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Inbound ou Outbound: veja qual a melhor estratégia de marketing

  • por Aline Moura
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Esta postagem foi atualizada em 26 de abril de 2023

Toda estratégia de marketing é fundamental para qualquer empresa, então hoje você vai conhecer o inbound e outbound, saber as suas diferenças, além do seu significado e o objetivo que cada um possui.

Saiba que o inbound e outbound são maneiras distintas de trabalhar sua estratégia de marketing para conseguir alcançar clientes em qualquer segmento, desde uma empresa de corte a laser até uma loja de roupas.

Sendo assim, ambas têm o principal objetivo de fazer com que a equipe comercial venda cada vez mais.

Enquanto uma visa que o cliente seja impactado com conteúdo de relevância, a outra é mais tradicional e trabalha com prospecção ativa.

Para entender um pouco melhor o que essas estratégias podem oferecer para o seu negócio, continue lendo esse artigo e saiba que não existe uma melhor que outra, o segredo é entender seu negócio e saber a que melhor se adequa a ele.

O que é Inbound Marketing?

Essa é uma metodologia que tem o objetivo de conquistar e fidelizar seus clientes, sendo assim ele visa chamar a atenção do potencial consumidor, então ele chega até você e seu produto e não é preciso que você fique atrás dele.

Por exemplo, se você tiver uma empresa de acessórios para sub bastidores e quiser atrair clientes para que conheçam sua marca, você pode produzir conteúdos de alta relevância para o seu público.

Sendo assim, o conteúdo é o combustível para que o inbound consiga funcionar. É importante frisar que é essencial que ele seja de qualidade e direcionado para o público certo, afinal você precisa conhecer situações que o seu público-alvo enfrenta, como:

  • Necessidades;
  • Dúvidas;
  • Interesses;
  • Maiores desafios.

Por isso estude a fundo seus clientes e conheça a persona do seu negócio, só assim essa estratégia vai ter sucesso e te trazer os resultados esperados, dessa forma você vai conseguir traçar por quais canais irá se comunicar com seus clientes.

Por exemplo, uma empresa de manutenção e recarga de extintores que tem clientes mais sérios e segmentados pode optar pelo e-mail, já uma loja de roupas para jovens pode investir nas redes sociais. Conhecendo a fundo sua persona é que você traça os objetivos.

Para colocar tudo isso em prática existem 4 conceitos de Inbound para te ajudar nesse processo, ao utilizar esses conceitos ficará muito mais fácil compreender e acima de tudo aplicar essa estratégia em seu negócio.

Funil de vendas

Essa é uma estratégia dividida em estágio que compõem toda a jornada de compra do cliente, seu objetivo principal é conduzir o público para o seu site ou redes sociais, levando ele até o fundo do funil, para te fato efetivar a compra.

Se você criar conteúdos relevantes, sua marca vai ficar em evidência, sendo assim quando uma pessoa estiver procurando por sacolas de ráfia personalizadas preço, por exemplo, irá encontrar sua empresa.

Landing page

Para que você consiga entrar em contato com os visitantes do site da sua empresa, as landing pages são essenciais para esse processo, pois elas são páginas de formulários que o cliente preenche e fornece dado para participar de algo ou solicitar algum serviço.

Seja para ganhar um conteúdo gratuito sobre como usar bobina de etiqueta para impressora térmica ou para solicitar o orçamento de móveis planejados, assim essas pessoas passam de visitantes para oportunidades de vendas.

E-mail marketing

Depois que você consegue transformar seu potencial cliente em uma oportunidade de negócio, é necessário que se crie um canal de relacionamento com ele, assim o uso do e-mail marketing é essencial.

Assim você nutre esse lead através do envio de conteúdos que agregam às necessidades deles, aumentando as chances de fechar negócio com a sua empresa.

SEO

Esse conceito é bem importante e muito utilizado no inbound, já que os benefícios de um conteúdo otimizado para SEO são inúmeros, e o mais importante com toda certeza é o ranqueamento das suas publicações.

Ou seja, isso irá fazer seus conteúdos serem os primeiros nos sites de buscas, o que traz maior visibilidade para a sua empresa e a transforma em uma referência para o mercado.

Com a estratégia de SEO, usando as palavras certas quando alguém pesquisar no buscador, por exemplo, “manutenção de câmeras de segurança SP”, sua empresa tem mais chances de aparecer no topo das pesquisas.

O que é Outbound Marketing?

Essa é uma estratégia de marketing mais tradicional que tem o objetivo de trazer clientes através de oferta de produtos ou serviços.

Diferente do inbound, onde o cliente vai até a empresa, o outbound vai atrás desse cliente de forma ativa e não apenas para despertar o interesse do cliente pela sua empresa.

Essa estratégia é mais velha e a conhecemos pelas propagandas em outros meios de comunicação, como os outdoors e panfletos. Apesar de ser mais tradicional, essa prática está presente nos meios digitais.

Sabe quando você está assistindo um vídeo e do nada aparece uma propaganda sobre criação de sites para empresas? Ou quando está mexendo nas redes sociais e aparece alguma foto com uma promoção de uma loja? Esse é o outbound.

Além disso, também usar o e-mail marketing personalizado e os pop-up pagos também são uma estratégia de outbound.

Além disso, a grande diferença dessas duas estratégias é sem dúvida o investimento feito nelas, afinal o valor gasto para fazer uma propaganda convencional é bem mais alto, sem contar que algumas vezes o seu conteúdo pode nem aparecer para os clientes.

No inbound esse risco já não existe, pois todos os seus conteúdos já vão estar publicados na internet e pode ser encontrado a todo momento seja você uma multinacional ou uma empresa de treinamento de segurança do trabalho NR12.

Isso não quer dizer que o inbound é melhor que o outbound. Pense que, se forem trabalhadas em conjunto, é possível que se tenha o melhor resultado.

Inbound ou Outbound: qual estratégia escolher?

Bom, agora que você já conhece as duas estratégias, deve estar pensando em qual escolher para a sua empresa.

É importante saber que uma não anula a outra, você inclusive pode usar as duas estratégias juntas, afinal é possível mesclar o uso das duas na sua estratégia de marketing, mas para que isso aconteça é importante que se considere alguns pontos importantes.

Por isso, saiba quais são os verdadeiros objetivos do seu negócio e o que você pretende para o futuro da sua empresa ao utilizar essa estratégia, com isso você consegue traçar tudo que precisa para alcançar o que planejou.

O que nos leva para o segundo ponto: crie metas para que você consiga de fato alcançar todos os objetivos, pois essas metas vão te ajudar a conseguir otimizar os processos e entender se tudo está caminhando em harmonia.

Na hora de definir suas estratégias, portanto, tenha em mente quais decisões precisam ser tomadas através dos dados que foram obtidos nas demais ações ou até nos testes que realizou.

Outro ponto a se considerar é que o investimento no marketing digital costuma ser mais fácil de ser analisado, enquanto o retorno das mídias offlines, como os panfletos, é difícil de ser mensurado.

Pois o marketing digital cria dados em tudo que você faz e te manda detalhadamente todas as informações, como cliques, comentários, interações e tudo mais.

Entretanto, isso não quer dizer que alguns canais funcionam de uma melhor forma que a outra, ou que não tragam bons resultados.

Depois que toda estratégia esteja definida, pensando em qual melhor se encaixa no seu modelo de negócio e quais objetivos pretende alcançar, mensure como está o seu ROI (Retorno Sobre o Investimento).

Assim você determina em quais canais precisa investir, se vão fazer campanhas pagas, investir nas redes sociais em panfletagem, entre outras táticas.

Como já dito, você pode mesclar o onbound com o outbound, mas analisar todos os resultados e ver que vai ter que escolher uma ou a outra.

Analise sua persona e qual canal de comunicação é mais eficaz para ela, assim você pode investir seus recursos em uma estratégia que seja eficaz para o seu público.

Por isso, depois de analisar todas as informações contidas nesse artigo e ter surgido a dúvida de qual estratégia utilizar, a resposta com certeza depende.

Pois varia muito do seu negócio, recursos, objetivos e principalmente clientes, por isso estude a fundo todos esses aspectos para escolher a que melhor se adequa à sua empresa.

É importante ter em mente que escolhendo o inbound, outbound ou até as suas estratégias você vai conseguir alavancar o seu negócio, conseguindo trazer muitos clientes e com isso aumentar seu número de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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