Estresse financeiro: saiba como esse problema pode afetar a sua rotina

 

Entenda o que é estresse financeiro, suas causas e como tratar dessa adversidade que atinge várias pessoas!

 
Sem dúvidas, um dos maiores males do homem moderno é o estresse. Diante do acúmulo de funções, da pressão para atingir a perfeição e tão pouco tempo para realizar todas as demandas diárias, o número de pessoas sofrendo de estresse só cresce a cada ano. Isso piorou com a chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus e do aumento do desemprego, gerando o estresse financeiro nas pessoas.

O susto foi tanto, que muita gente começou a repensar diversos aspectos, não só da vida, como também do âmbito financeiro, por exemplo: qual a melhor previdência empresarial, qual o melhor investimento em um momento de crise econômica, como organizar as reservas de emergência e como poupar dinheiro para lidar com a crise.

Quem está passando por esse tipo de questionamento e, pior, sofrendo com isso pode estar sob estresse financeiro. É um tipo de estresse que pode afetar de forma muito negativa a rotina de qualquer um. Normalmente, é uma situação que ocorre após um certo trauma econômico, situação comum nos dias atuais.
 

Estresse financeiro: o que é

De maneira geral, o estresse é uma resposta natural do nosso corpo a uma situação de perigo. Dessa forma, pode ser um fator positivo em alguns momentos, visto que nos auxilia a reagir diante de problemas.

Entretanto, quando ocorre em níveis acima dos normais, esse tipo de reação se torna prejudicial e inclusive causar algumas doenças.

Quando o estado de estresse ultrapassa o limite do aceitável, a pessoa que sofre desse problema se vê marcada por intenso nervosismo, dificultando uma reação racional frente a uma situação que demanda uma resposta rápida. Assim, uma pessoa estressada muitas vezes fica paralisada diante de qualquer dificuldade.

LEIA TAMBÉM:  5 Táticas Maravilhosas para Construir sua Autoridade Online

Já quando o estresse é decorrente de motivos financeiros, pode estar ligado a um receio de enfrentar instabilidades, tais como: acúmulo de dívidas, perda de emprego, nenhuma possibilidade de melhora a curto prazo, dificuldade de realização de sonhos, entre outros.

Normalmente, o quadro de estresse financeiro de uma pessoa corrobora para a manutenção de outros momentos difíceis, principalmente quando falamos de convivência familiar. Além disso, esse problema pode afetar até mesmo a saúde física daqueles que sofrem com isso.
 

Principais sintomas

Uma pessoa que sofre de estresse financeiro vive em um constante estado de nervosismo em relação ao dia seguinte, pois não se sentem seguras em relação ao futuro. Assim, cada pessoa pode reagir de uma maneira, inclusive, podem até apresentar respostas opostas a essa mesma dificuldade de falta de dinheiro.

Enquanto uma pessoa sob estresse financeiro trabalha mais, outra pode simplesmente se tornar improdutivo porque não consegue focar sua atenção em nada além do medo e dos questionamentos que surgem à cabeça o tempo todo.

Esse cenário faz sentido quando entendemos que é muito comum que o estado de estresse reduz a concentração e a produtividade.

O mesmo efeito ocorre na saúde física e mental da pessoa sob estresse financeiro. Quem está nesse estado normalmente apresenta dificuldades para dormir, descansar e até mesmo de se distrair em atividades de lazer do dia a dia. Dessa forma, alguns dos sintomas mais comuns são:

  • Taquicardia;
  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Tristeza,
  • Depressão.

Além desses sintomas, outro que acomete quase 100% das pessoas é o medo. Pode se apresentar de formas diferentes em quem está em estado de estresse financeiro: medo de não conseguir pagar as contas, medo de perder o emprego, medo de se afogar em dívidas entre outros.

Todos os sintomas citados refletem nas relações interpessoais das pessoas estressadas com outras do seu círculo de relacionamento. Seja com a família ou amigos, quem sofre de estresse financeiro se mostra menos tolerante a qualquer tipo de desentendimento, perdendo a paciência mais rapidamente.
 

LEIA TAMBÉM:  De qual forma a Neurociência pode auxiliar no seu trabalho

Causas e tratamento

As causas para o estresse financeiro são as mais diversas, e podem variar de pessoa para pessoa.

Aqui no Brasil, um dos principais fatores que pode corroborar para esse estado é a falta de noção básica sobre planejamento financeiro, visto que não é uma matéria ensinada nas escolas e poucas pessoas realmente têm acesso a um material de qualidade na vida adulta.

Dessa forma, uma das principais causas de estresse financeiro dentro do país é por conta de emergências que demandaram algum tipo de gasto inesperado.

Pessoas que passam por esse tipo de situação e não possuem uma reserva de emergência – grande maioria da população – acabam por ver seu dinheiro todo indo embora em um imprevisto.

Além disso, outra causa bastante comum para o estresse financeiro é a tentativa de manutenção de um estilo de vida impraticável. Ou seja, muitas pessoas ostentam um padrão de vida incompatível com a sua renda mensal.

A consequência de uma atitude como essa é o endividamento, levando muitas vezes ao estado de estresse financeiro. Recentemente, outros fatores também têm levado os brasileiros ao estresse, que se acumula com o isolamento social causado pelo novo coronavírus.

Complicações e incertezas na vida profissional têm causado esse estado, e as principais causas são: desemprego, diminuição da renda, afastamento por conta de doença.

Felizmente, o estresse financeiro é um mal que pode ser tratado e resolvido. Além de um acompanhamento médico e psicológico, se for necessário, uma reeducação financeira pode ser a melhor saída para não se ver diante desse tipo de problema novamente.

Através de uma boa educação financeira, criação de uma reserva de emergência e investimentos que possam garantir um futuro seguro, os riscos de uma pessoa desenvolver estresse financeiro diminuem bastante. Assim, vale a pena cuidar da sua vida financeira pensando na sua saúde de forma geral.

LEIA TAMBÉM:  11 Dicas para Influenciar e Persuadir Qualquer Pessoa a Fazer o que Você Quer

 

 

Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments