Pular para o conteúdo

Entenda o que é metaverso e como aplicá-lo em seu marketing

 

O mercado de tecnologia apresenta de forma dinâmica novos equipamentos, ferramentas e estratégias a serem adotadas pelos mais diferentes tipos de empreendimentos. Isso ao acompanhar uma realidade onde o digital vem se destacando, nos levando ao metaverso.

Uma ideia não exatamente nova, mas que somente agora começa sair da mão da ficção, para ser vista como uma possibilidade real do mercado, trabalhando com a migração de diversos tipos de empreendimento do mundo físico ao digital.

Processo esse que teve início nos últimos, diante da importância que o cenário digital passou a ter em nossas vidas. Seja na posição de consumidor ou de empreender, com a existência de ferramentas digitais focadas nos mais diversos tipos de atividades.

Com a oferta de diferentes software para industria, ajudando a realizar tarefas e com a produção específica de cada tipo de fábrica. Isso tudo em um ritmo otimizado, podendo satisfazer as metas de produção de uma companhia e as expectativas do seu público.

Tudo através das ferramentas digitais disponíveis no mercado, que vão sendo desenvolvidas justamente com o intuito de responder às necessidades que serão apresentadas pela sociedade. E em outros casos criando essas demandas.

Como no uso do aparelho celular. Um dispositivo que hoje ocupa uma posição de grande importância na vida de qualquer pessoa inserida em um campo social. Tratando-se de uma ferramenta de trabalho, lazer e de comunicação com parentes, colegas e amigos.

Uma conexão que impactou os mais diferentes tipos de mercado, incluindo até mesmo uma indústria de brindes empresas criativos. Ao apostar na oferta de produtos que sirvam como acessórios para esses aparelhos, como uma capa, adesivo ou pingente.

E um dos motivos pelos quais esse tipo de aparelho ter conquistado um alcance tão grande na sociedade é por causa do seu fácil acesso à internet, levando os seus usuários a uma realidade virtual de forma prática e acessível através desses dispositivos.

Um processo que a longo prazo tornou possível a apresentação de uma plataforma digital de grande destaque, permitindo  interação entre usuários, empresas e até mesmo órgão do governo, todos dentro de um só sistema virtual. Ao menos essa é a promessa do metaverso.
 

O que é o metaverso?

Por mais que a aplicação dos conceitos associados ao metaverso tenham ganhado uma proporção maior nos últimos anos, os ideais por trás dessa realidade digital antecedem até mesmo o processo de proliferação recente desse tipo de aplicação ao público geral.

Nesse sentido a criação desse conceito tem muita base na ficção científica, que por meio de  livros, filmes e séries já abordavam a concepção de um mundo completamente digital, no qual os indivíduos podiam transitar entre diferentes mundos sem sequer sair de casa.

Um conceito que de certa forma já pode ser visto através dos aparelhos móveis, com conexão à internet, sendo possível se conectar a uma rede social, independentemente da posição deste usuário. Com a necessidade apenas de um sinal de internet para se conectar.

Uma situação positiva para qualquer tipo de atividade comercial, sendo possível encomendar uma série de kits hidráulicos diretamente do seu computador, sem a necessidade de se locomover até uma loja especial ou agência mecânica.

Mas o conceito do metaverso se trata de algo muito mais amplo, envolvendo a simulação de estar presente em um cenário digital, no qual o usuário pode se movimentar por diferentes cenários virtuais, para o seu lazer, trabalho ou atividades comerciais.

Uma idéia de mundo em 3D que pode ser vista na obra de Ernest Cline “Jogador Nº 1”, livro que depois foi adaptado para o cinema e que apresenta a idéia de um universo digital no qual as pessoas podem interagir entre si através da criação de um avatar.

Uma persona virtual que serve como uma simulação para as atividades a serem executadas pelo próprio usuário, ao interagir com outros indivíduos que estejam presentes dentro dessas plataformas.

O metaverso se trata exatamente da solidificação desse conceito. Saindo das páginas de um livro de ficção e chegando até a realidade, por meio das ferramentas tecnológicas já disponíveis, a criar um universo digital de possível interação nesse ambiente compartilhado.

Com a presença de um espaço adequado para a realização de um treinamento coleta seletiva empresas, além de outras atividades a serem executadas ou ensaiando para um grupo coletivo de pessoas. Todas a se reunirem por meio de ferramentas digitais.

E mesmo com o metaverso ainda em processo de implantação, já é possível ver os primeiros impactos desse tipo de tecnologia na nossa realidade.
 

LEIA TAMBÉM:  O que se sabe sobre Satoshi Nakamoto, o “criador” do Bitcoin?

Os primeiros passos do metaverso

Quando se pensa na ampliação do metaverso, é preciso se concentrar nas primeiras aplicações desse tipo de cenário digital em nossa realidade. Como a criação do jogo Second Life, em 2003. No qual os usuários poderiam interagir por meio de avatares.

O ambiente interativo dos jogos se apresenta como um dos primeiros cenários a apostar esse tipo de tecnologia de imersão ao universo digital, com a presença atual de games, com plataformas que impulsionam essa interação virtual.

Isso dentro de plataformas nas quais já são executados diversos tipos de eventos culturais, como a realização de shows ou até mesmo exibição de conteúdos exclusivos. Abrindo espaço para diversas atividades a serem feitas dentro do metaverso, tais como:

  • Ações de entretenimento;
  • Transações comerciais;
  • Investimentos;
  • Compra de espaço na internet.

Um conjunto de possibilidades que pode ser útil para uma empresa de terceirização, ou qualquer tipo de empreendimento que vê no cenário digital como uma chance de criar uma relação diferenciada junto do seu público.

Prevendo a expansão desse tipo de tecnologia, o Facebook vem passando por um processo de reformulação, ao apostar nesse tipo de cenário para o futuro da interação humana nas redes, a partir da modificação do nome da empresa, agora chamada de Meta.

Um processo de tempo, que teve início com a compra da Oculus. Companhia voltada ao desenvolvimento de tecnologias que lidam com simulações por meio da realidade virtual. Braço da Meta que hoje atua com o nome de Meta Quest.

E com a promessa de ampliação desse tipo e estratégia digital, é importante então pegar os seus brindes personalizados bloco de anotações, e registrar algumas dicas importantes para a atuação do seu negócio dentro do metaverso.

 

5 maneiras do seu negócio agir no metaverso

Diante das possibilidades presentes nesse tipo de plataforma, é preciso saber como adaptar o seu negócio para essa nova realidade, para que seja possível e acesso a todos os benefícios presentes nas interações digitais a serem feitas nessa plataforma.

Existindo 5 estratégias que podem ser seguidas para destacar seu negócio dentro dessa realidade virtual, sendo elas:

Produção de conteúdo

Ao oferecer conteúdos exclusivos ao seu público por meio do metaverso, uma empresa pode apresentar peças de intuito comercial ou com o objetivo de fortalecer sua marca através das ferramentas presentes nesta plataforma, associando ao seu público.

LEIA TAMBÉM:  Como investir em Bitcoin?

Exibição do seu catálogo de produtos

É possível utilizar do metaverso como uma vitrine dos seus produtos e serviços, como uma marca de produtos de voltado aos setor hidráulico podendo destacar um novo modelo de uma valvula de segurança, por exemplo. Variedade que encontra espaço no meio digital.

Experiência do usuário

Por causa da tecnologia de simulação, a plataforma do metaverso também pode ser usada em lançamentos ou com a apresentação de novos serviços. Passando ao usuário uma experiência que simula quais serão os resultados durante o consumo real de tal produto.

Compra em si

Uma evolução do atual mercado digital disponível, dentro dessa plataforma virtual existe a possibilidade de não só sentir a experiência de um produto ou serviço, como também realizar a compra dele, recebendo em sua casa, no mundo real.

Algo que destaca a promessa do metaverso em associar o mercado digital ao meio offline. Trazendo oportunidades para os mais diversos tipos de mercado.

Investimento em seu negócio

Por último, é importante citar a função que o etário pode ter no processo de otimização de seu negócio, com essa interação virtual permitindo com que novas estratégias possam ser adotadas em seu empreendimento.

Como uma agência que trabalha com impressão em grandes formatos, que pode oferecer os serviços em uma realidade virtual, a concluir os seus serviços no mundo real, mas chegando a um número maior de clientes ao focar suas atividades no universo digital.

O que trará novos investimentos ao seu negócio. E de uma forma geral esse é o maior benefício de se lidar com o metaverso. Por se tratar de um espaço no qual os seus negócios podem crescer infinitamente, de acordo com o cenário expansível deste site.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

Marcações:
Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x