Os 10 Indícios para Identificar um Golpe de Pirâmide Financeira

Golpe de Pirâmide Financeira

Esta postagem foi atualizada em 1 de agosto de 2019

 

 
Papai Noel não existe! E ganhos honestos com Pirâmides Financeiras também não!

Você provavelmente já viu propostas para entrar em negócios cuja promessa era ganhar dinheiro rápido sem muito trabalho. Para isso bastaria somente fazer um certo “investimento”.

Caso você esteja interessado em “investir” em um desses esquemas já aviso: você vai PERDER dinheiro e credibilidade! E na “melhor” das hipóteses irá lucrar sobre o PREJUÍZO e DESGRAÇA de outras pessoas.

Uma pirâmide é SEMPRE insustentável e dessa forma SEMPRE irá quebrar.

 

Recrutamento Samurai – Aprenda como Atrair um Número Infinito de Novos Distribuidores para o seu Negocio de MMN!

 

Nenhuma empresa pode pagar mais do que arrecada, a não ser que esteja preparando um golpe e faça isso para iludir alguns com ganhos irreais como uma espécie de propaganda para atrair mais incautos para o golpe.

Antigamente os golpes eram mais amadores… era mais simples para o leigo ver que se tratava de um golpe. Hoje em dia os estelionatários estão mais cuidadosos e os golpes são muito bem elaborados. Fazem de tudo para que se pareça com um negócio legal. Há vários tipos de bônus e prêmios envolvidos (prêmios esses que na maior parte das vezes nunca são pagos) e uma série de produtos e cursos sem valor comercial.

As pirâmides financeiras aprenderam várias técnicas do Marketing Multinível legítimo e as estão utilizando. Isso aumenta a sua velocidade de expansão e dificulta ainda mais para o público leigo diferenciar o que é uma empresa de MMN legítima e o que é um esquema criminoso. Há inclusive muitos “profissionais” no mercado que não sabem distinguir essas diferenças (ou fingem não saber). Fique atento e leia essa matéria até o final. As pirâmides tiram vantagem da ignorância da maioria das pessoas sobre o que é uma pirâmide. Então, melhor explicar logo:

Os esquemas de pirâmide diferem do verdadeiro marketing multinível (MMN – “multilevel marketing”, ou MLM, em inglês) ou Marketing de Relacionamento, que é lícito e viável porque neste a rentabilidade do negócio decorre da comercialização lícita de bens ou serviços, não dos aportes de novos investidores.

Na realidade o fluxo de novos investidores é necessário para pagar os lucros prometidos aos investidores anteriores e, em algum momento, quando este fluxo de novos investidores não for mais suficiente, o sistema todo desmorona e todos perdem tudo (exceto os mentores do esquema).

A pergunta chave para identificar uma pirâmide é: alguém compraria esse produto ou serviço se não tivesse o interesse de ganhar algum tipo de bônus da companhia? Ou seja: alguém compraria esse produto se não fosse distribuidor?

Se o produto ou serviço não tem valor ou se o valor está elevado a altura da Lua não tem erro, estamos observando um negócio de pirâmide, pois os produtos não serão vendidos. Serão (quando muito) comprados e estocados pelos distribuidores (isso SE a empresa realmente entregar os produtos) e os lucros virão sempre do recrutamento de novos participantes do programa.

LEIA TAMBÉM:  Suspeita de realizar pirâmide financeira, XGoCoin não paga usuários há 10 dias

Ou seja: a diferença básica é que o Marketing Multinível é um canal de distribuição de produtos e serviços e não de captação de recursos para investimento, e não depende de novos associados para a sustentabilidade do negócio.

Uma coisa que cada distribuidor de marketing de rede deve compreender é que o sucesso no negócio não é um milagre. O sucesso requer tempo e esforço para alcançar. Por isso não fique chateado com fracassos iniciais. Não desista e não acredite que existe um caminho de sucesso sem trabalho, pois não há. Os piramideiros querem somente tomar o seu dinheiro.

Tem dúvidas ainda? Pare e pense: se todo o recrutamento terminasse HOJE, a companhia seria capaz de pagar bônus/comissões nos próximos meses? E nos próximos anos?

Recentemente foi lançada uma Cartilha pelo Ministério Público Federal chamada O MPF DE OLHO NAS PIRAMIDES FINANCEIRAS que pode ser obtido gratuitamente na internet.

 

Vamos ver então os 10 indícios mais fortes para identificar um golpe de pirâmide financeira:

 

1. Foco quase que exclusivo no recrutamento.

2. Se autodenominam clube de empreendimento ou se apresentam como programas de investimento

3. Principais lideranças já ganharam dinheiro com outras pirâmides

4. Empresas que só existem no papel (a empresa não possui sede física). Algumas divulgam fotos que quando buscados no Google aparecem como sede de outras empresas. Ou seja, um espertalhão está usando fotos de um prédio qualquer para dizer que é a sede da empresa piramidal.

5. A sede (ou suposta sede) da empresa fica em paraísos fiscais. (ex: Bahamas, Bermudas, Ilhas Cayman, Antilhas Holandesas, Panamá e Dubai)

6. Pagamento é feito através de saldo virtual que será sacado por plataformas internacionais. Algumas também utilizam cartões pré-pagos.

7. Pagamento em criptomoedas (na maioria das vezes são arremedos de Bitcoin com os mais variados nomes que finalizam em “coin”).

8. Há transferência de saldo entre usuários via escritório virtual. (Isso também caracteriza burla ao Fisco, pois os valores não são declarados).

9. Pode-se reentrar diversas vezes na companhia adquirindo-se mais “contas” ou “posições”.

10. Prometem que você não precisa trabalhar e muitas vezes prometem que vão lhe dar um grupo assim que você se cadastrar.

LEIA TAMBÉM:  Minerworld: Para enfraquecer ação, defesas alegam inexistência de relação de consumo e citam até Telexfree

Ao analisar uma empresa veja em quantos desses itens a empresa se enquadra.

De 1 a 2 itens já são fortíssimos indícios de pirâmide. De 3 a 5 você já pode comprar sua fantasia de faraó. Com mais de 5 você já pode enviar um informe para a Polícia Federal e para o Ministério Público…

Se você se deparar com alguma “empresa” que se encaixe nos 10 itens acima… bem, então você pode lhes dar o selo de 100% pirâmide!

Pense bem… o MMN é um negócio que oferece ganhos potenciais altíssimos a um custo de entrada muito baixo. Por isso uma de suas maiores vantagens, ser um negócio acessível para as massas, também se torna uma desvantagem inerente, pois atrai também os piores profissionais do mercado. Pior: hoje temos verdadeiras quadrilhas atuando em paralelo ao mundo do MMN manchando o nome da indústria.

 

Vamos ver alguns exemplos de golpes:

 

• Criptomoedas (Bitcoin, etc.)

• Trading esportivo

• Clicks em anúncios

• Jogos online

• Mandalas

• Ajuda mútua

• Binário perfeito

• Produtos fachada (produtos de baixa qualidade e que não valem nada ou que a empresa NÃO tem para entregar. Ex: rastreadores veiculares)

• Aplicativos para smartphone que ninguém usa e que não possuem utilidade real

• Cartões de fidelidade que não trazem benefícios aos associados

• Minas de diamantes, ouro e outros metais preciosos

• Equipamentos para suposta economia de combustível e energia elétrica

• Parcerias FALSAS com grandes empresas (ex: empresas petrolíferas e de telefonia)

• Empresas que são apresentadas como a “nova Telexfree

• Empresas que prometem que você vai ganhar dinheiro sem vender nem recrutar

Vejamos agora algumas das estratégias e forma de ação dos piramideiros.

 

Estratégia para aliciar vítimas:

• Dizer que é marketing multinível

• Dizer que é a evolução do marketing multinível

• Dizem insistentemente que são “sustentáveis” na tentativa desesperada de tentar justificar os altos ganhos

• Obviamente, NUNCA assumem que se trata de um golpe

• Atualmente, há pirâmides que funcionam em vários países simultaneamente

 

Desculpas comuns antes do golpe desmoronar:

• Não podem pagar porque houve problemas com os computadores

• Não podem pagar porque foram hackeados

• Não podem pagar porque estão atualizando a plataforma de pagamento

• Não podem pagar porque o diretor da plataforma de pagamento foi assassinado

 

Desculpas após o golpe desmoronar:

• Não podem pagar porque foram bloqueados pela Justiça

• Irão pagar através de outra empresa que abrirão no exterior (ex: EUA) para fugirem da “perseguição” do Ministério Público e da Justiça brasileira. Trata-se de continuidade do golpe para tirar mais dinheiro dos incautos.

LEIA TAMBÉM:  Citado em golpe de pirâmide financeira de R$ 200 milhões já foi condenado por crime sexual

• Irão pagar através de nova moeda virtual que “vai valer muito mais que o real”. Trata-se de continuidade do golpe para tirar mais dinheiro dos incautos.

O que normalmente atrai as pessoas para as pirâmides é a promessa de ganho fácil e sem trabalho. Vamos pegar como exemplo o velho golpe de cotas que promete pagar mais de 200% em apenas 3 meses sem fazer nada! “Basta colocar seu dinheiro e ver o saldo virtual crescer! E se você trouxer outras pessoas ganha muito mais!” dizem os golpistas. Atenção! Isso é uma fraude. Não é MMN.

MMN não é um negócio de investimento de dinheiro. MMN é um negócio de expansão de mercado comercial para uma empresa que irá lucrar com a venda de produtos REAIS e que irá lhe passar parte desse lucro. Não existe ganho fixo porque uma empresa séria não pode prometer pagar sobre um lucro que ela nem mesmo sabe se terá.

Cuidado com a ganância…

Mas saiba que muitas vezes os ganhos não são reais. Já perdi as contas das vezes que conversei com pessoas que contavam vantagem sobre seus ganhos em esquemas de pirâmides. Acontece que boa parte desse “lucro” ficou como moeda virtual e “infelizmente” não pode ser sacado “ainda”… Bem, vou explicar de uma forma bem simples:

Saldo virtual = Dinheiro de banco imobiliário (Monopólio)
(ou seja: não vale nada!)

 

Conclusão

Há várias empresas boas no mercado. Espero que as pessoas entrem em empresas sérias e não em pirâmides e esquemas fraudulentos. Isso será bom para todo mercado. Na minha opinião a concorrência é saudável. O que não é saudável é a confusão que muitos fazem entre esquemas ilegais de pirâmides e as verdadeiras empresas de multinível.

Para acabar com esses golpes temos que fazer um trabalho forte de conscientização sobre o que são esses esquemas. Devemos também trabalhar no fundamento do multinível. No jogo do ganha-ganha. Ajude pessoas e como consequência ganhe dinheiro. Não veja as pessoas como um cifrão. Esse é um negócio de relacionamento e amizades e não se engana e explora amigos.

Dessa forma vamos diminuir consideravelmente o número de pessoas que irão acreditar no Papai Noel do Multinível. Aquele que chega meia-noite quando você está sonhando na sua cama e usa seu grande saco vermelho para levar todo o seu dinheiro!

Por Denilson Braga
E-mail: [email protected]

 

Gostou? Compartilhe esse artigo com os seus amigos!

 

Inscreva-se
Notificar sobre
guest
55 Comentários
os mais novos
os mais antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments