Ao contrário do que se imagina, o marketing é essencial para todas as áreas e nichos de atuação, principalmente na construção de uma imagem de confiança e atração de clientes.
Segundo a Aspen Pharma, grande empresa da área farmacêutica, o posicionamento das instituições de saúde são muito importantes não só para atrair clientes, mas também para construir uma nova forma de se relacionar com o público.
Nesse sentido, o marketing para área da saúde pode transformar os negócios, atrair clientes e ainda proporcionar a melhor experiência para os pacientes.
Mas afinal, como é possível fazer isso de forma adequada e estratégica? É exatamente isso que trataremos a seguir.
Conteúdo:
Vantagens de investir em marketing para área da saúde e como isso pode ajudar a atrair pacientes
Primeiramente, é essencial falarmos sobre as vantagens dos investimentos em marketing na área da saúde e o porque ele é tão importante para os pacientes.
Assim, o primeiro mito que precisa ser desconstruído é que o marketing deve ser puramente comercial.
Muito pelo contrário, o marketing na área da saúde atua de forma educativa, conscientizando os pacientes e dando o acesso à informação sobre os mais diversos quadros de saúde, procedimentos e possibilidades, garantindo o acesso à saúde de forma humanizada.
Partindo desse princípio, acompanhe as vantagens de investir em marketing para área da saúde.
1. Acesso à informação de maneira fidedigna
Uma das principais vantagens de investir em marketing para saúde é proporcionar o acesso à educação e à informação por meio do marketing de conteúdo.
Segundo a legislação, é vedado ao marketing na área da saúde a autopromoção, informações falsas e até mesmo a divulgação de preços, pois estas ações desvalorizam e tornam as atividades comerciais.
Por isso, o foco do marketing para a saúde é a promoção da educação e o acesso à informação de maneira fidedigna e ética.
2. Atrair e fidelização dos pacientes
Além disso, também podemos citar como vantagens do marketing em saúde a atração e fidelização dos pacientes por meio da geração de valor e do acolhimento em saúde.
Portanto, é essencial que as estratégias sejam voltadas para a satisfação desse cliente, tanto no atendimento quanto no momento de sanar as dúvidas, oferecendo uma experiência única e completa, gerando assim a satisfação.
Dito isso, vamos te contar como é possível criar uma estratégia de marketing assertiva e voltada para a área da saúde.
Como criar uma estratégia de marketing assertiva
É importante dizer que o marketing para a saúde é mais informativo do que comercial e, por isso, deve contar com um bom planejamento e com o foco no paciente, sempre oferecendo o melhor. Veja!
1. Faça um bom planejamento
Nesse sentido, um bom planejamento de marketing é aquele que abrange a maneira com a qual você irá se comunicar com os pacientes e construir uma relação de confiança.
Sendo assim, é fundamental pensar em como você irá se comunicar com os clientes, tal como construir uma relação de confiança e quais os seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
E claro, sempre tendo como foco o seu público-alvo, direcionando as estratégias para esse público, atraindo-os.
2. Conheça o seu público-alvo
Como dissemos, conhecer o seu público-alvo é essencial para poder direcionar as estratégias e definir detalhes como:
- Canais de comunicação e redes de atuação, que é onde o seu cliente está e onde você irá se comunicar com ele;
- Necessidades, dores e desejos desse público;
- Valores e conceito de qualidade;
- Linguagem e forma com a qual se comunicam.
Todos esses detalhes são essenciais para a produção de conteúdos de valor e relevância, para que o marketing faça realmente sentido para o público e os atraia.
3. Invista na experiência do paciente
Quando falamos de experiência do paciente, estamos nos referindo à maneira com que ele percebe a qualidade dos seus serviços e quanto mais completos eles forem, melhor.
Por exemplo, se você vende convênio médico, uma das ações de marketing que podem ser feitas é construir parcerias com operadoras que oferecem os melhores planos de saúde para pessoa física e jurídica. Com isso, oferecerá mais opções para os usuários, o que mostrará estar preocupado em disponibilizar parcerias fortes e de credibilidade, garantindo a sua segurança.
Assim, você pode oferecer serviços completos e focados na geração de valor e de uma rede de apoio completa, independente da sua atuação na área da saúde.
Considerações Finais
Falar de marketing na área da saúde é compreender que os serviços vão além da visão comercial, já que a promoção de saúde é essencial para o público, gerando assim o valor em saúde.
Por isso, é muito importante definir estratégias que visem a construção de valor e confiança entre público e instituição em saúde.
Por: Jeniffer Elaina, especialista em planos de saúde no site PlanoDeSaude.net