Pular para o conteúdo

O que é Marketing por Geolocalização? Como utilizar em minha estratégia?

▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

O marketing de geolocalização é mais comum do que possamos imaginar, pois a sua aplicação gira em torno de entender e buscar saber onde os potenciais clientes de uma marca estão e levá-los ao seu ponto físico de vendas.

Sabemos bem que os avanços da tecnologia começaram a surgir em uma velocidade surpreendente, por isso muitas facilidades também passaram a ser presentes no universo corporativo para ajudar os empreendedores.

Quando falamos de localização, nos referimos a algo que se tornou fácil de saber, pois grande parte dos aparelhos digitais de hoje em dia permitem a ativação da localização atual, que permite saber onde a pessoa está naquele momento.

Existem aqueles que não acessam tal opção por questão de segurança, mas a maioria dos usuários acaba ativando-a quando precisam colocar o endereço de onde estão durante a compra de algo pela internet e, após isso, raramente se lembram de desligar a opção.

Sendo assim, isso acaba auxiliando muitas marcas, pois além de uma empresa de galvanização saber onde você está para prestar o serviço que solicitou, outros negócios que podem ser do seu interesse também podem saber por onde anda.

Entretanto, fazer isso não é tão simples quanto parece, existe todo um processo por trás da ação de descobrir onde um potencial cliente está e muitas empresas estão se empenhando para fazer isso da maneira mais correta e confortável possível.

Tendo isso em vista, o marketing por geolocalização acabou tomando um espaço notório dentro do mercado e sendo usado por diversos negócios com o fim de potencializar suas estratégias de divulgação e hoje iremos conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Entenda o que é esse tipo de marketing

O marketing por geolocalização nada mais é do que a aplicação de estratégias de vendas que levam em consideração a localização do seu potencial cliente, seja onde ele estiver e independentemente do que estiver fazendo.

A ação de segmentar clientes por localização não é algo novo no mercado, trata-se de uma estratégia já usada por empresas que prestam consultoria de segurança e outros serviços, que estudam onde os seus potenciais clientes estão, desde:

  • País;
  • Estado;
  • Cidade;
  • Região;
  • Bairro; 
  • Rua ou avenida.

Com isso, a empresa consegue entender mais sobre a realidade desse potencial cliente e apostar em estratégias que possam alcançá-lo onde estiver para que as chances de consumir o seu produto ou serviço sejam ainda maiores.

Entretanto, o marketing por geolocalização não trabalha apenas com o estudo de onde os seus potenciais clientes vivem, a ideia desta estratégia é acompanhar por onde o seu potencial cliente anda e em quais pontos ele se localiza durante o dia.

Como mencionamos anteriormente, tendo em vista que muitas pessoas deixam a localização de seus aparelhos ligada e anda sempre com ele, fica fácil para as empresas saberem onde seus potenciais clientes estão.

Através de sistemas focados nesse processo, é possível acompanhar o trajeto de seu cliente, assim como uma empresa de sensoriamento remoto acompanha tudo o que precisa através de seus postos de atendimento.

Sendo assim, o marketing por geolocalização nada mais é do que uma forma de ajudar as empresas a conhecerem mais sobre os perfis de seus clientes e incentivarem eles a consumirem o seu produto ou serviço.

Saiba como funciona o marketing por geolocalização

Tendo entendido o que é o marketing por geolocalização, chegou o momento de entender como ele funciona, e para isso selecionamos duas formas mais usadas dentro desse universo para que as empresas consigam acompanhar seus leads. São elas:

Geotargeting

O geotargeting é a forma de localizar os seus potenciais clientes através da segmentação de onde eles mais gastam tempo, seja em casa, no trabalho, na faculdade ou em qualquer outro lugar que eles costumam passar grande parte do dia.

Para isso, alinham-se informações como o país, o estado, a cidade e bairro em que esse potencial cliente se encontra, o que é algo já feito com frequência por uma empresa de transporte e movimentação de cargas e que também pode ser feito pela sua marca.

Geofencing

Já o geofencing é feito a partir do acompanhamento da localização em tempo real do seu potencial cliente, ou seja, você não foca apenas onde ele gasta mais tempo, mas em todos os lugares por onde ele passeia durante o dia.

Se ele sair de casa para um shopping, há como você saber e é em meio a uma dessas locomoções que ele pode se aproximar de um ponto de venda físico da sua loja e se lembrar de visitá-la para ver o que há de novo.

Essas são as maneiras mais usadas de funcionamento dentro do marketing por geolocalização. Existem outras que você pode pesquisar para entender sobre, mas as duas citadas acima costumam ser as mais acessíveis e versáteis desse universo.

Pontos positivos em utilizar essa estratégia

Conhecer os pontos positivos de utilizar essa estratégia é tão importante quanto conhecer as vantagens de um curso nr10 antes de começá-lo. Sendo assim, selecionamos alguns deles para que você veja como ela pode ser eficiente para o seu negócio, confira:

Público bem segmentado

O primeiro é justamente a atração de um público muito bem segmentado, ou seja, um público que possui grandes chances de consumir de você, pois estará por dentro de algum ponto de venda físico e as chances de entrar lá serão ainda maiores.

Quem empreende sabe os desafios que existem quando o assunto é segmentar um público, por isso, quando se conta com estratégias como a de marketing por geolocalização, que facilita esse processo, é algo que vale a pena a aposta.

Redução de custos

Além disso, a estratégia também auxilia na redução de custos, afinal de contas, cada real que consegue ser economizado dentro de uma empresa pode fazer toda a diferença no caixa final do negócio.

Sabemos bem que muitos negócios gastam bastante dinheiro com anúncios de marketing e realizam um empréstimo para empresa para isso, o que não é algo ruim, mas apostar no marketing por geolocalização pode te ajudar a poupar ainda mais desse valor.

Melhor conhecimento dos clientes

E é claro que no meio de tudo isso a empresa também consegue conhecer ainda mais o perfil de seus clientes, entendendo por onde eles andam, o que fazem no dia a dia, os lugares que mais gostam de frequentar e muitas outras informações.

Sabemos bem que quanto mais uma empresa conhece seus clientes, mais ela se sente pronta para investir em coisas diferentes e que pode ser bom para o público, pois a marca conhecerá bem os gostos dele.

Esses são apenas alguns dos diversos pontos positivos que existem quando se decide apostar no marketing por geolocalização e que servem para entendermos um pouco mais sobre a importância de sua aplicação nos dias atuais.

Dicas de como utilizar o Marketing de Geolocalização

Para finalizar o conteúdo, nada melhor do que partirmos para a prática e entendermos como usar tal estratégia dentro de uma empresa de limpeza terceirizada ou até mesmo em uma lanchonete. Sendo assim, confira abaixo como fazer isso:

Ofereça cupons de desconto

A primeira coisa que pode ser feita através do marketing por geolocalização é a criação de cupons de descontos para clientes que estejam próximos ao seu ponto de venda físico, pois isso irá gerar ainda mais desejo para ele ir lá e consumir de você.

Por exemplo, se você possui uma cafeteria, pode criar um cupom de 30% de desconto no pedido para um cliente que esteja passando ali por perto, as chances dele ir até lá aproveitar a oferta serão ainda maiores.

Crie anúncios tentadores

Além disso, você também pode criar anúncios tentadores através das redes sociais e outras plataformas que mostrem ao cliente o que a sua empresa tem de novo e o que ele pode aproveitar ao visitá-la.

Por exemplo, um despachante aduaneiro que cria um anúncio com uma oferta tentadora e divulga nas redes sociais no momento em que o potencial cliente está passando por perto do posto de atendimento gera ainda mais chances de compra.

Aposte na tecnologia

Por fim, mas longe de ser menos importante, use a tecnologia a seu favor e aposte em sistemas, aplicativos e ferramentas que além de te ajudarem a ver por onde o seu cliente passa, também te ajuda na construção de experiências únicas para ele.

Hoje, temos o privilégio de viver em uma geração onde a tecnologia avança a passos largos e é acessível, por isso, nada melhor do que usar tais avanços para te ajudar a chegar onde deseja.

Com isso, você conseguirá usar o marketing por geolocalização como um grande aliado na hora de conhecer mais sobre os seus clientes e procurar por maneiras inovadoras de fazer com que eles se interessem ainda mais pelo que você oferece.

Considerações finais

Dessa maneira, verá como estratégias e conceitos inovadores podem fazer toda a diferença em seu negócio e te ajudar a obter os resultados que sempre desejou de maneira simples e acessível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

Resolva o desafio *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x