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5 dicas de Marketing de conteúdo para 2023

  • por Aline Moura
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Esta postagem foi atualizada em 15 de junho de 2023

A relação entre uma empresa e o seu público é uma das grandes responsáveis pelo nível de sucesso que essa companhia pode conquistar. Hoje, para que tal conexão seja conquistada é preciso recorrer a diversas estratégias, como o marketing de conteúdo.

Isso acontece principalmente por causa da situação atual do mercado, onde a concorrência vem se tornando cada vez maior, muito também graças às facilidades trazidas pela tecnologia, tanto para iniciar um negócio como para posicioná-lo no meio comercial.

O problema parte na verdade da forma em como esses benefícios estão disponíveis para um grande número de projetos, fazendo assim com que todos eles tenham que disputar pela atenção do público, usando armas que são iguais entre os mais diferentes negócios.

Essa é a razão pela qual ao pesquisar por Empresa de Vigilante em seu navegador, o usuário pode ser surpreendido não apenas por um, mas com o nome de diversos negócios que podem trabalhar com esse modelo específico de tubos metálicos, todos disputando entre si.

E se isso é válido para um negócio tão específico, voltado ao setor de construção e das indústrias, o que dizer então dos mercados mais abertos, como a área de alimentação, por exemplo? O que acabamos encontrando é justamente essa competição mais acirrada.

Tendo esse cenário em mãos não basta somente se posicionar na internet ou usar de algumas estratégias comerciais comuns, é preciso ter um plano bem desenvolvido, levando em conta que boa parte dos seus concorrentes também terá acesso a essas ferramentas.

Logo, para garantir com que ao procurar por um aluguel de chiller, seja possível para esse indivíduo ser direcionado diretamente para o seu negócio, é preciso contar com um bom planejamento estratégico, garantindo os melhores resultados possíveis dentro do setor.

A resposta para esse preparo adequado acaba caindo nas mãos do marketing, no entanto, estamos falando de um campo que vem se tornando cada vez mais complexo, justamente para que seja possível acompanhar todo o processo de mudanças do mercado em geral.

Para então garantir com que o seu negócio esteja pronto para se destacar, obtendo o melhor desempenho possível, é necessário não só adotar uma estratégia de marketing, mas garantir que ela seja a melhor disponível dentro da realidade do seu negócio.

O processo de evolução do marketing

Desde o início do mercado o marketing esteve presente, mesmo que sem um nome específico, tratando-se das estratégias adotadas para garantir os melhores resultados de venda, o que podia envolver desde anúncios em jornais até um vendedor gritando nas ruas.

Com o passar do tempo, na medida em que o meio comercial foi se estruturando, o mesmo foi acontecendo com as práticas de mercado, sendo elas necessárias para garantir com que um negócio pudesse crescer dentro do seu setor, diante dos concorrentes que surgiam.

A chegada dos meios eletrônicos modificou bastante esse cenário, abrindo espaço para que as propagandas chegassem dentro das casas das pessoas, por meio do rádio e depois pela TV, alimentando assim suas vontades e estimulando a compra de itens específicos.

Dentro desse processo de mudanças é importante dizer que o marketing é formado não apenas pelas ações de publicidade, mas também por outras estratégias, que podem envolver desde a divulgação do produto até mesmo a uma tática de preços e promoções.

E é a partir desses tipos de estratégias que ao reformar sua casa uma pessoa pode acabar fazendo a compra de um rejunte para piscina de uma marca específica, seja pela disponibilidade desse item ou por qualquer atrativo especial que tenha sido tratado antes.

Essa escolha do público é muitas vezes incentivada pelo marketing, o que prova a importância para qualquer empresa lidar com esse tipo de tática, já que é a partir dela que um negócio pode aumentar suas vendas entre outros objetivos que tenham sido traçados.

A grande questão aqui é que o público foi evoluindo e o mesmo ocorreu com a disponibilidade de novas tecnologias. Mudanças essas que fizeram com que o mercado tivesse que se adaptar para ambos os conceitos, tudo para obter bons resultados.

E assim chegamos na era do digital, onde  público passa a ganhar voz e se aproxima cada vez mais das marcas, sendo importante para um fornecedor de chapa perfurada galvanizada não só divulgar seus produtos, mas também tudo o que representa sua marca.

Para que tal realidade seja positiva para qualquer tipo de empreendimento é preciso que ele saiba como trabalhar com esse novo papel do marketing, agora adaptado para o campo digital e também para esse dito perfil recente do público.

O marketing digital e o de conteúdo conversam?

Para entender a relação entre essas duas táticas comerciais é preciso antes compreender como cada uma funciona, sendo o marketing digital aquele que lida com estratégias definidas para garantir bons resultados tendo o campo digital como um meio de trabalho.

Já o marketing de conteúdo lida com a distribuição de produções que possam vir a conquistar o interesse e a confiança do público, convencendo essa audiência a comprar uma mesa air hockey apenas pela positividade que essa compra promete entregar.

E se esse interesse é possível pode ser pela publicação de conteúdos que não necessariamente falam sobre o produto ou serviço sendo vendido, mas sim sobre temas que se associam a tais itens, como uma matéria sobre passatempos em casa, por exemplo.

O marketing digital conversa então com o de conteúdo ao fornecer uma plataforma para onde essas suas produções poderão ser apresentadas ao público, seja por meio de um blog, site ou até pelas redes sociais, criando uma proximidade entre o público e a empresa.

A popularidade dessa estratégia combinada é cada vez mais reconhecida no mercado, o que é positivo para as companhias, ao mesmo tempo em que apresenta seus desafios, sendo necessário apresentar algo de diferente para conquistar e fidelizar sua audiência.

E dentro desse mercado de mudanças, o marketing de conteúdo também vai se modificando, sendo importante então destacar algumas táticas específicas que podem elevar o valor do seu conteúdo e com isso a percepção do seu negócio pelo público.

5 dicas de marketing de conteúdos para 2023

Cada empreendimento deve contar com sua própria estratégia de marketing para garantir um destaque dentro do seu segmento, como é o caso de uma empresa de big bag que fornece seus produtos para o setor de transporte e armazéns.

Agora, se existe algo benéfico para o mercado como um todo é o uso de uma estratégia de marketing de conteúdo, sendo preciso apenas reconhecer quais são algumas características modernas que envolvem esse tipo de prática para o ano de 2023 e além.

1 – Uso de influenciadores

Os influenciadores digitais vêm se tornando figuras cada vez mais importantes, tanto para o mercado como para o público. Tendo em vista essa combinação de estratégia, o uso desses indivíduos em suas campanhas de conteúdo podem torná-las mais eficazes.

É importante, porém, contar com influenciadores que trabalham com áreas próximas da sua área de trabalho, como alguém de decoração para falar sobre fachada acm em uma loja.

2 – Foco nos conteúdos em vídeo

As redes sociais são plataformas importantes para compartilhar seus conteúdos ao público, sendo importante dar atenção para aquelas que atuam com o formato de vídeo, com preferência pelo modelo de curta duração. Entre essas redes é possível destacar:

Com o público dando atenção a essas redes, elas acabam sendo a melhor opção para a divulgação dos seus conteúdos.

3 – Data driven

O uso de dados no seu processo de tomada de decisões pode fazer com que suas atitudes sejam aperfeiçoadas no mercado, com o mesmo podendo ser dito sobre a produção dos seus conteúdos. O data driven marketing permite a produção de algo de maior valor.

4 – Foco no ser humano

Mesmo com o crescimento do meio digital, é importante lembrar que o mais importante para uma empresa é o seu público, sendo preciso dar um foco no elemento humano. Esse ponto precisa ser levado em conta na produção dos seus conteúdos, deixando eles otimizados.

5 – Conhecendo o metaverso

Por último é importante reconhecer não só o formato do seu conteúdo, mas também o ambiente onde ele será veiculado, como é o caso do metaverso, um universo digital que permite uma melhor interação entre o público e essas produções de base comercial.

Dentro desse cenário é possível não só apresentar simulações sobre o uso de uma telha plana em uma casa, mas também a criação de conteúdos interativos que possam aumentar a atenção do público sobre esse tipo de item a ser comprado para a reforma de um imóvel. 

No fim o mais importante é garantir com que seus conteúdos sejam os melhores possíveis, para assim garantir que em 2023 a aproximação da sua empresa com o seu público se torne maior, levando assim a resultados ainda melhores nos anos seguintes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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