Pular para o conteúdo

Programador freelancer: veja como ser um de sucesso

▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Esta postagem foi atualizada em 10 de abril de 2023

O trabalho de um programador não é fácil, são diversas atividades que precisam ser cumpridas e muitos detalhes a serem cuidados para que tudo saia como o planejado e o esperado pela empresa.

Há quem diga que vivemos na era da informação, e por um lado isso não está errado, todos os dias somos apresentados a uma grande massa de novidades e dados que precisam ser tratados.

Mas não apenas isso, também vivemos o auge da tecnologia, mesmo que a pequenos passos. Se perguntássemos para alguém que tem, em média, 70 anos, se ela imaginava que o mundo de hoje fosse esse há 50 anos, a resposta provavelmente seria não.

E isso é uma prova de como a tecnologia avançou e muito de alguns anos para cá, grande parte disso se deve ao investimento nessa área e às descobertas feitas por especialistas que mudaram por completo o nosso mundo.

Para encontrarmos uma boa empresa de manutenção em pabx SP hoje, não precisamos mais gastar horas e horas atrás de uma, basta alguns cliques no celular ou no computador que temos a resposta na palma da mão.

A internet foi um grande avanço do mundo e que mudou a maneira como trabalhamos, produzimos e consumimos informações, e grande parte disso só acontece de maneira eficaz através do trabalho dos programadores.

Pouco se fala sobre essa profissão tão importante nos dias de hoje e que, segundo alguns especialistas, tende a ser a profissão do futuro, afinal de contas a internet chegou para ficar, e todos os dias é preciso lidar com alguma novidade dentro dela.

Sendo assim, muitas pessoas já optaram por essa área e também já investiram na construção de suas carreiras como freelancers, com a chance de poder trabalhar com mais liberdade e flexibilidade.

Os programadores são essenciais para os sites assim como os fabricantes de lacres de segurança são extremamente importantes para lojas que vendem produtos de segurança para residências.

Entretanto, muitos profissionais ainda têm dúvidas de como se tornar um programador freelancer de sucesso, pois essa opção de trabalho requer mais cuidado e esforço, mas hoje iremos te ajudar a fazer isso de maneira prática.

Entenda o que é um programador freelancer

O programador é o profissional especialista no processo de criação de programas online, que podem ser desde um blog que servirá como um portal de notícias, até mesmo um site de vendas para uma nova marca no mercado.

Engana-se quem pensa que ter um site na internet é simples, pelo contrário, é um trabalho minucioso onde é necessário cuidar de muitos dados e informações para estruturar um site que siga as diretrizes da plataforma em que ele estará hospedado e gere bons resultados.

Não é à toa que, se você entrar no site de uma empresa de montagem de painel elétrico, verá que o site é bem estruturado e organizado, não apenas pela qualidade da marca, mas pelo bom trabalho que é realizado na programação dele.

E isso é justamente o trabalho feito por um programador, o profissional especialista nesse processo e que ajuda sites e plataformas na internet a estruturarem o que desejam de maneira otimizada e prática.

O programador é um profissional versátil e a sua necessidade está sendo cada vez mais presente nos mais diversos tipos e segmentos de negócios, como:

Isso mostra como o trabalho de um programador é essencial e que está crescendo cada dia mais devido a necessidade da otimização e da proteção de dados e processos dentro do universo digital.

O programador freelancer é aquele que não trabalha apenas para uma empresa, mas para várias, onde ele mesmo se torna o seu chefe e organiza os seus trabalhos, oferece aos seus serviços e fecha seus próprios contratos.

Imagine que uma pessoa que deseja fazer um projeto de rede de distribuição de energia elétrica com a melhor empresa do segmento, o cliente entende como funciona o processo, como a marca trabalha e fecha um contato com ela.

O programador freelancer trabalha de forma semelhante, ele consegue fechar diversos serviços para diferentes empresas que precisam do seu trabalho, o que gera mais renda e flexibilidade para ele.

Isso porque, como freelancer, o programador consegue organizar todos os seus trabalhos, tendo flexibilidade para lidar com outras atividades da vida e ainda cobrando o que acha justo pelo seu trabalho.

Não é à toa que o mundo dos freelancers têm recebido cada dia mais profissionais, pois todos os dias, novos profissionais estão vendo os benefícios de trabalhar por conta própria e fechar suas próprias parceiras.

Trabalhar como freelancer possibilita mais flexibilidade para o profissional, que pode procurar por um aluguel de cadeira balancim para montar seu espaço de trabalho onde achar melhor e definir seus próprios horários.

Entretanto, mesmo sendo um ótimo mercado, ainda existem muitos programadores que não sabem como fazer para se tornar um freelancer de sucesso, que chame de marcas que queiram contratá-lo, mas acredite, isso está longe de ser uma missão impossível.

Dicas para ser um programador freelancer de sucesso

O dia a dia de um profissional freelancer está longe de ser fácil, muitos lidam com o medo de perder seus contratos ou de não conseguirem novos para terem sua renda nas mãos, mas para isso é preciso saber o que fazer para prospectar clientes e fidelizá-los.

Por isso, selecionamos algumas dicas simples de serem aplicadas mas que fazem toda a diferença na rotina de um profissional freelancer, inclusive os programadores. Confira abaixo algumas delas:

Tenha um portfólio bem estruturado

O portfólio é um documento que consta todos os trabalhos já realizados pelo profissional, é através dele que um possível cliente conhece o trabalho de uma empresa de manutenção de docas, por exemplo, e também o do programador.

Hoje existem diversos sites e plataformas gratuitas por onde você consegue estruturar o seu portfólio e deixá-lo pronto para enviar aos possíveis clientes que desejam conhecer mais sobre o seu trabalho.

Nele, é essencial que conste seus dados pessoais, suas formações, especialidades, seus diferenciais e o principal: trabalhos que você já realizou e cases de sucesso para demonstrar a qualidade do que faz.

Seja a sua própria marca 

O profissional freelancer é aquele que entende que o seu próprio nome é a sua marca, sendo assim, é importante que ele esteja sempre dentro de boas opiniões e feedbacks para chamar a atenção de possíveis clientes.

Uma pessoa só contrata um fabricante de tubo de silicone por saber que ele é ótimo no que faz e que pode ajudá-la com o que precisa, para que um programador freelancer consiga fazer sucesso, também é preciso disso.

Sendo assim, entenda que o seu nome é a sua marca, por isso ofereça sempre o melhor para os seus possíveis clientes desde o primeiro contato e mostre feedbacks positivos de clientes anteriores para comprovar a qualidade do seu trabalho.

Cumpra seus prazos

Os prazos são extremamente importantes dentro de um contrato e na rotina de um profissional freelancer, isso porque a perda ou o não cumprimento de um prazo pode colocar a sua reputação em risco.

Ninguém gosta de fechar algo com um profissional que atrasa o resultado final, não é mesmo? Pois bem, para ser um programador freelancer de sucesso é preciso entender que os prazos são extremamente importantes.

Assim como um serviço de manutenção preventiva plataforma elevatória possui um prazo que é respeitado, o programador freelancer também precisa respeitar o prazo do cliente ou oferecer um novo que sabe que conseguirá cumprir.

Faça contatos

Há quem diga que contatos são tudo nos dias de hoje, e realmente ter bons contatos pode mudar por completo a sua rotina de trabalho, fazendo com que sempre cheguem novos clientes para você.

As redes sociais são ótimos espaços para conhecer novas pessoas e empresas que podem até não precisar dos seus serviços no momento, mas quando precisarem ou conhecerem alguém que precisa, se lembrarão de você.

Como costumam dizer, gentileza gera gentileza, por isso crie relações com pessoas e empresas diferentes que poderão indicar o seu trabalho para outras, criando uma grande rede de profissionais dispostos a te ajudar a crescer.

Considerações finais

Essas são dicas simples, mas que já fazem toda a diferença na rotina de um programador freelancer, que conseguirá atrair cada dia mais clientes e manter sua rotina de trabalho com flexibilidade e lucro.

Dessa maneira a programação será não apenas uma grande paixão, mas também a sua principal fonte de renda, permitindo que você cresça como profissional e aprenda cada dia mais com a área que escolheu.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

Resolva o desafio *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x