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Aprenda mais sobre os leads qualificados de marketing

  • por Aline Moura
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Esta postagem foi atualizada em 10 de abril de 2023

A conquista de clientes está entre o principal objetivo dos mais diversos tipos de empreendimentos, cada um usando estratégias distintas para alcançar os chamados leads qualificados, possíveis clientes a serem conquistados por uma companhia específica.

Processo esse que passa por diversas etapas, tudo ao levar em conta as expectativas presentes por ambos os lados, tanto em relação ao mercado como ao público em si, sendo preciso igualar isso para que uma boa relação comercial seja então estabelecida.

Diante disso o que muda no mercado não é apenas o perfil de público de uma empresa, mas também os seus desafios a serem resolvidos para que tal companhia consiga conquistar a atenção dos seus possíveis clientes, expandindo assim seu rendimento.

E para expandir tal audiência é importante desenvolver estratégias que respondam a algum tipo de expectativa por parte do público, que após pesquisar por onde comprar etiqueta de patrimônio pode precisar apenas de um certo estímulo para finalizar tal tipo de aquisição.

Nesse sentido, o campo digital vem se mostrando bastante benéfico, já que permite que uma empresa consiga estudar melhor o cenário com que está lidando, a ponto de adotar estratégias que conversem diretamente com sua audiência mapeada nas redes em geral.

Ação que pode facilitar com que um negócio não só identifique quais são os seus possíveis novos clientes, mas passem a adotar táticas que resultem diretamente na conquista dessa audiência, a ponto de permitir a conquista de resultados positivos de uma forma ampla.

Sendo preciso então apenas saber como falar de forma adequada com alguém que tenha mostrado qualquer tipo de interesse por um serviço criação de sites para empresas, por exemplo, para assim nutrir a relação com tal indivíduo a ponto de converter tal audiência.

E quanto melhor for sua ação nesse sentido, melhor poderá ser a performance geral a ser conquistada no mercado, obtendo assim não apenas novos clientes, mas também novas oportunidades dentro do seu segmento para assim conseguir ampliar seus resultados.

E para que tal performance seja alcançada, é preciso ver com atenção alguns pontos possíveis de serem trabalhados por uma empresa, o que pode começar pela relação com os seus possíveis clientes, indivíduos que inclusive recebem um título próprio no mercado.

O que são leads?

Os leads são aqueles possíveis clientes a serem conquistados por uma empresa, recebendo esse título justamente pela sua possibilidade de alcançar tal posição, indo de pessoas interessadas em algo para se tornarem clientes conquistados por um negócio.

Esses indivíduos devem ser vistos com bastante atenção por parte das empresas para que assim seja possível adotar estratégias otimizadas, que permitam a conversão de compra para tais leads, aumentando dessa forma toda a lucratividade de um negócio.

Pessoas essas que podem entrar em contato com uma instituição financeira em busca de informações sobre o serviço de antecipar cheque pré-datado, sendo válido então trabalhar melhor essa relação, de forma a conquistar novos clientes para o seu banco.

Situação essa que pode ser adaptada para os mais diversos tipos de cenários comerciais, cabendo a uma empresa identificar quais são os seus leads, para assim estabelecer ações que possam agir na conversão de tal público, conquistando assim novos clientes.

Relação essa que pode levar a maiores resultados por parte de uma companhia, sendo capaz de expandir o seu percentual de público, e como consequência disso os resultados positivos em relação ao seu negócio como um todo.

Mas para que tais benefícios possam então ser alcançados é necessário não saber a fundo como lidar com esses leads, atuando assim para garantir um processo conhecido como qualificação desses possíveis consumidores.

Como funciona o sistema de qualificação de leads?

É sempre importante identificar quais são os leads, mas por outro lado isso não é suficiente para que uma empresa terceirizada de portaria e limpeza consiga conquistar tal audiência, sendo necessário então desenvolver uma estratégia para falar com esse público.

Um processo que é conhecido como qualificação dos leads, levando assim aos chamados MQLs, indivíduos que podem ser tratados como Marketing Qualified Lead, ou seja, leads qualificados para o marketing.

Pessoas essas que se destacam não apenas como leads, mas como indivíduos que podem precisar apenas de um estímulo específico para virem a se tornar em novos consumidores de uma empresa específica, baseado assim em seus objetivos no mercado.

Através dessa jornada de qualificação, esses leads qualificados de marketing podem vir a se tornar em SQLs (Sales Qualified Lead), isso quer dizer, leads qualificados para a venda, sendo preciso apenas iniciar uma oferta direta para conquistar de vez um possível cliente.

E para que essa transição seja possível, permitindo com que uma empresa que oferece impressora para alugar possa crescer em seu segmento, é necessário não só identificar seus leads, mas também acompanhá-los e estimular neles um desejo de compra.

Algo que para ser conquistado é necessário apenas desenvolver uma boa estratégia de qualificação, usando de práticas que podem levar a conquistar de vez de um cliente em potencial.

Formas de captar leads para seu negócio

O processo de conquista de público pode ser essencial para que uma empresa cresça em seu setor, principalmente quando se trata de um campo de alta competição, sendo necessário contar essa audiência para que tal negócio possa obter bons resultados.

Mas para que tais leads sejam de fatos convertidos, é necessário desenvolver todo um processo de qualificação de tal público, para assim garantir com que tal audiência possa vir a se tornar em clientes de um negócio, capazes até mesmo de atrair outros leads.

Um objetivo a longo prazo que pode vir a ser conquistado a partir da adoção de ações estratégicas, entre elas:

Definição de objetivos

Cada negócio pode contar com um propósito distinto no mercado em certo momento, como aumentar o seu público de clientes ou até mesmo expandir o conhecimento sobre o seu serviço, como pode ser o caso de um curso nr11 que busca penetrar em um segmento.

Objetivos esses que devem ser previamente definidos, para que assim seja possível estabelecer uma estratégia de comunicação que facilite a qualificação dos seus leads, tendo algum tipo de propósito definido como norte para suas ações.

Nutrição dos leads

Definido qual é o ponto ao qual você busca levar seus leads, o próximo passo é justamente acompanhá-los durante toda essa jornada, seguindo no processo conhecido como nutrição de leads, o que pode ser feito com ajuda de algumas estratégias de marketing.

Entre elas está o marketing de conteúdo, no qual uma empresa pode se aproximar de um público e de um objetivo específico ao fornecer produções que estimule tal público a exercer algum tipo de ação, como uma venda, recorrendo a diferentes formatos para isso, como:

  • Textos;
  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Infográficos.

Uma série de modelos dos quais uma empresa de comunicação pode utilizar para informar melhor ao público sobre os benefícios de um sistema gravação de ligações para uma empresa, atuando também na conquista de possíveis novos clientes para uma companhia.

Segmentação de público

O perfil de público de uma empresa pode ser diverso e o mesmo pode ser dito sobre sua audiência de leads, sendo mais fácil convertê-los a partir do momento em que existe um conhecimento sobre essa audiência, destacando a importância de estudar seu público.

A partir de uma análise mais aprofundada é possível segmentar melhor suas estratégias para cada perfil de audiência, desenvolvendo até mesmo uma persona de vendas, ou seja, um personagem com características do seu público que facilite a criação de ações variadas.

Tudo isso, ao facilitar a descoberta de interesse de público sobre alguma atividade, como um registro de direito autoral de logotipo por quem acaba de abrir um novo negócio, e assim desenvolver uma estratégia para conquistar essa parcela em potencial.

Conexão com o time de vendas

Após trabalhar bastante com os seus MQLs, é preciso também saber o momento certo de transferi-los de setor, indo da área de marketing para o segmento de vendas, com tal processo sendo facilitado se ambos esses setores trabalharem juntos.

Isso porque, antes de oferecer algum tipo de produto, é preciso ter a noção completa de que lead de fato está interessado nesta oferta, baseado em todo o processo de nutrição alimentado anteriormente, para assim ter uma noção melhor dos clientes a serem obtidos.

E para que tal migração possa ocorrer não só no momento certo, mas também de forma mais otimizada, sem que ocorra nenhuma perda de possíveis clientes, é importante que as informações obtidas pelo setor de vendas e de marketing possam ser compartilhadas.

Uma estratégia que pode levar a uma melhor qualificação desses leads, levando eles a se tornarem em novos clientes de uma empresa, o que pode culminar na prosperidade de um negócio, sendo preciso apenas ter uma atenção especial às oportunidades do seu mercado.

Possibilidades essas que podem se apresentar justamente na forma de um lead, sendo essencial saber como falar com tal audiência para conquistar então sua conversão, de um possível cliente para um consumidor fidelizado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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