Pular para o conteúdo

Como fazer um copywriting de qualidade?

  • por Aline Moura
▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Esta postagem foi atualizada em 20 de outubro de 2023

Em um mercado onde a competição está cada vez maior, é necessário utilizar estratégias para persuadir e conseguir impactar o público, diante disso o copywriting tem um papel fundamental e deve ser considerado pelas empresas que buscam se destacar.

Os clientes, quando consideramos os processos digitais, eles se mostram cada vez mais independentes, fazendo todo o processo de pesquisa e compra sem nem se quer ter uma interação física com um vendedor.

Sendo assim, se você busca destacar um produto ou até mesmo sua empresa, por exemplo, de usinagem em geral, cabe a você persuadir o público a tomar uma decisão e sempre optar pelos serviços que a sua empresa disponibiliza.

Ou seja, através do marketing digital da sua loja, banners e todos os anúncios é necessário escolher as palavras com muito cuidado, visando convencer o público a interagir e realizar a ação que a sua empresa deseja.

Por isso, diante da precisão e eficácia que o copywriting possui, tem se tornado cada vez mais necessário utilizar desse recurso, tendo em mente destacar os seus conteúdos e impactar o público através de cada momento.

Afinal de contas, as empresas que não têm utilizado técnicas de persuasão e atração ao público têm ficado para trás, justamente pelo fato do mercado estar em extrema concorrência e o público cada vez mais independente.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o copywriting, fazendo com que você entenda a sua significação, para que essa técnica serve, sua importância no mercado, o retorno que ele proporciona e principalmente algumas dicas para fazer um bom copywriting.

O que é e para que serve o copywriting?

Antes de verbalizar sobre a escrita, vamos dar um passo para trás e falar sobre os intentos dela.

Como você pode imaginar, escrever tem diferentes intenções. No marketing o principal objetivo da escrita é convencer o público-alvo de algo, seja para comprar um produto, serviço ou até mesmo uma ideia.

E, nesse sentido, o objetivo da redação de mercadologia está relacionado ao copywriting, que é o ato de criar copy (seja slogans, sites, posts, e-books, e-mails, etc.) com o objetivo de orientar seu público a tomar uma decisão.

Ou seja, ao estabelecer o copywriting visando promover uma caixa para bolo, isso pode ser realizado através de diversas ações da empresa, gerando um destaque e convencimento único.

Como mencionado anteriormente, essa decisão pode estar diretamente relacionada à compra (quando se fala em produtos e serviços) ou a outra ação que faça parte desse processo (por exemplo, vender uma ideia ou apresentar um conteúdo).

Com a popularização dessas estratégias nos últimos anos, percebe-se cada vez mais a importância de um copywriting que também leve informação ao público-alvo, e não apenas publicidade.

Sendo assim, as empresas que têm visto a importância e entendido o quanto esse trabalho é fundamental os resultados são muito mais positivos, agregando cada vez mais valor e destaque às marcas, gerando mais vendas e audiência.

Por isso, entender a importância do copywriting e estar por dentro de todas as suas características é um passo necessário e que tende a diferenciar a sua empresa das demais em todos os sentidos.

Importância do copywriting?

A importância do copywriting está relacionada em melhorar o relacionamento com seu público, promovendo conteúdos novos, diferenciados e inovadores.

Dessa forma, a conversão será mais fácil, então o principal é fazer com que as pessoas confiem na sua marca e queiram ter seus produtos ou ler mais postagens em seu site. Tudo isso é feito com técnicas instigantes e outras.

Ou seja, antes mesmo de vender um produto ou promover algo, as estratégias de copywriting envolvem conteúdos de qualidade, pois assim a interação e convencimento ao público se faz quase de forma natural.

Por isso, ao estabelecer o copywriting e aplicá-lo, por exemplo, com a intenção de promover peças empilhadeira hyster, o foco principal tende a ser em conteúdos valiosos que promovam no público o desejo e a necessidade ao consumo.

Sendo assim, a importância do copywriting está associada justamente ao fato de promover e dar destaque ao seu conteúdo mesmo em um meio digital onde a concorrência está em evidência e o público se mostra cada vez mais exigente.

Retornos que o copywriting trás para os negócios

Diante dos benefícios e das possibilidades que esse recurso tem possibilitado para os negócios em geral, é praticamente uma ação indispensável considerar o copywriting, pois esse recurso é fundamental para diferenciar e garantir destaque à sua empresa.

Sendo assim, para que você tenha ainda mais motivos para considerar o copywriting, confira os seus principais benefícios e entenda o quanto esse recurso pode ser determinante para o crescimento e evolução do seu negócio.

  • Melhora a qualidade dos seus conteúdos;
  • Estreita os laços emocionais com os clientes;
  • Aumenta o engajamento da sua marca;
  • Aumenta as vendas e a propagação do negócio.

Ou seja, desde uma empresa de tecnologia a um fornecedor de piso vinílico, ao implantar e realizar um bom copywriting, os resultados tendem a ser incríveis e cada vez mais vantajosos.

Por isso, para que a sua empresa se diferencie das demais e estabeleça conteúdos assertivos e cada vez mais impactantes, realizar um bom copywriting é um passo necessário e que tende a ser determinante para o sucesso da sua empresa.

Dicas para fazer um bom copywriting

Embora a criatividade e um conhecimento do seu público-alvo sejam os maiores segredos para um copy eficaz, existem certas técnicas de copywriting colocadas há décadas que se mostraram muito eficazes e podem orientar o profissional responsável pelo trabalho.

Com isso, para que esse recurso possa ser aplicado de uma forma eficaz, por exemplo, em uma empresa de painel elétrico industrial, confira algumas dicas para fazer um bom e assertivo copywriting.

1 – Conheça bem seu público

Este é um dos pontos mais essenciais de um bom copywriting. Afinal, só é possível fazer com que seu público tome a ação desejada se você o conhecer, souber do que ele precisa e entender como se comunicar com ele.

Para isso, você precisa conhecer muito bem suas personas, saber em que estágio elas estão na jornada do comprador e entender como criar um conteúdo que administre valor para aquela persona com base em qual estágio ela está.

Ou seja, para que um produto, como uma detecção e alarme de incêndio, tenha o impacto necessário, é essencial oferecer para o público certo e atendendo às suas necessidades e tudo aquilo que essa pessoa busca.

Dessa forma, você pode criar um texto que realmente responda às perguntas satisfaz os apetites da persona e se comunicar da maneira que a persona deseja, gerando muito mais eficácia e assertividade através de cada estratégia.

2 – Ofereça algo bom para o seu leitor

Se você deseja iniciar ou aprofundar um relacionamento com seu público, não comece pedindo informações. Em vez disso, faça o oposto e ofereça algo a eles, de preferência algo que você sabe que cria valor.

Quando você oferece material de qualidade e aprofundado para o seu público, eles não se importam em dar um feedback mas não se esqueçam que sua oferta deve realmente agregar valor ao seu público-alvo para conseguir o que deseja.

Sendo assim, por mais que o conteúdo traga informações referente a um elevador de canecas ou até mesmo uma roupa, busque informações relevantes e que tendem a fazer diferença na vida do público.

3 – Prove o que você está dizendo

Não adianta tentar vender para as pessoas se você não pode provar o que está falando justamente pelo fato do seu público confiar em você.

Porém, se você puder verificar o que você fala, principalmente por meio de avaliações, sua persona vai olhar de outra forma para o que você fala, afinal, outros clientes confiam em você e obtêm resultados. Se é assim, por que não fazer?

Então, ao mesmo tempo, você está mostrando que os outros estão tendo sucesso com a sua solução, e já está se posicionando como alguém que entende do seu mercado, e está mostrando o que está fazendo para resolver o problema da sua persona.

4 – Assuma erros

Esse truque pode parecer um chute no pé, mas pode ser uma benção para o seu negócio de copywriting. Claro, não encorajamos você a cometer enganos, mas sim a assumi-los quando a situação surgir.

Isso cria uma espécie de conexão com sua persona e, como todo mundo, sua empresa está propensa a cometer erros, mas você pode superar as adversidades e conquistar a confiança do seu público.

Você também pode usar essa situação para oferecer recompensas a potenciais clientes.

5 – Ofereça algo limitado

Oferecer seu produto por exemplo, como uma arara para loja como único e exclusivo faz com que se crie no seu público-alvo o desejo de alcançá-lo. Também é importante agregar valor aos clientes para dar a eles uma vantagem competitiva limitada.

Você pode, por exemplo, enviar e-mails comunicando ao lead ou cliente que você editou uma versão de avaliação gratuita do seu produto, mas apenas para o primeiro a baixar um conteúdo específico.

Não se esqueça de indicar também que resta pouco antes que algum seja usado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

Resolva o desafio *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x