Pular para o conteúdo

Tendências de negócios para 2023

  • por Aline Moura
Aprendizado de Máquina Aplicado, Economia Circular Sustentável, Trabalho Remoto Eficiente, Realidade Aumentada Comercial, Blockchain e Criptomoedas, Inteligência Artificial Personalizada, Energias Renováveis Inovadoras
▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Esta postagem foi atualizada em 2 de setembro de 2023

 

O mundo dos negócios é conhecido por se adaptar de forma frequente, existindo um desafio em ficar atento a todas as oportunidades que podem estar disponíveis no mercado, de forma a ampliar os seus resultados, virando um empreendimento de sucesso.

Essa mudança do mercado ocorre como uma resposta direta às modificações que acontecem na própria sociedade, de acordo, por exemplo, com o seu contato com as novas tecnologias, que acabam por criar novas tendências, assim como novas demandas.

De uma forma geral, essa sempre foi a realidade do mercado, o que de fato mudou nos últimos anos é a dinâmica em que essa adaptação vem ocorrendo, agora de maneira muito mais veloz, o que acaba resultando em uma série de adaptações a serem feitas.

A internet é um exemplo claro disso, com o fácil acesso a esse tipo de plataformas fazendo com que boa parte do público pudesse migrar para o sistema digital, considerando a praticidade que está disponível nas redes, sem precisar ir a uma loja para comprar algo.

A pesquisa por itens específicos, como serviços de terraplanagem preço, também pode levar a resultados mais práticos, com a tela do seu celular podendo se tornar a fonte para o contato a ser realizado sempre que um usuário pensar em comprar algo nas redes.

Para que o mercado possa se destacar diante dessa realidade, é importante reconhecer como o mundo dos negócios vive em um movimento constante de mudanças, com a sua rotatividade ocorrendo de maneira muito mais veloz na medida que os dias passam.

Entender isso é bastante fácil, basta olhar para o nível de troca de aparelhos celulares que ocorre atualmente, com novos modelos sendo lançados de forma anual, movimentando um mercado constantemente, ao invés de esperar a necessidade do público a um novo celular.

Reconhecer essa velocidade pode ser útil tanto para a divulgação de um curso bim, para a oferta de um novo modelo de carro ou qualquer que seja o mercado que se encontra o seu empreendimento, sendo preciso estar atento às novidades para obter bons resultados.

Dito isso, para garantir a melhor performance dos seus negócios é preciso olhar para além do que o mercado presente, buscando prever qual poderá ser a realidade de sua companhia, independentemente de qual seja o seu segmento de atuação.

Qual é o futuro dos negócios?

Não se trata de uma pergunta muito simples, afinal, cada empreendimento faz parte de um universo próprio, com sua realidade, oportunidades e desafios. Ou seja, o que pode ser o futuro para um negócio, para outro, isso pode ser fenômeno de proporções negativas.

Para compreender isso basta olhar para as fábricas que produziam máquinas de datilografia, uma ferramenta essencial para os escritórios, mas que com o tempo foram perdendo o seu brilho, tendo uma opção digital à sua frente, de maior praticidade.

No caso citado, alguns podem dizer que se tratou de um futuro ruim para esses negócios, o que não deixa de ser um fato, mas para evitar isso basta com que um negócio esteja sempre em busca se adaptar, adotando métodos que expandam a sua produção.

Esse tipo de preparação é importante para todo tipo de segmento do mercado, indo desde quem vende por casas com estrutura de ferro até para quem faz bolos para festa, já que até a forma de divulgar seus serviços pode ser impactada por certas mudanças.

O que ajuda muitos empreendedores, principalmente aqueles que acabam de chegar ao mercado, é a disponibilização anual de uma série de estratégias que possam ser vistas como uma forma de se garantir o sucesso para um negócio que acaba de abrir.

Ou seja, se por um lado é difícil afirmar qual é o futuro certo do mercado, existem algumas previsões que podem ser feitas de maneira bastante segura, sendo isso o que precisa ser levado em conta por quem busca se destacar dos mercado.

O conceito de previsão de mercado

Se o mundo dos negócios é conhecido por sua instabilidade, o que dizer então do mercado de ações, que reage justamente ao que ocorre no meio empresarial? É justamente daí que surgem os desafios para se tornar uma grande companhia dentro do seu segmento.

Isso não quer dizer, no entanto, que não seja impossível tomar as melhores decisões com base em uma previsão de mercado, basta somente estudar melhor a sua realidade, usando de índices que facilitem esse conhecimento, tais como as métricas de performance.

Um exemplo disso pode ser o valor necessário para reformar uma casa dentro de alguns meses, sendo preciso levantar uma base do valor dos itens necessários, como preço da telha sanduíche, e o seu índice de subida de preços, para destacar seu investimento.

Mas essa é uma ideia voltada a um exemplo menor, quando se fala do mercado é preciso olhar para um contexto mais amplo, verificando então quais são as mudanças que começam a surgir e como elas podem se intensificar com o passar dos próximos anos.

Tendências comerciais para o ano de 2023

Mesmo com a citada transformação frequente do mercado, é importante reconhecer também que nada surge do zero, existindo todo um processo de adaptação aos poucos do mercado para lidar com as novas estratégias que estão sendo disponibilizadas.

E é por causa desses pequenos indícios que é possível para quem trabalha com a distribuição de resina epóxi ou qualquer outro segmento a compreender quais são as tendências para o seu futuro. Sobre 2023, as seguintes se destacam:

Poder de autossuficiência

É um sinal da vida adulta a busca pela autossuficiência financeira, sem precisar de auxílio terceiro, como seus pais, para se manter. Esse conceito é vivido por muitos com o passar do tempo, no entanto não é somente a vida pessoal que essa autossuficiência é exigida.

O mercado costuma ser bastante colaborativo, mas existe um problema quando um negócio não pode ter controle sobre todas as suas atividades, como um restaurante que depende da entrega de legumes e verduras para a realização dos seus pratos.

Tendo isso em vista, existe uma corrente que aposta no poder na autossuficiência, onde uma empresa passa a assumir todas as suas responsabilidades, no caso do restaurante com a sua própria horta, sendo possível garantir a qualidade total do seu serviço.

Vendas digitais

O e-commerce vem crescendo nos últimos anos e a tendência é que isso só aumente em 2023. Muito disso parte da praticidade que o público pode encontrar para encomendar gradil para muro ou qualquer outro item, com um destaque maior para segmentos como:

  • Roupas;
  • Cosméticos;
  • Tecnologia;
  • Prestação de serviços.

Mas além desses campos conhecidos, alguns mais específicos também crescem no mundo digital, o que inclui o mercado voltados aos pets, alimentação saudável, até o ramo dos doces gourmet.

Valor do ESG

Essa sigla está associada ao conceito de Environment, Social and Governance, uma ideia que pode ser adaptada como Governança Ambiental, Social e Corporativa. Essas letras apontam para as responsabilidades com a sociedade, meio ambiente e mundo corporativo.

Uma união que permite tratar melhor sobre os impactos causados pelas empresas, que devem ser reduzidos tanto para o bem dele, do seu espaço ao redor, assim como ao público, que cada vez mais reivindica a tomada de ações nesse sentido.

Nisso é válido apontar que, além dos cuidados estruturais de uma empresa, como a instalação de um sistema de detecção e alarme de incêndio, é preciso olhar também para questões mais amplas, que envolvem a posição dessa companhia no mundo.

Serviços financeiros na web

O meio digital vem impactando o mercado de diversas maneiras, mas além das vendas em si, é importante olhar para outros tópicos que estão ao seu redor. Um exemplo é a alta dos serviços financeiros na internet, mantidos também pelas fintechs, empresas de tecnologia.

Em relação a isso, é possível destacar os pagamentos digitais, a questão da segurança com os aplicativos bancários, além de outros pontos que permitam ao cliente se sentir protegido durante suas transações a serem feitas nos ambientes digitais.

Interatividade com o público

Outra tendência que cresce no mercado é a mudança da relação entre o cliente e empresas, com essa associação, deixando de ser algo unilateral, movendo-se para um sistema muito mais interativo.

As redes sociais são bastantes úteis nesse sentido, já que elas permitem a um usuário pesquisar por um item, como guarda corpo de alumínio, e então ser respondido pelo atendente virtual de uma loja sobre as características do produto e outros detalhes.

A partir dessa ajuda, com uma interatividade que também pode ser vista por meio dos conteúdos publicados por essa empresa em suas redes sociais, é possível ver na prática essa associação entre o cliente e vendedor se tornando mais fortificada.

Para garantir então que o seu negócio consiga se destacar no futuro próximo, é válido olhar com atenção para as tendências de 2023, preparando já o seu empreendimento para lidar com esses tópicos que podem ser o futuro do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

Resolva o desafio *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x