Pular para o conteúdo

Como utilizar o Data Driven Marketing?

  • por Aline Moura
▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Esta postagem foi atualizada em 2 de setembro de 2023

O data driven pode ser uma ferramenta muito poderosa para a sua estratégia de marketing, uma vez que através dela é possível compreender melhor o seu público-alvo e assim realizar vendas personalizadas para ele.

Através dessa estratégia é possível coletar e processar dados, alcançando o segmento-alvo em um alto nível.

Nos dias atuais, o marketing personalizado, específico a um usuário, é de extrema importância para efetuar as suas vendas.

Por esse motivo, continue lendo este artigo e entenda como o data driven marketing pode impactar positivamente as estratégias de divulgação do seu negócio.

O que é data driven marketing?

O data driven marketing, ou marketing baseado em dados, é uma cultura empresarial que consiste na utilização de dados para a tomada de decisões e para a construção de um planejamento estratégico.

Ele possui a função de coletar os dados do seu cliente, e através dessa coleta é possível tomar decisões mais inteligentes voltadas para o melhor desempenho da companhia.

Todas as suas ações realizadas na internet geram diferentes dados. Por exemplo, se você efetua a compra de uma válvula de retenção online, esse dado é registrado.

Além disso, as suas curtidas em redes sociais, pesquisas em mecanismos de buscas, entre outras ações também são registradas em um banco de dados.

Os dados armazenados no data driven auxiliam na previsão de tendências e problemas e também identificam oportunidades de conversão em vendas.

Através da assimilação desses dados, o data driven também adquire a capacidade de utilizar essas informações para entender melhor quem é o seu público-alvo.

Por exemplo, um consumidor que acabou de adquirir geradores cummins possui expectativas e problemas a serem solucionados através dessa compra.

Com o data driven é possível analisar as interações do cliente, entender as suas expectativas, e assim realizar um marketing específico para ele.

Ao compreender as preferências, motivações e comportamentos do cliente, é possível utilizar os dados adquiridos para que assim você consiga se orientar em relação às decisões de compra de mídia e as mensagens criativas a serem utilizadas.

Além disso, o data driven marketing possui a capacidade de apontar as tendências do mercado, ajudando você a se preparar estrategicamente.

Por exemplo, se você possui uma pizzaria, através do data driven é possível analisar os clientes e entender quais características mais o atraem.

Com isso, é possível perceber quais designs de caixa de pizza chamam mais a sua atenção, quais são os critérios de escolha para uma pizzaria, se é o sabor, valor ou localização que mais atraem o cliente, entre outros.

O data driven marketing possui alguns objetivos em sua utilização, como a melhor satisfação do cliente, uma vez que ele será melhor atendido às suas expectativas.

Ademais, o ROI, ou seja, o retorno sobre investimento, obtém um melhor resultado nos canais de marketing, uma vez que o marketing personalizado impacta seus clientes mais efetivamente, e consequentemente realiza um maior número de vendas.

A importância do data driven marketing

O data driven marketing possui muita importância na aplicação do seu negócio. Em decorrência da transformação digital e da constante alteração dos hábitos de consumo dos clientes, existe a necessidade de tomar decisões empresariais de forma rápida e eficiente.

Através da utilização do data driven marketing é possível realizar as tomadas de decisão de maneira mais segura, onde os dados e informações obtidos por ele ajudam a perceber inúmeros pontos relacionados à empresa e os resultados obtidos por ela.

Ele possui a capacidade de ajudar a entender o desempenho de campanhas de marketing e analisar os fatores que impactam diretamente as vendas, entre outros elementos.

Por exemplo, uma empresa que realiza a comercialização de EPIs, equipamentos de proteção individual, pode perceber um aumento nas vendas de máscara de soldador.

Através do uso do data driven é possível analisar os motivos que levaram a esse aumento inesperado, e com isso prever as próximas tendências do mercado, elevando ainda mais as vendas.

Sem a ajuda desse indicador dos dados e comportamento do consumidor, as decisões empresariais e análises do ambiente microeconômico ficariam reféns da subjetividade, onde os planos estratégicos e as execuções de ações não seriam tão assertivas.

O data driven marketing é muito mais do que apenas uma ferramenta de análise de dados, é uma cultura que visa a liderança, comportamento, tecnologia e processos.

Como implementar o data driven nas suas estratégias?

A implementação do data driven marketing no seu negócio é de extrema importância. Entretanto, para que isso aconteça de maneira eficiente, é preciso seguir alguns passos, onde dentre eles podem-se citar:

  • Análise;
  • Automatize;
  • Colabore;
  • Observe;
  • Mensure;
  • Use boas práticas.

Esses são os principais passos para a aplicação do data driven na sua empresa. Ao seguir todas as etapas necessárias, é possível obter uma maior segurança em sua utilização.

Análise

O primeiro passo para a utilização do data driven marketing é definir qual é o objetivo da sua empresa. Ela pode ser desde o aumento das vendas em uma determinada região até a maior quantidade de conversões no serviço de usinagem torno cnc, por exemplo.

Ao determinar o objetivo principal do seu negócio, é possível filtrar os dados armazenados e utilizar apenas aqueles que são relevantes para atender às suas necessidades de análise.

Após estabelecer os seus objetivos, crie indicadores de desempenho (KPIs) para assim conseguir medir se as suas campanhas estão realmente sendo eficientes.

Automatize

Existem algumas ferramentas que permitem a realização do data driven marketing. Dentre elas podem-se citar:

  • CRM;
  • Google Analytics;
  • Ferramentas de automação;
  • E-mail e rastreamento de leads;
  • Google console;
  • Facebook Ads.

Essas ferramentas e muitas outras conseguem desempenhar esse papel, armazenar e analisar os dados absorvidos dos potenciais clientes de uma empresa.

Por meio dessas ferramentas é possível utilizar os dados de maneira inteligente na criação e execução de campanhas, além de adquirir informações relevantes referente à jornada de compra e comportamento do seu público-alvo.

Por exemplo, uma empresa que realiza a limpeza de fossa pode utilizar as informações adquiridas por seus potenciais consumidores através de ferramentas de automação e então utilizá-las para orientar suas campanhas de divulgação.

Colabore

Os dados captados pelo data driven não devem ser restritos a apenas o setor de marketing da sua empresa, uma vez que as informações podem auxiliar na tomada de decisões de diferentes departamentos do seu negócio.

Dessa forma, é possível tomar decisões inteligentes em todos os setores da empresa, ajudando no crescimento de toda a organização.

O setor financeiro de uma companhia pode utilizar os dados fornecidos através do data driven para aumentar a produção de um determinado produto, como aumentar os investimentos na produção de broca de tungstênio, por exemplo.

Observe

O data driven marketing está em constante evolução, assim como novas tecnologias são desenvolvidas todos os dias. Por esse motivo, é necessário realizar um benchmarketing.

O benchmarketing é um estudo da concorrência, onde através da análise referente a quais são as ações e campanhas que as outras empresas de um mesmo setor estão realizando é possível compreender quais interações com o público funcionam ou não.

Por exemplo, na venda de hipoclorito de sódio, uma campanha voltada para as redes sociais pode não dar certo, enquanto uma campanha disponibilizada através de estratégias de SEO focadas no melhor ranqueamento no Google podem funcionar muito bem.

Através de uma análise no mercado é possível identificar os acertos e erros, e assim montar uma campanha mais eficiente. Com essa observação também é possível perceber para onde as tendências estão indo e, consequentemente, se preparar e se adequar a elas.

Mensure

Você deve utilizar métodos de mensuração para assim identificar se as suas campanhas de marketing estão funcionando ou não.

Certifique-se de manter os seus KPIs, ou seja, key performance indicator, ou indicadores-chave de desempenho, atualizados e de acordo com as suas metas de marketing que podem mudar constantemente.

Além disso, é sempre importante observar se as suas metas estão sendo atingidas, pois caso não estejam será necessário adaptar a sua campanha, a fim de obter melhores resultados.

Use boas práticas

Certifique-se de que está utilizando o data driven marketing da maneira certa, onde é preciso usar os dados corretos de acordo com os seus objetivos dentro da empresa, e possuir o acesso aos dados completos de seus potenciais clientes.

Para obter uma maior certeza em relação a utilização dos dados corretos, é necessário observar se eles possuem os seguintes critérios:

  • Completude;
  • Precisão;
  • Oportunidade;
  • Relevância;
  • Formato.

Dessa forma é possível conhecer melhor o seu público-alvo e melhorar consideravelmente o desempenho da sua companhia.

Através da utilização do data driven marketing, as suas campanhas podem ser mais focadas diretamente ao cliente, de maneira personalizada e efetiva.

Com isso, é possível realizar uma maior quantidade de vendas e garantir o crescimento do seu negócio. Agora basta utilizar essa prática na sua empresa e aumentar os seus lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

Resolva o desafio *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x