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Entenda mais sobre Marketing de Indicação

  • por Aline Moura
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Esta postagem foi atualizada em 22 de maio de 2024

O marketing de indicação é uma estratégia de divulgação extremamente poderosa para a sua marca, uma vez que a prova social de um conhecido que já experimentou um produto ou serviço gera confiabilidade e credibilidade à empresa.

Através da divulgação do seu próprio consumidor para os seus conhecidos, é possível obter uma estratégia de marketing de baixo custo e ótimos resultados.

Entretanto, como é possível aplicar o marketing de indicação no seu negócio e incentivar o seu consumidor a indicar o seu produto ou serviço aos seus conhecidos, amigos e familiares?

O que é marketing de indicação?

O marketing de indicação nada mais é do que uma estratégia de divulgação em que o próprio cliente da sua empresa divulga os seus produtos e serviços. Dessa forma, os clientes satisfeitos com a sua marca se tornam a sua própria rede de divulgação.

Por exemplo, se você vai até uma loja para adquirir um air hockey e o atendente é muito prestativo, atencioso, eficiente e educado, você irá sentir vontade de voltar naquele estabelecimento para comprar novamente.

Nesse caso, o seu nível de satisfação com o desempenho do funcionário será tão elevado que você será compelido a avaliar o seu trabalho espontaneamente, elogiando o profissional e a empresa que você foi atendido.

Além disso, caso algum conhecido seu precise deste serviço, existe uma grande probabilidade que você o recomende a essa pessoa. Assim, você estará efetuando o marketing para a própria empresa que o atendeu sem nem ao menos perceber.

Por exemplo, ao indicar um filme que você gostou muito, mostrar o novo relógio de ponto biométrico que você adquiriu ou ao elogiar o serviço de alguém, você está realizando o marketing de indicação

Esse tipo de divulgação é um marketing boca a boca, onde uma pessoa indica para outra e vice-versa. Ela acontece de forma totalmente orgânica e espontânea, sendo muito eficaz.

Contudo, como é possível efetuar um marketing que não depende da empresa, mas sim, do cliente para a sua divulgação? E quais os motivos para aplicar essa estratégia em sua empresa?

As vantagens do marketing de indicação

O marketing de indicação possui muitos benefícios, mas, principalmente na atualidade, uma vez que a internet auxilia na divulgação em alta escala para os seus conhecidos. Através das redes sociais, o compartilhamento de informações se tornou muito mais rápido e fácil.

Por exemplo, uma empresa de energia solar pode receber ótimos feedbacks nas redes sociais, onde seus clientes podem postar stories, comentários, posts e compartilhar ações da empresa.

Ademais, os reviews realizados nas redes sociais são abertos ao público, podendo chamar a atenção de novos clientes. Existem ainda muitos outros benefícios que o marketing de indicação pode proporcionar à sua empresa, como:

  • Aumento no número de clientes;
  • Crescimento do número de vendas;
  • Redução no custo de aquisição de clientes;
  • Acréscimo da margem do negócio;
  • Fidelização dos clientes atuais e indicados.

Os clientes que recebem uma indicação ainda possuem um alto potencial de qualificação, já que um produto ou serviço só é indicado para alguém se o consumidor que realizou a indicação acredita que ele se encaixa no perfil do indicado.

Por fim, essa estratégia também tem um menor tempo de negociação com os potenciais clientes indicados, uma vez que a marca e o produto já foram apresentados a eles antes mesmo de entrarem na loja.

Por exemplo, se um negócio recebe uma indicação de um chiller, além de existirem maiores chances de ela fechar um aluguel de chiller com você, ela também já teve o contato com o produto e já foi introduzida à sua marca antes mesmo de chegar até a sua empresa.

Como realizar o marketing de indicação?

O marketing de indicação possui uma maior dependência pelo grau de satisfação do seu consumidor em relação ao seu produto, serviço, atendimento e capacidade de resolução de problemas.

Por isso, não existe uma forma direta para se investir nessa estratégia, já que ela depende da vontade do seu consumidor em realizar a indicação do seu produto. Todavia, é possível efetuar estratégias que o incentivem a indicar para outras pessoas.

Investir em questões como um treinamento qualificado para a sua equipe, a melhoria contínua do seu produto, efetuar campanhas de compartilhamento da sua marca e entre muitas outras ações podem ajudar.

Por exemplo, uma empresa de manutenção pode proporcionar um ótimo treinamento, instruindo o melhor modo de se manusear motores elétricos, por exemplo, obtendo melhores resultados.

Com isso, o seu negócio possui um diferencial no mercado e gera uma melhor experiência ao seu consumidor final. Todavia, existem ainda muitas outras formas de aplicar o marketing de indicação, onde dentre as principais formas, podemos citar:

  • Definir um objetivo;
  • Mapear seus promotores;
  • Montar a mecânica;
  • Recompensa;
  • Canais e momentos-chave.

Essas são algumas das etapas para a aplicação eficiente do marketing de indicação na sua empresa.

Defina um objetivo

Antes de construir uma estratégia de divulgação, é necessário identificar o objetivo central da sua campanha, como aspectos da sua empresa você deseja melhorar.

Por exemplo, se você possui uma loja de equipamentos de proteção, o seu objetivo com a estratégia pode ser o aumento nas vendas de um determinado produto da sua fábrica, como botinas de EPI, ou então adquirir um tipo específico de clientes, entre outros objetivos.

É muito importante identificar qual é a sua intenção para depois montar uma estratégia de marketing que seja eficiente e focada.

Mapear seus promotores

Existem muitos clientes diferentes em uma empresa e o nível de satisfação de cada um pode ser muito diferente, uma vez que uma pessoa não é igual a outra.

Os seus consumidores podem ter opiniões divergentes em relação a sua marca, onde é possível obter um sentimento de insatisfação, neutralidade e satisfação com a marca.

É muito importante identificar quais são os consumidores que tiveram uma reação de alta satisfação com a sua empresa para que se obtenha uma maior probabilidade de recomendação do seu negócio.

Você pode utilizar algumas ferramentas de análise, por exemplo, para identificar quais clientes tiveram um maior nível de satisfação ao utilizarem o seu trocador de calor, sendo esses os promotores da sua marca.

Para encontrar os clientes satisfeitos com a sua marca, você precisa combinar as informações no CRM com os dados obtidos em pesquisas de satisfação.

Montar a mecânica

Você precisa estruturar a sua campanha de divulgação por indicação, evitando problemas no processo, onde regras, datas e prêmios devem ser estabelecidos.

Além disso, você também deve definir as áreas internas da empresa que serão responsáveis pela realização desse planejamento.

Recompensa

As recompensas para aqueles que realizarem as indicações precisam ser objetos de desejo e não fugirem do interesse do público-alvo.

Essas questões são extremamente necessárias, uma vez que caso o seu negócio forneça uma recompensa que não seja muito atraente, os seus clientes não se sentirão motivados a indicar a sua marca.

Entretanto, o outro extremo também é prejudicial, pois caso a recompensa seja muito elevada, como um carro, notebook, celular, entre outros, as indicações podem ser realizadas para muitas pessoas que não possuem um interesse pela empresa, mas sim pelo prêmio.

Por esse motivo, a escolha da recompensa deve ficar dentro do escopo do seu público-alvo e ser desejável para eles.

Canais e momentos-chave

A indicação deve ser fácil e rápida, uma vez que a facilidade do processo pode motivar o cliente a realizar a indicação. Você deve identificar o canal de comunicação e o momento certo para efetuar a campanha de indicação, aumentando as suas chances de sucesso.

Há momentos em que um cliente está mais satisfeito com uma empresa e existem outros em que ele não está tão engajado nela. Você deve sempre aproveitar os momentos de satisfação do seu consumidor.

Você pode incentivar a indicação ao resolver algum problema para o consumidor, por exemplo, ou proporcionar algum resultado positivo, com isso, ele se sentirá mais motivado em efetuar a indicação da sua marca.

Métricas

Com o intuito de otimizar a estratégia de indicação, é importante acompanhar as suas métricas constantemente, garantindo a sua eficácia.

Algumas métricas como a taxa de penetração, onde se identifica quantas pessoas realizaram a indicação da sua marca, indicações per capita, calculando o número de indicações realizadas em um determinado período e a quantidade de potenciais clientes adquiridos podem ajudar.

Com isso, você pode obter uma maior noção do nível de sucesso da sua campanha e identificar em quais pontos ela pode ser melhorada.

Por exemplo, em uma campanha para aumentar o número de vendas de uma chapa expandida, você pode utilizar essas métricas para se orientar.

Além disso, a taxa de conversão, onde se calcula quantas vendas foram realmente finalizadas em comparação com a quantidade de indicações recebidas, também possui um papel fundamental, uma vez que esse é o objetivo de toda a campanha.

As pessoas estão constantemente buscando por indicações, a fim de realizarem compras mais eficazes para elas. Por esse motivo, é muito importante investir em estratégias de indicação, com o intuito de aumentar as vendas do seu negócio e fidelizar um maior número de clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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