganhe 10% de desconto”, ou “Clientes que compraram este item também compraram…”.
Na maioria dos casos, a concorrência vem de outros varejistas usando algoritmos complexos para rastrear e prever as necessidades dos clientes e depois entregar contra eles. Mas, e quanto àqueles pequenos negócios de e-commerces com orçamentos limitados?
Aqui estão as sete principais dicas e ideias de ecommerce marketing para impulsionar o crescimento e levar o seu negócio a um novo nível de sucesso:
Conteúdo:
- 1 1. Personalização em tempo real
- 2 2. Tenha cuidado com os Itens de Venda Lenta
- 3 3. Faça seu site de E-Commerce Móvel e Amigável
- 4 4. Adicionando chat ao vivo
- 5 5. Use as ofertas de opt-in | pop-up para converter usuários
- 6 6. Ofereça frete grátis
- 7 7. Automatize o seu e-mail marketing
- 8 Considerações Finais
1. Personalização em tempo real
Quase três quartos (74%) dos consumidores online se irritam com sites onde o conteúdo (por exemplo, anúncios, ofertas, promoções) parece irrelevante para os seus interesses.
Caso queira ganhar e manter clientes, você precisa fornecer a eles a experiência de compra sob medida que eles estão procurando. Quanto mais ofertas relevantes você promover, maiores serão as chances de eles comprarem.
De acordo com um relatório, 73% dos clientes preferem fazer negócios com marcas que fazem uso de informações pessoais para criar uma experiência mais relevante. Use o histórico de navegação, interesses e preferências dos clientes para enviar-lhes mensagens de marketing personalizadas.
Os compradores querem uma experiência personalizada em todos os pontos de contato de sua jornada de clientes. É útil costurar interações separadas entre seus clientes e sua marca, assim, se os clientes abandonarem o processo de checkout inesperadamente no desktop, quando retornarem através do smartphone, você pode encorajá-los a concluir a transação.
Ao personalizar suas mensagens de marketing, lembre-se de não ir muito longe. Há uma linha tênue entre usar as informações pessoais dos compradores para personalizar as mensagens, e invadir sua privacidade.
2. Tenha cuidado com os Itens de Venda Lenta
Produtos que são lentos a mudar reduzem o fluxo de caixa e desaceleram o desenvolvimento de um negócio. Como resultado, é necessário ter fechamento de vendas. Fornecer esses descontos ajuda você a vender e atrair novos clientes ao mesmo tempo.
Se possível, considere os itens de estoque que são:
– Perecíveis
– Sazonal
– Gerar versões mais novas ou atualizadas
3. Faça seu site de E-Commerce Móvel e Amigável
No mundo de hoje, um site móvel otimizado e ágil é uma necessidade para qualquer negócio. Tanto que em uma pesquisa do Google, 61% dos consumidores disseram que provavelmente iriam embora se um site não fosse amigável ao celular.
A fim de maximizar as conversões então, é necessário fornecer a melhor experiência móvel possível. Aqui estão algumas coisas a serem consideradas:
– Faça seu site responsivo
– Garanta que seu site carregue rapidamente
– Otimize o seu site móvel e melhore a busca no site
– Simplificar o processo de checkout
4. Adicionando chat ao vivo
Usando o chat ao vivo, os clientes podem fazer perguntas ou expressar preocupações antes de tomar qualquer decisão de compra, aumentando assim a sua taxa de conversão e criando uma ótima experiência de compra para a sua marca.
Oferecer chat ao vivo em seu site ajuda você a descobrir problemas comuns vivenciados por seus clientes. A resolução desses problemas ajuda a melhorar as suas conversões.
Há muitas razões para os clientes apreciarem o bate-papo ao vivo, e o tempo é uma delas. Dos que concordam que bate-papo ao vivo é o método de comunicação mais eficaz, 79% disseram que o fizeram por causa de respostas rápidas.
5. Use as ofertas de opt-in | pop-up para converter usuários
Se você quer melhorar suas taxas de conversão, não deixe de lado o potencial das ofertas opt-in. pop-ups incentivam os visitantes a se inscreverem em sua lista de email, newsletter ou programa de fidelidade. Isso aumenta a sua lista de contatos, o que é ótimo para e-mail marketing e, no final, ajuda a aumentar as vendas.
Um pop-up que aparece nas telas dos clientes inseguros sobre a compra, oferecendo 10% de desconto e frete grátis em pedidos acima de um determinado valor para se inscreverem, pode muito bem influenciá-los a dar o próximo passo e comprar.
Mesmo que eles não concluam a transação naquele momento, eles podem se inscrever para a sua oferta de opt-in, o que significa que eles ainda foram adicionados ao seu banco de dados e podem comprar mais tarde.
Certifique-se de testar cada elemento de uma oferta de opt-in e otimizá-lo de acordo. O teste A/B mostra qual deles funciona melhor para gerar assinaturas. Assegure-se de que os visitantes vejam pop-ups logo antes de sair. Lembre-se, quanto mais pessoas digitarem seus endereços de e-mail, maior será a probabilidade de vendas futuras.
6. Ofereça frete grátis
Vários estudos têm demonstrado que há muitos benefícios em oferecer transporte gratuito. Se o seu negócio não oferece uma opção de frete grátis para os seus clientes, é hora de adicionar uma.
Em uma pesquisa, 70% dos entrevistados disseram que têm uma opinião maior sobre as marcas que oferecem entrega e envio gratuitos, 84% estão mais propensos a fazer compras em sites com esse serviço, e 75% disseram que estão mais propensos a fazer compras se houver uma promoção de envio gratuito, ao invés de outros tipos de promoções ou descontos.
7. Automatize o seu e-mail marketing
A automação é essencial para impulsionar o seu e-mail marketing. O uso de gatilhos pré-definidos permite que você envie mensagens relevantes e em tempo hábil, encantando seus assinantes.
Vale a pena o esforço para ser mais pró-ativo e automatizar suas campanhas de e-mail marketing para um processo mais suave e eficaz. Por exemplo, se um cliente abandona seu carrinho, um e-mail pode incentivá-lo a revisitar o site e concluir a transação.
O envio de e-mails para os abandonadores de carrinho de compras só é possível através da automatização do seu e-mail marketing. O envio manual de e-mails é incrivelmente demorado. Assim que você automatiza seu e-mail marketing, assim que alguém tropeça num gatilho online, o e-mail sai. As estatísticas mostram que “e-mails automatizados recebem taxas de cliques 119% maiores que os e-mails transmitidos” e os profissionais de marketing B2C que utilizavam e-mails automatizados notaram taxas de conversão tão altas quanto 50 por cento.
Considerações Finais
Gerenciar um negócio de comércio eletrônico nunca vai ser fácil, mas usando as estratégias acima mencionadas, colocando-as adequadamente no lugar com recursos por trás delas, você pode melhorar suas chances de sucesso.
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