Pular para o conteúdo

Como utilizar o Marketing Viral?

  • por Aline Moura
▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Esta postagem foi atualizada em 7 de abril de 2023

O marketing viral nos dias atuais já não é mais um diferencial, mas uma necessidade para as empresas de diversos segmentos, afinal ela se baseia na construção de conteúdos que estão em alta na internet, através das redes sociais. O conteúdo viral pode ser:

  • Foto;
  • Vídeo;
  • Música;
  • Dança.

Algo que a maioria das pessoas estão compartilhando e consumindo com um determinado tema.

Por exemplo, uma música de um artista bombou e todas as pessoas que produzem conteúdo, desde uma empresa de equipamento para piscina, até uma influencer digital está usando o áudio dela em seus posts, isso é uma forma de marketing viral.

Ultimamente isso tem se tornado bastante comum, visto que as pessoas estão cada vez mais assíduas nas redes sociais e dessa formas os conteúdos são vistos por uma infinidade de usuários.

É importante que você entenda que o conteúdo viral existe de duas formas, aqueles que bombam mas que duram pouco e aqueles que nunca saem de moda, ou seja, estão sempre presente nas redes sociais de alguma forma.

O marketing viral só é possível graças às transformações que a tecnologia e a internet permite para todos.

Afinal a forma como consumimos conteúdos têm mudado muito, se antes um escritório de contabilidade em SP precisa investir no marketing offline, com panfletos hoje é possível anunciar seus serviços pelas redes sociais de uma maneira muito mais efetiva e fácil.

Com o boom das redes sociais e as famosas trends que foram criadas principalmente na pandemia, fez com que as empresas enxergassem um grande potencial no marketing viral, essa estratégia é capaz de trazer seguidores para suas redes além de visibilidade.

A criação desse tipo de conteúdo, demonstra como as empresas estão atentas às novidades do mercado e segue se reinventando, é importante entender que o perfil do consumidor tem mudado bastante, por isso as empresas precisam se adaptar.

Portanto, para entender um pouco melhor como funciona o marketing viral e como você pode aplicar ele em seu negócio, seja ele qual for, desde uma empresa de empilhadeira locação até uma loja de caderno, continue lendo esse artigo.

Afinal o que é marketing viral?

Antes de tudo é importante que você entenda a definição do marketing viral, só assim será possível colocá-lo em prática na sua empresa da melhor forma.

O marketing viral, pode ser definido como uma estratégia que tem o intuito de utilizar as práticas de marketing em conjunto com os conteúdos que sejam virais nas redes sociais, com o objetivo de atrair cada vez mais clientes para a marca.

Funciona assim, uma empresa de limpeza pós obra, por exemplo, cria seus conteúdos baseados no que está em alta nas redes sociais, com isso as pessoas vão conhecer sua marca através dessas publicações, trazendo uma maior visibilidade para seus serviços.

Utilizar o marketing digital é uma maneira de mostrar o quanto a empresa está atenta às tendências e a mudança desse público, ficando a frente dos seus concorrentes que não aceitam essas transformações.

O público não tem mais paciência de passar um tempo lendo ou indo atrás de empresas, o novo perfil de consumidores é aquele que quer todas as informações de maneira rápida e simplificada.

Portanto o quanto antes as empresas entenderem isso e começarem a adaptar seus conteúdos, mais chances têm de crescer no mercado e acima de tudo construir um bom relacionamento com o seu público-alvo.

Afinal as redes sociais abriram esse portal, as pessoas conseguem tirar suas dúvidas de maneira mais rápida, tornando a jornada de compra mais simplificada e eficiente e revertendo o lead em cliente.

Como aplicar o marketing viral em seus negócios?

Bom, agora que você já entendeu o que é o marketing viral e como ele é importante para o seu negócio, vamos entender um pouco melhor como aplicá-lo em seu negócio.

É importante ressaltar que a estratégia funciona para todos os segmentos, sendo de manutenção hidráulica industrial, varejo, setor cultural, enfim, basta você adaptar para o seu público-alvo.

Para te ajudar melhor nessa tarefa, separamos algumas dicas para que você consiga utilizar o marketing viral nas suas redes sociais, é importante que toda a equipe de marketing esteja alinhada, só assim será possível conseguir bons resultados.

Conheça o seu público-alvo 

Para que qualquer estratégia de marketing funcione é importante que você conheça o seu público-alvo, só a partir disso é que você irá conseguir traçar as melhores práticas para atraí-los.

Dessa forma estude bem que são seus clientes, entenda sua persona e saiba exatamente como se comunicar com eles, é importante que isso seja definido, pois as práticas que funcionam para uma empresa não são as mesmas para todos.

Por exemplo, uma empresa de exportação temporária tem um público mais velho, sendo assim o tipo de conteúdo que será criado, não é o mesmo de uma loja de camisetas de série, por isso é importante que se conheça o consumidor.

Esteja por dentro das tendências 

Esse talvez seja um dos pontos mais importantes na estratégia do marketing viral, afinal são as tendências que ditam quais serão os conteúdos criados.

Por isso é importante que a equipe de marketing esteja atenta a todos os vídeos virais e consiga adaptar os conteúdos da sua marca nessas publicações, sendo assim é preciso que se fique atento às:

  • Pautas;
  • Áudios;
  • Músicas;
  • Formatos.

Com isso você irá conseguir aproveitar o que está bombando e usar isso na sua marca, entenda que por mais que o conteúdo pareça que não condiz com a sua empresa sempre existe uma forma de adaptar.

Cabe a equipe de marketing traçar estratégias para conseguir utilizar esses conteúdos virais da melhor forma.

Conte com uma boa equipe 

É fundamental que a sua empresa tenha uma boa equipe, com profissionais que possam pensar em estratégias eficientes para que seus conteúdos possam bombar nas redes sociais.

Se você possui uma empresa de projeto elétrico residencial completo, por exemplo, garanta que a equipe de marketing esteja alinhada com os outros setores, principalmente com o de vendas, afinal eles caminham juntos.

Analise as mídias sociais 

Existem inúmeras redes sociais e cada uma delas possui um certo tipo de público, existem aquelas redes que vídeos curtos onde concentra um público mais jovem, já aquela de textos curtos em público e mais velho, enfim sua empresa precisa conhecer todas.

Conhecê-las fará com que você entenda melhor quem está presente nessas redes e além disso, como criar os conteúdos certos para aquele público, pois não adianta nada criar uma boa publicação e ela não ser adequada para aquela plataforma.

Isso só fará com que você perca tempo e investimento em um conteúdo que irá “flopar” ou seja, que não será entregue para os usuários e não irá gerar nenhuma interação com o público.

Explore as emoções

Sabe quando você está assistindo um comercial e se pega prestando atenção porque ele mostrou algo emocionante, então a premissa dos conteúdos que usam o artifício da emoção é o mesmo.

Muitos conteúdos que viralizam nas redes sociais, são aqueles que usam a emoção como fonte principal de criação, isso desperta uma certa identificação e empatia do público, chamando a atenção desses usuários.

Isso também funciona com conteúdos divertidos, as pessoas adoram publicações leves, afinal as redes sociais são um entretenimento de quem quer passar algumas horas do dia se distraindo.

Seja simples e objetivo 

A dica de ouro para a criação de conteúdos na internet é, seja simples e objetivo, ninguém tem tempo para perder vendo conteúdos longos, ou tendo a sensação de que aquilo está tomando seu tempo.

Como já dito anteriormente, as pessoas que estão nas redes sociais, consomem conteúdos rápidos e para se distrair, sendo assim simplifique ao máximo suas publicações.

Analise os seus resultados 

Esse é um passo super importante, pois é através dele que você irá conseguir entender se todos os esforços e estratégias tiveram um bom resultado, isso te permite entender como o público recebeu os seus conteúdos e saber o que está ou não funcionando.

Por exemplo, uma empresa de iluminação para galpão industrial consegue saber se certo vídeo ou áudio conseguir atrair seu público, isso fará com que ela invista em mais conteúdos do tipo.

A vantagem das redes sociais é que os resultados são praticamente instantâneos, você consegue entender e mensurá-los em tempo real, o que faz com que os erros sejam corrigidos de maneira mais rápida, tornando tudo mais eficiente.

Sabendo utilizar o marketing viral a sua empresa irá conseguir se colocar no mercado digital e com isso atrair cada vez mais clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

Resolva o desafio *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x